O que fazer em tânger: Itinerário de 2 dias
Com a sua medina colorida, praças à sombra de palmeiras, palácios luxuosos e cafés históricos que servem chá de menta marroquino fresco, Tânger é um deleite para os olhos. É uma das cidades mais antigas de Marrocos e tem um património multicultural.
Tânger é também um refúgio para artistas, poetas e músicos, tendo inspirado alguns dos melhores de todos os tempos, como Paul Bowles, Henri Matisse, William Burroughs e até os Rolling Stones. O nosso itinerário de dois dias irá ajudá-lo a planear uma viagem a Tânger. Inclui todos os principais pontos turísticos, ideias de passeios, assim como dicas sobre onde ficar e comer.
Dia 1
Manhã: Igreja de Santo André
A nossa primeira paragem em Tânger é a Igreja de Santo André. Esta Igreja Anglicana foi consagrada em 1905 e é conhecida pelos seus belos interiores decorados seguindo um estilo Fassi elevado. Dê um passeio pelos seus jardins em flor e visite o cemitério, onde muitas figuras históricas foram enterradas. O explorador marroquino Walter Harris está enterrado aqui, assim como Hooker A. Doolittle, um diplomata americano. Um facto interessante é que Henri Matisse pintou a Igreja de Santo André na sua famosa obra "Paisagem vista de uma janela" durante a sua visita a Tânger, em 1912. A entrada para o jardim e para o cemitério é gratuita e os visitantes são bem-vindos a fazer uma doação ao entrar na igreja.
Cinema Rif
O Cinema Rif é um cinema antigo com um ar retro, situado a 2 minutos a pé da Igreja de Santo André, nos arredores do Grand Socco. Trata-se de uma estrutura em Art Deco maravilhosamente restaurada com dois cinemas, uma videoteca e um café simpático, decorado com móveis vintage e pósteres de filmes antigos. Esta instituição cultural foi inaugurada originalmente em 1938 e redesenhada mais tarde pelo arquiteto francês Jean-Marc Lalo, em 2005. Atualmente, o Cinema Rif exibe tanto filmes alternativos como convencionais.
Grand Socco
Do lado oposto da rua do Cinema Rif, encontrará o Grand Socco -esta praça circular com uma grande fonte de mármore no meio é a praça principal de Tânger e o melhor ponto de partida para explorar a medina e os souks da cidade. Este centro rodoviário vibrante conecta a parte antiga da cidade à Ville Nouvelle e reflete o espírito de Tânger e do seu povo. Bancos de jardim e relvados à sombra de palmeiras gigantes fazem do Grand Socco um ponto de encontro popular entre moradores e turistas. Também vale a pena mencionar que este foi o local onde o sultão Mohammed V fez um discurso histórico em 1947, em que reivindicou a independência de Marrocos.
Musée Dar Niaba
A Medina de Tânger é um pequeno mundo mítico com vida própria, composto por um labirinto de ruelas estreitas preenchidas por casas caiadas de branco e mercados com barracas onde se podem comprar especiarias, comida deliciosa e couro curtido. Aqui, irá encontrar o Musée Dar Niaba, uma jóia arquitetónica que oferece uma viagem memorável pela história diplomática de Tânger através da sua coleção impressionante de artefactos e arte. Inaugurado em 2022, o Dar Niaba é uma das mais recentes adições à cena cultural da cidade. Além de exposições focadas nas relações diplomáticas entre Tânger e potências estrangeiras, o museu também tem uma pequena coleção de arte que vale a pena conhecer.
Petit Socco
A nossa próxima paragem é no pitoresco Petit Socco (Little Souk). Esta pequena praça é uma das zonas mais famosas da Medina e um daqueles lugares importantes que mostram a essência de Tânger e do seu povo. Observe os locais a jogar gamão e relaxe com uma bebida refrescante no Tingis, onde escritores e artistas como William S. Burroughs e Camille Saint-Saëns passaram os seus dias na década de 1950.
Dia 1 - Mapa do passeio matinal em Tânger
Tarde: Museu Kasbah
Comece o passeio da tarde com uma visita à bela Kasbah de Tânger. A Kasbah é uma parte encantadora da Medina, que em Tânger se situa numa secção elevada no extremo norte da cidade velha muralhada e é conhecida pelos seus museus de classe mundial.
O Museu Kasbah fica no interior do antigo palácio do sultão de Dar El Makhzen, e é onde quererá ir primeiro. Trata-se de um edifício espetacular feito de mármore e granito que alberga uma extensa coleção de artefatos, estátuas, antiguidades e outras obras de arte - há uma bela coleção de mosaicos, peças de cerâmica, réplicas gigantes de mapas, texturas de madeira e jóias, provenientes de todo o Mediterrâneo. Em suma, o Museu Kasbah é o melhor lugar da cidade para aprender sobre a história, arte e arquitetura marroquinas.
Museu de Arte Contemporânea
A próxima paragem no nosso itinerário em Tânger é o Museu de Arte Contemporânea, situado a poucos passos do Museu Kasbah. Está alojado na antiga prisão de Kasbah, que foi restaurada, oferecendo agora exposições permanentes e temporárias de arte contemporânea. O Museu de Arte Contemporânea está espalhado por vários andares e contém obras de arte de artistas modernos da região norte de Marrocos, como Fatiima Hassan e Chaibia Talal.
Bab Al Bahr
Irá encontrar o magnífico portão Bab Al Bahr, do século XV, ao lado do Museu Kasbah. Esta é, sem dúvida, a entrada mais impressionante para a Medina de Tânger. A partir deste ponto de fuga, os soldados que defendiam a cidade observavam o horizonte no caso de aparecerem frotas invasoras. Hoje, as pessoas visitam o Bab Al Bahr para desfrutar de vistas espetaculares para o Estreito de Gibraltar, especialmente durante o pôr do sol.
Museu Ibn Battouta
Terminamos o nosso passeio da tarde no Museu Ibn Battuta, que se dedica a contar a vida do maior viajante do século XIV, Abu Abdullah Muhammad ibn Battutah. Este explorador marroquino mundialmente famoso nascido em Tânger, viajou pela África, Europa, Oriente Médio e Ásia e estima-se que tenha percorrido mais de 120.000 quilômetros por todo o mundo islâmico. Este museu moderno interativo incrível conta com uma coleção valiosa de artefatos, manuscritos e exposições interativas. Aqui poderá aprender sobre a vida de Ibn Battouta e sobre as suas descobertas geográficas, através das exposições imersivas e narrativas envolventes do museu.
Dia 1 - Mapa do passeio da tarde em Tânger
Dia 2
Manhã: Café Hafa
Comece a manhã no Café Hafa, um estabelecimento centenário que era frequentado por poetas e artistas como Paul Bowles e William Burroughs. Jimi Hendrix também esteve aqui e até mesmo os lendários Beatles passaram por cá. O Café Hafa fica na lateral de um penhasco e está decorado de forma simples, com mesas de plástico espalhadas pelos terraços. A razão principal pela qual as pessoas visitam o café são as vistas hipnotizantes para o Mar Mediterrâneo que se podem ter daqui. Recomendamos chegar de manhã cedo, uma vez que a esplanada fica lotada com turistas e moradores com o passar do dia. Relaxe com um doce chá de menta marroquino por 12 dirhams ou com uma chávena de café por 15 dirhams e aprecie as vistas para o Estreito de Gibraltar.
Tombeaux Phéniciens (Túmulos Fenícios)
A uma curta distância a pé do café lendário, tem os Tombeaux Phéniciens, um cemitério com 98 túmulos, dos quais quase 60 estão esculpidos nas rochas. Esta necrópole romana, conhecida como os Túmulos Fenícios, em português, tem um enorme significado histórico - para quem não saiba, a cidade de Tânger foi fundada pelos fenícios. No entanto, a principal razão pela qual os turistas visitam os Tombeaux Phéniciens são as vistas espetaculares para o pôr do sol que se podem ter daqui.
Parque Marchan
Enquanto estiver pelo bairro, faça uma visita ao Parque Marchan. O Parque Marchan é uma bela zona verde situada a uma curta distância a pé dos túmulos, onde os moradores locais vêm para relaxar e desfrutar da natureza. É um ótimo lugar para trazer os seus filhos, uma vez que há um parque infantil ótimo para os mais novos. Há também um passeio pedonal simpático para os visitantes que desejem correr pela manhã.
Dia 2 - Mapa do passeio matinal em Tânger
Tarde: Boutique Majid
À tarde, regressamos à Medina para visitar as atrações turísticas restantes. A primeira da lista é a Boutique Majid, a loja de antiguidades mais bem abastecida de toda a cidade de Tânger. Este negócio familiar foi inaugurado em 1970 por Abdelmajid Rais El Fenni e Mie Nielsen, e oferece uma impressionante coleção de antiguidades marroquinas raríssimas. Há muito por onde escolher, quer procure comprar têxteis marroquinos antigos da melhor qualidade, obras de arte locais ou ir às traseiras da loja para ver a coleção espetacular de tapetes e cerâmicas.
Grande Mesquita de Tânger
Certamente não terá problemas em encontrar a Grande Mesquita de Tânger, já que o seu enorme minarete é visível de praticamente qualquer ponto da cidade. A Grande Mesquita é um deleite para os olhos, com uma cúpula em forma de pirâmide com acabamentos metálicos, paredes brancas em estuque e azulejos coloridos verde e laranja. O interior, composto por uma sala de oração bem decorada e um pátio pitoresco com uma fonte, é igualmente bonito. A única desvantagem é que não pode visitar o interior da Grande Mesquita, a menos que seja muçulmano. No entanto, ainda vale a pena vir até aqui para admirar a beleza e os detalhes do exterior.
Museu da Legação Americana
Por fim, faça um passeio pela Medina em direção ao Museu da Legação Americana. Este centro cultural, biblioteca e museu é, na verdade, a primeira propriedade pública americana fora dos Estados Unidos. O museu situa-se no canto sudoeste da Medina. Tem um ar colonial e contém de tudo, desde uma bandeira americana antiga a uma sala inteira dedicada a Paul Bowles. Também terá a oportunidade de ver uma exposição de pinturas impressionante, que inclui as obras de James McBey e Eugene Delacroix.
Dia 2 - Mapa do passeio da tarde em Tânger
Outras coisas para fazer em Tânger
- Ville Nouvelle: A Ville Nouvelle (Cidade Nova) de Tânger estende-se para sul e oeste da Medina. Se é um fã da arquitetura do início do século 20, ficará encantado ao saber que esta área urbana construída ao estilo europeu tem muitos edifícios bonitos da época. Para vistas incríveis para o oceano, não perca o Terrasse des Paresseux.
- Mercado do Grand Socco: Os amantes de boa comida que visitarem Tânger vão querer parar no mercado de rua que se encontra ao lado do Grand Socco. Este mercado tem de tudo, desde barracas de especiarias e floristas, a comerciantes que vendem uma grande variedade de vegetais, frutas e doces. Há ainda uma zona inteira reservada apenas ao peixe e marisco frescos.
- Grand Café de Paris: O Grand Café de Paris, inaugurado em 1927, é um dos cafés mais antigos da cidade. Foi um lugar de inspiração para artistas e escritores como Tennessee Williams e Jack Kerouac. O interior tem um ambiente boémio, com paredes com painéis escuros e cadeiras de couro antigas.
- Librairie des Colonnes: A Librairie des Colonnes desempenha um papel importante na história literária e cultural de Tânger - é muito mais do que uma livraria típica, é um centro para intelectuais e escritores. A Librairie des Colonnes serviu como um ponto de encontro para escritores mundialmente famosos e sediou sessões de autógrafos, eventos literários e lançamentos de romances. Entre nesta instituição literária para encontrar prateleiras repletas de coleções de poesia, romances contemporâneos e outros tesouros literários.
- Café Baba: O Café Baba é um café lendário conhecido pela sua atmosfera boémia autêntica. Foi um ponto de encontro popular entre escritores, artistas e músicos que passaram pela cidade nos anos 50 e 60. Os nomes mais conhecidos incluem Paul Bowles, William Burroughs e Jack Kerouac. O diretor de cinema Jim Jarmusch também esteve aqui, assim como os Rolling Stones.
Passeios a partir de Tânger
- Cabo Spartel: O Cabo Spartel fica a apenas 25 minutos de carro da Medina de Tânger, o que faz dele um destino popular para uma escapadela durante o fim de semana. Este é um dos locais onde se pode ver o encontro do Mar Mediterrâneo com o Oceano Atlântico, no estreito de Gibraltar – vistas que são simplesmente de cortar a respiração. Há também um farol mouro do século XIX em tons de areia que vale a pena conhecer.
- Grutas de Hércules: Mais a sul no Cabo Spartel, encontrará as poderosas Grutas de Hércules. Esta caverna simultaneamente artificial e natural é conhecida pelas suas estalactites e estalagmites encantadoras. É também um destino turístico popular e tem aparecido em muitos êxitos de Hollywood, como os "Piratas das Caraíbas" e "Indiana Jones e a Última Cruzada". Se visitar Tânger durante a época alta, chegue às cavernas ao início do dia, para evitar as grandes multidões de turistas.
- Chefchaouen: A vila de Chefchaouen, com as suas ruelas estreitas encantadoras preenchidas por edifícios pintados de azul, é um ótimo destino para passar o dia, levando pouco menos de 2 horas para aqui chegar vindo de Tânger. Esta cidade pitoresca situada nas montanhas do Rife, também conhecida como a Pérola Azul de Marrocos, é um verdadeiro destino para os românticos – um lugar onde se pode perder num labirinto de ruas apertadas e admirar a beleza da medina, pintada em tons de azul. Não pode perder o souk de Chefchaouen, um mercado colorido onde os comerciantes locais vendem têxteis, especiarias e artesanato marroquino. Para o almoço, arranje uma mesa no Restaurant Morisco e peça a tagine de cabra ou tenha uma experiência gastronómica memorável no prestigiado Café Relógio, conhecido pela sua decoração artística e comida deliciosa.
- Asilah: Asilah é uma cidade encantadora no litoral, a cerca de 40 quilómetros de Tânger, cuja história remonta à época romana. A medina de Asilah é um local espetacular, composto por murais fabulosos e casas caiadas de branco e azul. Para interagir com os locais, visite o mercado de pequenos agricultores locais situado logo à saída da medina de Bab El-Homar. Asilah também é um ótimo lugar para ver as ondas a rebentar nas muralhas de pedra portuguesas que delimitam a cidade.
- Tetouan: Tetouan fica a pouco mais de uma hora de carro de Tânger e é a casa de uma das mais belas Medinas de Marrocos. Explore esta medina, classificada como património mundial da UNESCO, e admire a beleza das suas ruelas estreitas e edifícios coloridos, de forte influência espanhola. Esta bonita cidade situada no vale de Martil é apelidada de "Pomba Branca" graças aos seus edifícios pitorescos caiados de branco, que emanam charme em cada esquina que passa. Na parte mais elevada da cidade encontra-se a Kasbah, onde se pode ver os artesãos a trabalhar. Para saber mais sobre a história de Tetouan, pare pelo Museu Arqueológico do Tetuão para ver artefactos das eras islâmica e romana.
- Cabo Malabata: Faça uma viagem até ao Cabo Malabata, um farol histórico único com pedras brancas enormes e janelas espaçosas. Fica a 9 km do centro de Tânger e, para além do farol, também tem as ruínas de um castelo medieval. A maioria das pessoas visita o Cabo Malabata por causa das vistas magníficas para a cidade e para o Estreito de Gibraltar. Depois de visitar o farol sugerimos parar para uma bebida refrescante no Café Cap Malabata, ali perto.
- Jebel Musa: Jebel Musa significa "a montanha de Moisés" em árabe. Embora não haja uma explicação científica, acredita-se que o cume da Jebel Musa foi o local onde Moisés recebeu os dez Mandamentos. Deseja subir até lá acima? O trilho começa na aldeia de Belyounech e leva cerca de 2 horas para chegar ao cume. Ao longo do caminho, os viajantes são recompensados com vistas fabulosas para o campo, para o Mar Mediterrâneo e para as Montanhas do Rife.
- O Parque Perdicaris (floresta Rmilate): O Parque Perdicaris (floresta Remillate), situado nos arredores do Cabo Spartel, é um dos locais naturais mais belos da região. Esta floresta costeira é o lugar ideal para recarregar baterias e desfrutar da natureza, com trilhos pitorescos, um parque botânico encantador e um castelo do século XIX. Não pode perder as vistas para o Mar Mediterrâneo a partir do miradouro rochoso perto do castelo, que são simplesmente de cortar a respiração.
Campos de golfe de Tânger
- Tânger Royal Golf Club: Os golfistas que estão alojados em Tânger podem visitar o Clube Real de Golfe de Tânger, um campo de golfe de 18 buracos fundado em 1914, que é na verdade, um dos campos de golfe mais antigos de África. Está situado a apenas 3 km do centro da cidade de Tânger, num lugar natural composto por eucaliptos, abetos e pinheiros.
- Al Houara Golf Club: Como parte do Hilton Tangier Al Houara Resort & Spa, o Al Houara Golf Club tem tudo o que é necessário para uma aventura de golfe inesquecível em Tânger. Este clube de golfe espetacular está aberto todos os dias, durante todo o ano, e é composto por um campo de 18 buracos, um simulador de golfe coberto e um restaurante e bar, onde pode desfrutar de bebidas e comida após uma partida de golfe. O hotel providencia um serviço de transporte entre este e o campo. Partindo da Medina de Tânger, demorará cerca de 45 minutos de carro para chegar ao Al Houara Golf Club.
Hipódromos de Tânger
- Hipódromo Casa-Anfa: Faça uma viagem até ao hipódromo mais antigo de Marrocos, o lendário Hipódromo Casa-Anfa. Este fica em Casablanca, demorando cerca de 4 horas de carro para lá chegar de Tânger. Com uma pista de areia de 1.700 metros e lugares cobertos para 700 pessoas, o Hipódromo Casa-Anfa é o lugar perfeito para assistir às corridas de cavalos. Outras comodidades incluem um cinema ao ar livre, um clube com um restaurante e um campo de golfe com caddies e carrinhos. O hipódromo acolhe o Dia Internacional da Corrida Árabe, que é um dos eventos de corridas de cavalos mais antecipados em Marrocos.
Coisas para fazer com crianças em Tânger
- Tanger City Center Mall: Uma visita ao Tanger City Center Mall é uma boa experiência de entretenimento para famílias com crianças. Tem uma localização central, perto da estação de comboios, e conta com uma ampla seleção de marcas locais e internacionais como a Miniso, a The Body Shop, a LC Waikiki e a Adidas. O shopping tem ainda um cinema agradável, lojas de produtos de beleza e um supermercado. As crianças adoram o último andar, pois é onde se encontra um centro infantil com uma parede de escalada, carrinhos de choque e uma zona de recreio acolchoada. A zona de restauração fica no terceiro andar e inclui todos os suspeitos do costume, como o Burger King e o KFC.
- Mnar Park: Leve os seus filhos ao Mnar Park, um resort fabuloso com um parque aquático. Além deste parque, aberto sazonalmente e composto por uma variedade de escorregas e piscinas para os mais pequenos, o Mnar Park também oferece uma variedade de atividades divertidas, como paintball, passeios de quadriciclo, uma feira de diversões e go-karting. O Mnar Park está situado a 15 minutos do centro da cidade de Tânger, mas há quartos e suítes para quem deseje passar aqui a noite.
- Jardins Mendoubia: Os Jardins Mendoubia, situados ao lado do Grand Socco, são um lugar maravilhoso e um destino ideal para famílias com crianças. Os jardins são espetaculares, com caminhos pavimentados, relvados verdes e edifícios coloniais elegantes. O espaço é também a casa de algumas das árvores mais antigas de Tânger. Não pode deixar de ir até ao cimo da colina central, onde irá encontrar um belo monumento rodeado por 30 antigos canhões de bronze.
Onde comer em Tânger
- Le Saveur de Poisson: O restaurante familiar Le Saveur de Poisson é um dos mais populares de Tânger. Durante a sua visita à cidade, Anthony Bourdain parou neste restaurante casual para desfrutar de uma refeição. Não há necessidade de olhar para o menu no Le Saveur de Poisson. Em vez disso, todos os clientes recebem a mesma refeição de cinco pratos, cujo conteúdo depende do que veio no barco de manhã.
- El Morocco Club: O El Morocco Club é um restaurante elegante, onde os clientes podem desfrutar de refeições deliciosas confecionados com ingredientes de alta qualidade. Experimente o foie gras com tomates com sabor a rosa ou opte pelo peixe John Dory num risoto de açafrão cremoso. Os clientes que gostam de doces vão querer experimentar o creme brûlée com açafrão, que é de ficar com água na boca. O El Morocco Club é um restaurante popular, por isso é melhor reservar uma mesa com antecedência.
- Chez Hassan Bab Kasbah: Se for fã de pratos grelhados e estiver à procura de uma refeição barata enquanto está em Tânger, não procure mais além do Chez Hassan Bab Kasbah. As costeletas de borrego grelhadas são deliciosas, assim como as lulas e os camarões. Outros pratos populares incluem a espetada de atum, a tagine de peixe branco, a salada marroquina e a tagine de legumes.
- Abou Tayssir: O Abou Tayssir é um pequeno restaurante sírio que oferece uma variedade de pratos, que incluem desde húmus sedoso a shawarma e a sopa de lentilhas. No entanto, a estrela é o falafel em forma de coração. Tenha em mente que este é um estabelecimento onde se paga apenas em dinheiro e que acomoda no máximo 20 pessoas.
- Dar Lidam: O Dar Lidam é um restaurante popular situado a meros passos do Museu Kasbah. É conhecido pelos seus pratos mediterrâneos e marroquinos deliciosos e pelas vistas magníficas que tem para a Kasbah, para o porto e para o horizonte ao longe. O restaurante tem 3 pisos - os 2 primeiros ficam lá dentro, e o último andar é um terraço coberto. Os pratos populares incluem a tagine de carne, a baklava e a pastilla de frango. O restaurante foi usado como local de filmagem para algumas cenas do filme James Bond, Spectre.
Bares e restaurantes que servem álcool em Tânger
Não há falta de bares e restaurantes em Tânger que sirvam álcool. Bares como o Blue Pub, o Pub Carrousel, o Tangerinn e o El Contacto oferecem uma seleção ampla de bebidas alcoólicas. Deseja desfrutar da cozinha tradicional marroquina e beber um copo de vinho? Então reserve uma mesa no restaurante Alibaba. A Casa Pepe é provavelmente uma das poucas lojas que vendem bebidas alcoólicas em Tânger. A loja tem uma extensa seleção de cervejas geladas marroquinas e importadas, bem como uma impressionante seleção de vinhos a várias gamas de preço.
No entanto, durante o Ramadão, é muito mais difícil encontrar lugares que vendam álcool em Tânger. A sua melhor aposta é visitar os hotéis e resorts de luxo sofisticados situados ao longo da orla marítima de Tânger à noite. Alguns destes hotéis servem-lhe bebidas alcoólicas durante o Ramadão, mas apenas quando o sol se põe. É recomendado trazer o seu passaporte para provar que é um turista. A Casa Pepe oficialmente não vende álcool durante o Ramadão, mas alguns viajantes dizem que os turistas podem comprar álcool na loja à noite.
Onde ficar em Tânger
Os melhores lugares para ficar na cidade são aqueles que oferecem acesso fácil à Medina. Tânger tem uma vasta gama de opções de alojamento, desde hostels a preços razoáveis a moradias boutique e hotéis de 5 estrelas. Os viajantes que procuram uma experiência autêntica enquanto visitam Tânger podem reservar um riad local, que é uma casa tradicional marroquina.
- Barceló Tânger (5 estrelas): O Barceló Tânger é um hotel de 5 estrelas que foi totalmente renovado em 2022, combinando elegância e sofisticação. O hotel tem cerca de 200 quartos e suites e oferece vistas hipnotizantes para a baía de Tânger. Não faltam opções gastronómicas no Barceló Tanger Hotel: o Restaurante Azurita Fusion dedica-se à cozinha marroquina e espanhola e o Restaurante Bella Vista oferece um serviço de buffet. Não perca o encantador B-Heaven Rooftop Bar, onde pode relaxar com um cocktail ou dois e desfrutar de vistas espetaculares para o mar. Os hóspedes podem dar um mergulho na enorme piscina exterior e relaxar no spa.
- Saba's House (5 estrelas): O Saba's House é um riad boutique em art déco luxuoso situado no extremo norte da Medina, no coração da Kasbah. Oferece quatro suítes e dois quartos duplos, cada um deles inspirado nos habitantes e hóspedes mais famosos de Tânger. Uma suíte é dedicada a Mick Jagger e a outra é inspirada em Ibn Battuta. Entre na zona do lounge, onde irá encontrar um bar de coquetéis e um piano de cauda. O enorme terraço no telhado tem uma vista de 360° para o Estreito que o deixará sem ar.
- Dar Nour (4 estrelas): O Dar Nour, situado na antiga Kasbah, à beira da medina, é um lugar perfeito para quem queira uma experiência autêntica e luxuosa. Na verdade, é uma das pousadas mais antigas da cidade. Cada quarto e suite tem o seu próprio carácter, apresentando uma decoração tradicional. Os edredões aqui são feitos de um algodão belíssimo e os hóspedes podem desfrutar de almofadas macias e roupa de cama elegante. As vistas para o Mediterrâneo no terraço são simplesmente incríveis.
- La Maison de Tanger (4 estrelas): A La Maison de Tanger é uma bonita pousada de oito quartos com piscina exterior. Fica a apenas 10 minutos a pé do Grand Socco e da Medina. Os quartos estão decorados ao estilo marroquino e têm um terraço e uma casa de banho privativa equipada com produtos de higiene pessoal gratuitos. Todos os dias é servido um pequeno-almoço delicioso.
- A Villa Augustine é conhecida pelos seus interiores maravilhosamente decorados, piscina interior e terraço no último piso com vista para o mar. A pousada localiza-se a apenas 5 minutos a pé da Kasbah e tem 5 quartos espaçosos. É um lugar ideal para casais que procurem uma escapadela romântica em Tânger durante o fim de semana.
- Villa Mabrouka: Reserve a sua estadia nesta villa reservada com 12 quartos, em Tânger. Este boutique hotel de 5 estrelas encantador fica a poucos passos da agitação da Kasbah e da Medina de Tânger e foi outrora a casa de férias de Yves Saint Laurent e Pierre Bergé. A Villa Mabrouka é conhecida pelos seus jardins encantadores e tem duas piscinas, três restaurantes e um bar de coquetéis no terraço.
- Kasbah Rose (3 estrelas): A Kasbah Rose é uma pousada boutique situada no topo da medina, decorada cuidadosamente e mobilada com peças incríveis. A localização é perfeita, pois tudo fica a uma curta distância a pé. O pequeno almoço é servido no terraço do último piso, que oferece vistas espetaculares para a cidade. Quem lá ficou hospedado menciona Loraine e Mohamed como anfitriões magníficos e acrescenta que a hospitalidade da equipa é imbatível.
Melhores praias de Tânger
Vale imenso a pena visitar a cidade de Tânger só pelas suas praias. Encontrará a praia municipal e a praia Malabata na própria cidade, enquanto que outras praias com areias douradas e rochas podem ser alcançadas por transporte público, carro ou táxi. Não esteja à espera de encontrar resorts de 5 estrelas elegantes ou clubes de praia glamorosos ao longo destas extensões de costa.
A praia de Merkala fica numa pequena baía a oeste do porto de Tânger. É definitivamente menos turística que as praias municipal e Malabata, na cidade. A Praia Sol está situada entre o Cabo Spartel e as Grutas de Hércules. Embora a praia seja pequena em dimensão, atrai moradores e turistas e há um restaurante agradável na praia que oferece pratos mediterrânicos com um toque marroquino. Já a Praia de Achakkar, fica a uma mera caminhada sobre o pequeno afloramento rochoso que começa no extremo sul da Praia Sol.
Nenhuma visita a Tânger está completa sem passar algumas horas na praia Dalia. Tire uma foto aos bonitos barcos de pesca ou desfrute de uma bebida num dos bares descontraídos à beira-mar.
As praias que ficam a este de Tânger, a cerca de 10 km da cidade, são chamadas Praias do Estreito. A Praia Branca é a praia mais bonita ao longo deste troço de costa, com as suas águas cristalinas e paisagem natural deslumbrante.
Melhor altura para visitar Tânger
Então, qual é a melhor época para visitar Tânger? A verdade é que tudo depende do que quer para as suas férias. A boa notícia é que Tânger é menos turística que outras cidades marroquinas, como Casablanca e Fez. No entanto, a cidade recebe um grande número de visitantes durante o pico da época alta no verão. Como seria de esperar, no verão o clima é muito quente e húmido - passear pode ser insuportável durante esta época do ano por causa das altas temperaturas. Por outro lado, sabe-se que os invernos em Tânger são ventosos e húmidos. Portanto, a melhor época para visitar Tânger é na primavera (de março a maio) e no outono (de setembro a novembro), que é quando pode beneficiar do clima agradável e evitar grandes multidões de turistas.
Como chegar a Tânger de Espanha
Está a pensar em fazer um passeio a Tânger a partir do sul de Espanha? Graças ao ferry FRS Iberia que parte regularmente de Tarifa, esta viagem é rápida e fácil de organizar. Ao contrário de outros portos em Espanha, o Porto de Tarifa, no extremo sul do país, é pequeno e o acesso é fácil. Em Tânger irá atracar no Port De Tangier Ville, que fica a uma curta caminhada das atrações turísticas principais de Tânger. Deste modo, a melhor opção para ir de Espanha a Tânger é precisamente apanhar este ferry até ao Port De Tangier Ville, em Marrocos.
Os bilhetes podem ser adquiridos online ou no porto de Tarifa por cerca de 40 euros. Os viajantes que desejem levar o seu próprio carro no ferry terão que pagar cerca de 170 euros. Geralmente, há 8 travessias diárias entre Tarifa e Tânger, que acontecem em média a cada duas ou três horas durante a manhã e ao início da tarde. Esta travessia demora apenas uma hora. Tenha em mente que qualquer pessoa que apanhe o ferry é obrigada a viajar com um passaporte válido. Deseja trazer o seu cão/gato consigo? Então ficará satisfeito em saber que o ferry aceita animais de estimação!
Festivais de Tânger
- Festival Tanjazz: Se for fã de música jazz, visite a cidade de Tânger durante o festival Tanjazz. Este festival foi criado em 2000 e acontece todos os anos durante o mês de setembro, contando com concertos gratuitos e pagos. O festival passa-se no centro de Tânger, no Palais des Institutions Italienne.
- Festival Internacional de Cinema de Tânger: O Festival Internacional de Cinema de Tânger é um dos mais conceituados festivais de cinema africano, oferecendo uma seleção de documentários curtos, longas-metragens, ficção e filmes de animação. É um festival verdadeiramente vibrante, que atrai diretores e produtores de cinema famosos e promove a cultura cinematográfica marroquina. Todos os filmes do Festival Internacional de Cinema de Tânger são exibidos no Cinema Roxy, um dos cinemas mais antigos de Tânger.
- Ramadão: Está de visita a Tânger durante o Ramadão? Embora o Ramadão em Tânger seja um momento de contemplação espiritual e contenção durante o dia, a cidade ganha vida à noite com mercados movimentados, decorações vibrantes, atuações de rua e reuniões festivas. O Ramadão dura 30 dias e há muito que esperar se estiver em Tânger durante esta altura - pode visitar inúmeras mesquitas e marcos históricos, degustar iguarias locais em barracas de comida e desfrutar da música tradicional. Recomenda-se que os não-muçulmanos respeitem as sensibilidades culturais e se abstenham de beber e comer em público durante a luz do dia. Também devemos mencionar que a maioria das lojas, restaurantes e barracas de comida em Tânger geralmente não estão abertos durante o dia.