O que fazer em asilá: Itinerário de 1 Dia
Explorar uma medina maravilhosamente preservada, repleta de casas caiadas de branco e murais coloridos. Passear ao longo das muralhas portuguesas do século XV e desfrutar de magníficas vistas do pôr do sol. Visitar pequenas galerias de arte e descobrir souks apinhados de gente. Estas são apenas algumas das actividades que pode desfrutar em Asilah, uma cidade costeira artística com um carácter boémio único.
Situada no norte de Marrocos, Asilah é um caldeirão de tradições culturais devido à sua proximidade com Espanha. É também conhecida pela sua próspera cena artística e pelo popular Festival de Artes de Asilah. Deseja passar um dia na praia? Encontrará algumas das melhores praias desta parte de Marrocos a uma curta distância de carro desta pitoresca cidade com vista para o Oceano Atlântico.
Neste itinerário de viagem de 1 dia, descubra as melhores coisas para fazer em Asilah e confira nossas recomendações sobre lugares para ficar e lugares para comer. Como bônus, adicionamos algumas ideias legais de passeios de um dia saindo de Asilah.
Dia 1
Manhã: Marché Central d'Asilah
Comece o seu passeio matinal neste típico mercado marroquino situado na Rue Mouly Ismail. O Marché Central d'Asilah (Mercado Central) é o local ideal para conviver com os habitantes locais e comprar legumes frescos, frutas, ovos, peixe e carne. O pequeno mercado interior é também o lar de bancas que vendem azeite, compotas e todo o tipo de azeitonas. Poderá até encontrar vendedores locais que oferecem galinhas vivas e outros animais.
Medina
Bem-vindo ao centro histórico de Asilah, uma bonita medina só para peões, conhecida pela sua arquitetura mourisca, espanhola e portuguesa. A Medina de Asilah é Património Mundial da UNESCO e pode ser acedida através de um dos dois portões principais (Bab el-Kasaba e Bab el-Homar). Passeie pelas ruelas adornadas com edifícios caiados de branco e portadas de janelas pintadas de azul/verde e portas em forma de chave. Os visitantes podem tirar fotografias dos famosos murais da cidade, que se encontram em frente a portas com arcos azuis brilhantes. Não perca de vista os autênticos souks marroquinos que oferecem tudo, desde lembranças autênticas e mobiliário do Norte de África a especiarias, jóias, cerâmicas e tapetes.
Krikia
Localizado a sudoeste da medina, este famoso miradouro é o local onde deve ir a seguir. Também conhecido como Miradouro da Caraquia, Krikia é um local popular para os veraneantes que procuram a selfie perfeita. Oferece vistas deslumbrantes sobre a linha costeira e as muralhas da cidade. Krikia é também o local mais popular em Asilah para apreciar o pôr do sol, por isso sinta-se à vontade para revisitar o passeio no final do dia. A vista do sol se pondo no mar a partir de Krikia é realmente de tirar o fôlego.
Dia 1, Manhã - Mapa da viagem a Asilah
Tarde: As Muralhas de Asilah (Torre de São Francisco)
Estendendo-se por vários quilómetros ao longo da costa, as muralhas de Asilah são um local maravilhoso para um passeio de lazer. Estas muralhas, construídas durante a ocupação portuguesa no século XV, oferecem vistas deslumbrantes sobre as praias da cidade, as falésias e o mar. Passeie ao seu próprio ritmo e descubra passagens estreitas e algumas portas e portões pitorescos.
Torre Alqamra
A sua próxima paragem é uma torre retangular construída no século XVI durante a ocupação portuguesa de Asilah. Adjacente ao portão Bab el Bahr, a Torre Alqamra é uma torre militar que serviu outrora como ponto de defesa contra invasões. Esta torre proeminente foi também a residência do governador português e da filha do Rei de Portugal. Há um pequeno café mesmo ao lado da torre onde se pode sentar para tomar uma chávena refrescante de chá de menta marroquino.
Borj Al Kasbah
A sua última paragem neste passeio a pé é a torre mais proeminente de Asilah, a famosa Borj Al Kasbah. Esta magnífica torre rodeada por palmeiras ondulantes tem vista para a praça central da cidade. Construída no século XV, a torre serviu outrora para proteger a cidade de invasões e ataques de piratas. O Zrirq Café, situado nas proximidades, é um local ideal para se sentar e saborear amendoins biológicos torrados localmente e café.
Dia 1, Tarde - Mapa da visita a Asilah
Outras coisas para ver em Asilah
- Jardim Mahmoud Darwich: Deseja desfrutar da natureza sem ter de sair dos portões da cidade de Asilah? Recarregue as suas baterias depois de todos os passeios turísticos no Mahmoud Darwich Garden, um belo espaço verde público localizado no coração de Asilah. Os amantes da natureza podem ler um livro à sombra das árvores ou simplesmente passear e respirar ar fresco.
- Hammam Al Alba: Uma visita a este hammam é uma das coisas mais relaxantes para fazer em Asilah. Escondido num pequeno beco na medina de Assilah, o Hammam Al Alba é um encantador hotel boutique que oferece um banho de vapor e relaxantes tratamentos tradicionais de bem-estar. Os hóspedes podem desfrutar de uma variedade de massagens e tratamentos faciais com uma máscara de argila rhassoul e esfoliantes. Após o tratamento, pode relaxar na sala de chá do hotel e desfrutar de chá mourisco servido com doces típicos marroquinos.
- Souk de quinta-feira em Asilah: Os viciados em compras que ficam em Asilah vão querer visitar o souk de quinta-feira. Situado mesmo ao lado da muralha de Bab Homar, este mercado de rua está aberto todos os dias da semana. No entanto, o principal dia de mercado é a quinta-feira, quando muitos vendedores de rua montam as suas bancas. De frutas e legumes frescos a artesanato, roupas e artigos em segunda mão, o souk de quinta-feira em Asilah oferece algo para todos.
- Galerias de arte de Asilah: A cidade costeira de Asilah é conhecida pela sua vibração boémia e tem uma cena artística florescente. A julgar pelo número de murais coloridos nas paredes da medina, a arte é uma parte importante da integridade da cidade. Também encontrará muitas galerias de arte e boutiques ao longo das ruelas da medina que vendem obras de artistas locais.
- Palais de Raisuli: Construído no início do século XX, este grande palácio foi a casa do infame pirata Er Raissouli. Com uma arquitetura luxuosa e um deslumbrante terraço envidraçado com vista para o mar, é um dos edifícios mais bonitos de Asilah. A única altura em que os interiores do Palais de Raisuli estão abertos aos visitantes é durante o famoso Festival de Asilah, no verão. Se não estiver na cidade durante o festival, pode admirar o exterior e passear ao longo do paredão.
- Grande Mesquita de Asilah: Encontrará a Grande Mesquita, recentemente renovada, no lado leste da medina da cidade, mesmo ao lado de um pequeno mercado de artesanato. Com o seu minarete octogonal e belas portas verdes islâmicas, a mesquita é um exemplo clássico da arquitetura marroquina. Como a maioria das mesquitas em Marrocos, a Grande Mesquita de Asilah está fechada a não muçulmanos.
- Portões da cidade de Asilah: Nenhuma visita à cidade costeira de Asilah está completa sem uma paragem nos icónicos portões da cidade. O portão Bab al-Bahr (Portão do Mar) é o portão principal de Asilah, que conduz diretamente ao porto. Existe ainda a Porta Bab Al Homar, situada no nordeste da medina. Encontrará muitos cafés e restaurantes bonitos à porta deste impressionante portão feito de pedras cor de terra. Os visitantes também podem visitar o portão Bab Sidi Bouzid, situado perto da mesquita.
- Café Daya: Além das muralhas de Asilah e do popular Mirante de Caraquia, há mais um lugar mágico que oferece vistas espetaculares do pôr do sol. Bem-vindo ao Café Daya, uma das jóias mais bem escondidas da cidade. Com vista para uma pequena praia, este café e restaurante é o local ideal para assistir ao pôr do sol. O café oferece tudo, desde saladas e pizzas a crepes e pequeno-almoço. Devemos mencionar que o Café Daya não serve bebidas alcoólicas.
Excursões de um dia a partir de Asilah
- Tânger: A cosmopolita cidade costeira de Tânger não precisa de apresentações. Com a sua vibração boémia, palácios luxuosos e sedutores edifícios art deco, esta cidade única com uma herança multicultural é uma opção popular de viagem de um dia a partir de Asilah. Perca-se na colorida medina, descontraia com uma bebida no lendário Cinema Rif e aprenda mais sobre a história, arte e arquitetura marroquinas no Museu Kasbah. Para vistas deslumbrantes do Mar Mediterrâneo, vá ao lendário Café Hafa, em Tânger. Demora cerca de 45 minutos de carro para chegar a Tânger a partir de Asilah.
- Cabo Spartel: Situado a apenas 14 quilómetros de Tânger, o Cabo Spartel é um local natural encantador, frequentado por muitos turistas. É um local que liga o Oceano Atlântico ao Mar Mediterrâneo e oferece vistas espectaculares sobre o Estreito de Gibraltar. Não se esqueça de tirar uma fotografia do farol mourisco cor de areia do século XIX.
- Grutas de Hércules: Também conhecido como Grutas de Hércules, o complexo arqueológico das grutas situa-se mais a sul, ao longo do Cabo Spartel. Há duas saídas aqui, uma para o mar e outra para a terra. No interior das grutas, encontram-se estalagmites e estalactites, bem como várias cascatas e marcas nas paredes feitas pelos fenícios. Um facto interessante é que o grupo de rock britânico Def Leppard deu um concerto aqui em 1995.
- Larache: Se estiver à procura de uma cidade costeira tranquila e não descoberta por hordas de turistas, faça uma viagem de um dia de Asilah a Larache. Demorará cerca de 40 minutos de carro para lá chegar. Esta cidade portuária é conhecida pela sua medina azul e branca, um animado mercado de comida de rua, as ruínas de Lixus e a praia vizinha de Ras R'mel.
- Tetuão: Situada a 100 quilómetros de Asilah, Tetouan está aninhada no sopé das montanhas Rif. Também conhecida como a pomba branca do Mediterrâneo, devido à sua afinidade com a cultura espanhola, é um destino turístico popular no norte de Marrocos. A medina, classificada pela UNESCO, e as suas ruelas e passagens em arco estão repletas de belos edifícios caiados de branco e de azulejos. Também pode visitar os souks e comprar couro, especiarias, alimentos, cerâmica, candeeiros e tapetes. Os amantes da natureza podem visitar o popular Parque Feddan. Se gosta de arte, recomendamos que passe algumas horas no Museu de Arte Moderna de Tetuão.
Melhores campos de golfe em Asilah
- Asilah Marina Golf: Este é o único local da cidade onde se pode praticar golfe. O Asilah Marina Golf é um belo complexo residencial com muitas opções de alojamento, piscinas exteriores, campos de ténis e um fabuloso restaurante à la carte onde se pode deliciar com comida marroquina e internacional. A propriedade também possui um excelente campo de golfe de 9 buracos concebido pelo arquiteto Franciso Lopez Segales.
Praias em Asilah
Embora a própria cidade tenha uma praia localizada no final do passeio marítimo, as melhores praias podem ser encontradas fora dos portões da cidade. Por exemplo, a Paradise Beach é facilmente acessível a partir da cidade (7 km a sul de Asilah). É uma das praias mais pitorescas da região e tem um pequeno café onde pode alugar cadeiras de sol e guarda-sóis. Se procura uma escapadela tranquila à beira-mar, vá até à intocada praia de Sidi Mghait. Este oásis escondido está localizado a apenas 15 quilómetros de Asilah. Os fãs de praias selvagens podem conduzir em direção a Larache e visitar Las Palomas (Playa Cueva De Las Palomas). A praia está equipada com vários bares de praia onde se pode comer e alugar guarda-sóis com espreguiçadeiras.
Onde comer em Asilah
- Casa Pepe: Um dos mais antigos estabelecimentos gastronómicos de Asilah, a Casa Pepe é um pitoresco restaurante de marisco situado a dois passos da entrada principal da medina. É um local popular entre os turistas que vêm aqui para apreciar a cozinha marroquina e espanhola. Para começar, peça os mexilhões dragão ou experimente os croquetes espanhóis. Pode escolher o peixe fresco diretamente do armário. Ouvimos dizer que o robalo é delicioso! A Casa Pepe tem licença para vender bebidas alcoólicas, por isso sinta-se à vontade para acompanhar a sua refeição com um copo de vinho ou cerveja.
- Restaurante Dar Al Maghribia: Para saborear a autêntica cozinha marroquina, reserve uma mesa no Restaurante Dar Al Maghribia. O restaurante está situado numa ruela tranquila sem carros e oferece lugares no interior e no exterior. Os hóspedes adoram a decoração tradicional marroquina e dizem que tudo, desde a sopa harira e a adorada bastilha de frango até ao cuscuz marroquino com legumes, é de fazer crescer água na boca. O restaurante também oferece tagine de todos os tipos e saladas (salada de beringela/salada de beringela).
- Port XIV: Este é um restaurante moderno com vista para a costa e para o mar em Asilah. Com um tema náutico azul e branco e grandes janelas de vidro, o interior lindamente decorado do Port XIV oferece um cenário ideal para uma experiência gastronómica inesquecível. O que há no menu? O restaurante serve marisco, bifes e até peixe e batatas fritas britânicos. O frango piri piri é cozinhado na perfeição e tanto o camarão grelhado como os calamares fritos são saborosos. O Port XIV tem um terraço exterior para refeições ao ar livre. Também servem bebidas alcoólicas e têm uma extensa lista de vinhos.
- La Perle: Se estiver com vontade de comer uma cozinha francesa de alta qualidade enquanto visita Asilah, não procure mais, La Perle. Satisfaça o seu paladar com a salada de atum fresco ou peça o bife de vaca com cebolas caramelizadas e molho de cogumelos frescos. A sopa de marisco é boa, assim como as vieiras. Não saia de La Perple antes de provar o vinho rosé produzido localmente.
- Casa Garcia: Localizada apenas a 5 minutos a pé da medina, a Casa Garcia é, de facto, um dos mais antigos restaurantes espanhóis da cidade. O restaurante oferece uma sala de jantar interior e um terraço onde os hóspedes podem desfrutar de iguarias espanholas e marroquinas, como croquetes, filetes de peixe grelhado com legumes marinados, sopa de peixe e paella. A salada de camarão com tomate é divinal e a kefta é cozinhada na perfeição. Os visitantes adoram a decoração temática à beira-mar e acrescentam que a Casa Garcia oferece cervejas e vinhos marroquinos.
- El Espigon: Está à procura de um restaurante com preços razoáveis em Asilah? Faça uma visita ao El Espigon, um restaurante casual localizado a poucos passos da medina. Para começar, peça o saboroso ratatouille de legumes e não ficará desiludido. O restaurante é especializado em deliciosos pratos de marisco, incluindo tudo, desde lulas e camarões a lagostas acabadas de apanhar e lulas grelhadas. Servem bebidas alcoólicas, incluindo a popular cerveja Casablanca. Tenha em atenção que o El Espigon é um restaurante que só aceita dinheiro.
Alojamento, onde se hospedar em Asilah?
- Riad Dar El Maq: Com uma classificação de 4,9 no Google e uma pontuação de 9,2 no booking com, este luxuoso riad é uma das melhores opções de alojamento em Asilah. Escondido numa rua tranquila da medina, o Riad Dar El Maq está distribuído por 3 pisos e tem 2 encantadores terraços exteriores com vistas deslumbrantes sobre o Oceano Atlântico. Os 3 apartamentos decorados com bom gosto (azul, laranja e verde) têm casa de banho privativa. A propriedade possui 2 áreas de estar, bem como uma cozinha totalmente equipada. Após um longo dia de passeios turísticos, os hóspedes podem relaxar na sauna ou desfrutar de vistas do pôr do sol a partir de um dos terraços.
- Asilah 32: Procura um aparthotel de luxo com vistas espectaculares sobre o oceano em Asilah? Reserve a sua estadia no Asihal 32, uma propriedade de design belga localizada mesmo à beira-mar e a 5 minutos a pé da medina. Fique num dos enormes apartamentos/suites estúdio, cada um equipado com uma cozinha totalmente equipada, uma área de refeições e camas confortáveis. O Asilah 32 dispõe de um bar bem abastecido com uma extensa lista de cocktails e vinhos e do Restaurante Le 32 Resto, onde o Chef Johan Couland prepara tudo, desde o clássico peixe e batatas fritas à pastilha de frango, camarão picante e robalo.
- Hotel Al Alba: Para umas férias memoráveis em Asilah, faça uma reserva neste encantador boutique hotel com arquitetura e decoração tradicionais marroquinas. Ficará alojado a 100 metros da praia e apenas a 5 minutos a pé da medina. O Hotel Al Alba oferece um delicioso pequeno-almoço continental servido num jardim pitoresco e um centro de spa com um banho turco e diferentes tratamentos de massagem. Uma deslumbrante escadaria em espiral conduz aos quartos luminosos e bem equipados com pisos em mármore e casas de banho privativas. Também têm uma encantadora suite deluxe com um terraço privado e vistas para o mar.
- Berbari Maison d'Hôtes: Se está à procura de um lugar para ficar fora dos portões da cidade, este encantador hotel oferece um retiro tranquilo no campo, nas colinas. Um hotel ecológico aninhado entre o campo e o mar, o Berbari Maison d'Hôtes é um dos melhores lugares para ficar em Asilah. Com uma decoração encantadoramente rústica, um terraço com vistas mágicas para o campo e quartos e suites decorados com bom gosto, este fabuloso alojamento de 3 estrelas tem tudo o que é necessário para umas férias inesquecíveis para os viajantes que procuram uma fuga tranquila da cidade. O restaurante no local serve refeições caseiras e faz as suas próprias compotas orgânicas, pães e tomates.
- Riad Oasis d'Asilah: Localizado na medina, este pequeno riad com decoração tradicional marroquina, vários terraços e jardins exuberantes tem um aspeto espetacular. Fique num dos quatro quartos luminosos e espaçosos com casas de banho privativas. Poderá dar um mergulho na piscina sazonal do último piso e relaxar no seu próprio terraço privado com um pátio. Um delicioso pequeno-almoço está incluído no preço e o jantar está disponível mediante pedido.
- Khanfous Retreat: Ideal para famílias com crianças e grupos de amigos que procuram fugir do centro da cidade, o Khanfous Retreat é uma deslumbrante casa com 4 quartos situada no campo, perto da aldeia de Bni Meslem. A cidade de Asilah fica a 15 km de distância. Com uma decoração tradicional marroquina e um terraço à sombra com sofás confortáveis e luzes de fadas, a casa em si é linda. Nesta propriedade, poderá encontrar animais como cavalos, vacas, cabras e galinhas. Os seus filhos podem até desfrutar de passeios de burro e cavalo no Retiro Khanfous. Os anfitriões, Fátima e Mugait, oferecem comida deliciosa aos seus hóspedes, desde peixe e batatas fritas a kofte e frango de churrasco.
- Dar Manara Medina d'Asilah: Este riad acolhedor, localizado no coração da medina, é conhecido pelo seu belo pátio central com um grande arco, quartos espaçosos com uma decoração tradicional marroquina e uma sala de jantar com um design de bom gosto, onde o pequeno-almoço é servido todas as manhãs. O Dar Manara Medina d'asilah também tem um bonito terraço no último piso com vistas panorâmicas sobre a medina. O riad está decorado com muito bom gosto e atenção aos detalhes e os funcionários são simpáticos e prestáveis.
O que fazer com as crianças em Asilah
Datada do século VIII, a medina sem carros de Asilah é uma área perfeita para visitar com os seus filhos. Explore as ruas estreitas adornadas com casas caiadas de branco e portas fotogénicas. Também descobrirá pequenas galerias de arte com obras de artistas locais, bem como lojas de recordações típicas. Não deixe a medina sem antes levar os seus filhos a provar a Chebakia, uma massa frita e perfumada coberta de mel. Também pode passar uma ou duas horas a explorar as muralhas da cidade de Asilah com os mais pequenos, visitar o porto, que está repleto de barcos de pesca, e visitar uma das praias de Asilah.
A melhor altura para visitar Asilah
Graças ao clima agradável de Marrocos, Asilah é um destino turístico durante todo o ano. A melhor altura para visitar a cidade depende realmente do que pretende obter das suas férias. Se não se importar com as noites frias e quiser evitar grandes multidões de turistas, visite Asilah no inverno, de dezembro a fevereiro. No entanto, acreditamos que a melhor altura para visitar Asilah é no verão, durante o Festival Anual da Cultura de Asilah, que é definitivamente o maior evento do ano na região. Durante a época de verão, terá também a oportunidade de explorar as praias próximas. A única desvantagem de visitar Asilah no verão é que é a altura de maior afluência de turistas e o alojamento tem de ser reservado com bastante antecedência.
Festivais de Asilah
- Festival de Artes de Asilah: Esta cidade costeira artística ganha vida em julho/agosto durante o famoso Festival de Artes de Asilah. Este festival vibrante existe desde 1978 e é um dos eventos mais esperados da região. O festival realmente colocou a cidade no mapa como um destino turístico. Apresentando artes visuais e performativas, o Festival de Artes de Asilah atrai artistas de todo o país. Todos os anos, mesmo antes do festival, partes das muralhas da cidade são caiadas de branco para dar lugar a artistas e pintores. Para além da arte de rua, o festival também apresenta uma série de eventos que vão desde espectáculos de teatro e exposições a concertos, programas educativos e workshops.