O que fazer nas praias do Dia D: Itinerário de 2 dias

As praias do Dia D da Normandia prolongam-se de Ouistreham a Saint-Marie-du-Mont, quase 50 milhas ao longo da costa da Normandia. Uma lembrança estoica de um dos maiores acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, muitos entusiastas da história e descendentes de veteranos da Segunda Guerra Mundial acorrem a estas praias para aprender mais sobre este dia terrível mas triunfante. As tropas aliadas desembarcaram nas praias do Dia D a 6 de junho de 1944. Com milhares de baixas, a sua vitória marcou um ponto de viragem distinto que acabaria por vencer a guerra com a Alemanha.

Este itinerário de dois dias pela Normandia segue as cinco principais áreas de desembarque das Forças Aliadas. As forças americanas, francesas, canadianas e britânicas, entre alguns outros batalhões europeus, juntaram-se nesse dia. Aprenderá mais sobre a área e os acontecimentos que tiveram lugar ao pisar as praias, explorar museus interactivos, descobrir as baterias e seguir as pegadas dos soldados.



Dia 1

Manhã Ouistreham para Douvres

Inicie a sua primeira manhã de exploração das praias do Dia D a leste de Ouistreham, uma cidade situada no extremo leste desta secção da Normandia.


  • Museu da Bateria de Merville: A primeira paragem da sua visita aos locais das praias do Dia D é o Museu da Bateria de Merville. Esta série de baterias alemãs situadas perto da Praia da Espada foi um dos principais alvos das Forças Aliadas no Dia D. Os pára-quedistas britânicos tomaram as baterias em 30 minutos. Os visitantes poderão explorar seis dos bunkers e baterias, espalhados por vários hectares e exibindo Muitos viajam até aqui para ver o obuseiro de 100 mm restaurado, uma arma de campo maciça.


  • Ponte Pegasus: Continue o seu caminho em direção a Ouistreham, atravessando a famosa Ponte Pegasus. Once known as the Bénouville Bridge, it was crucial that the allies capture this bridge to gain control over the area and aid the Allied Forces on June 6th, cutting off any German reinforcements. A ponte foi tomada em 10 minutos por tropas que chegaram de planador. Embora só se tenham perdido duas vidas aliadas, uma delas foi a primeira a morrer por fogo inimigo no Dia D.


  • Le Grand Bunker: Conhecido também como o Museu da Muralha do Atlântico, o Le Grand Bunker está localizado em Ouistreham. Construído em homenagem à Muralha do Atlântico, uma fortificação construída pelos alemães para impedir a invasão das praias, que se estendia por mais de 3.000 quilómetros, Le Grand Bunker conta a história dos homens que deram as suas vidas e da mão de obra necessária para criar esta série de ameias. Instalado no antigo quartel-general alemão de Caen, os visitantes encontrarão reconstruções perfeitas dos seis pisos, desde as casas das máquinas até à enfermaria e à sala de transmissão de rádio, bem como exposições sobre a Muralha do Atlântico.


  • Praia Sword: Siga para oeste para visitar a primeira das praias do Dia D, Sword Beach. As tropas aliadas britânicas desembarcaram aqui, um troço de costa que se estende de Ouistreham a Lion-sur-Mer. Esta é a praia mais próxima de Caen, o que a torna uma localização estratégica e crucial para ganhar o controlo da área. A captura da Ponte Pegasus e do Grande Bunker contribuiu para o desembarque do Dia D na Praia da Espada. Mais de 1.300 soldados britânicos perderam a vida na praia nesse dia. A Praia da Espada é uma das praias menos desenvolvidas do Dia D, sendo melhor explorada na maré baixa.


  • Museu do Radar de 1944: Termine a manhã no Museu do Radar de 1944. Construído por cima de um bunker, este pequeno museu é uma janela para a importância do radar na Segunda Guerra Mundial. Integrados na Muralha do Atlântico, estes radares eram capazes de detetar alvos a 400 km de distância.



Dia 1, manhã - Mapa das praias do Dia D


Tarde: Juno Beach para Arromanches

  • Juno Beach Centre: O único museu dedicado às tropas aliadas canadianas, o Juno Beach Center analisa as contribuições frequentemente esquecidas do Canadá para a Segunda Guerra Mundial. Estão patentes exposições permanentes e temporárias, incluindo fotografias, artefactos, documentos e relatos em primeira mão. Também é possível ver vários dos bunkers alemães perto do museu.


  • Memorial de Juno Beach: Comece a tarde na segunda das praias do Dia D, Juno Beach. As tropas canadianas foram enviadas para Juno Beach e depararam-se com uma forte artilharia alemã. Devido aos atrasos provocados pelos cardumes ao largo da costa, muitos dos barcos que se aproximaram de Juno Beach foram destruídos. Um memorial de pedra comemora o 1 em cada 18 soldados que pereceram em Juno Beach nesse dia.


  • Memorial Britânico da Normandia: Comemorando os 22.442 homens e mulheres britânicos que deram as suas vidas na Normandia de junho a agosto de 1944, o British Normandy Memorial tem vista para a Gold Beach. Os pilares, gravados com os nomes dos mortos, estão situados numa forma retangular orientada de este para oeste.


  • Gold Beach: A terceira e última praia do Dia D do dia é a Gold Beach. Os soldados britânicos desembarcaram em Gold Beach, uma área de cerca de 8 quilómetros. Embora normalmente se imagine que os soldados alemães estão instalados em baterias, muitos estavam instalados em casas com vista para a praia. Apesar de as marés terem subido mais depressa do que o previsto e da incapacidade de desarmar as fortificações alemãs, Gold Beach registou apenas 400 baixas.


  • Museu do Dia D em Arromanches: Sendo o centro geográfico das praias do Dia D, é justo terminar o seu primeiro dia de exploração em Arromanches. Visite o Museu do Dia D em Arromanches, também conhecido como o Musée du Debarquement, construído no local do porto artificial britânico. O museu comemora esta impressionante proeza arquitetónica que permitiu o desembarque de máquinas pesadas em Arromanches, apesar da inexistência de um porto de águas profundas. As exposições também dão aos visitantes uma visão do nível de detalhe escrupuloso que foi necessário para planear os desembarques do Dia D e o que aconteceu nesse dia fatídico. É também aqui que se encontra o Cinema 360° de Arromanches que exibe o filme de 20 minutos “100 Dias da Normandia”. As imagens e os filmes foram recolhidos em arquivos de diferentes países. Também é possível visitar o telhado do cinema para ter uma vista panorâmica.



Dia 1, tarde - Mapa das praias do Dia D


Dia 2

Manhã Longues-sur-Mer para Le Cambe

  • Longues-sur-Mer Battery: As baterias de Longues-sur-Mer provaram ser uma força ameaçadora contra as tropas aliadas, situando-se tanto na Praia Dourada como na Praia de Omaha. Só a 7 de junho é que esta bateria foi finalmente capturada. Esta é uma das baterias alemãs mais bem preservadas, com um dos seus canhões originais intacto, ao longo das praias do Dia D, e vale bem a pena uma visita.


  • Cemitério Americano da Normandia: Um dos maiores memoriais do Dia D, o Cemitério Americano da Normandia é uma homenagem impressionante às Forças Aliadas Americanas. Este memorial foi construído no topo do primeiro cemitério americano em solo europeu, onde os soldados foram sepultados a 8 de junho. Os visitantes encontrarão vários locais, incluindo o próprio cemitério, que se estende por mais de 170 hectares. Mais de 9.000 soldados estão enterrados aqui. Verá também os Muros dos Desaparecidos, onde estão inscritos os nomes de 1.557 soldados desaparecidos, uma colunata em semicírculo, um quadro de orientação das praias, estátuas de granito e um espelho de água.


  • Museu Overlord: Situado perto da praia de Omaha, o Museu Overlord é um dos museus mais completos sobre o desembarque do Dia D, também conhecido como Operação Overlord. Os visitantes encontrarão exposições interiores e exteriores, incluindo canhões e tanques no exterior e exposições interactivas no interior. Exposições realistas mostram soldados fardados, enquanto mais de 10 000 artefactos ajudam a contar a história dos desembarques e do rescaldo em mais de 24 000 metros quadrados. Alguns dos destaques incluem um trator de artilharia alemão Famo genuíno, uma garra genuína e um tanque alemão Panther.


  • Praia de Omaha: Situada mesmo por baixo do Cemitério Americano da Normandia, a Praia de Omaha é o local onde a maioria das tropas aliadas americanas desembarcou a 6 de junho. A praia de Omaha foi a que sofreu mais baixas de todas as praias do Dia D, e as baterias no topo da falésia de Pointe du Hoc constituíram uma oposição formidável. Quase tudo correu mal na Praia de Omaha, desde as marés altas aos tanques afundados. Um memorial de pedra ergue-se na praia em homenagem aos 2400 homens que perderam a vida nesse dia.


  • Pointe du Hoc: Continue para oeste, até Pointe du Hoc para ver as extensas baterias que coroavam os penhascos de 100 pés de altura acima da Praia de Omaha. Uma unidade especial de Rangers do Exército escalou estes penhascos, tomando as baterias dos alemães. Dos 225 rangers, 77 morreram. Atualmente, os visitantes podem entrar nas baterias e obter uma perspetiva panorâmica da praia e das falésias a partir das falésias relvadas.


  • Bateria Maisy: Se o seu interesse por baterias ainda não está saciado, dirija-se à Bateria Maisy, onde pode explorar 2 km de trincheiras alemãs. Enterradas durante mais de 60 anos, as trincheiras só foram redescobertas em 2004.


  • Cemitério de Guerra Alemão de La Cambe: Termine a sua segunda manhã nas Praias do Dia D no Cemitério de Guerra Alemão de La Cambe. Situado perto da praia de Omaha, os visitantes encontrarão um túmulo e cruzes simbólicas espalhadas pelo local. Mais de 21.000 soldados alemães estão aqui enterrados. Concebido por Robert Tischler, o sítio é particularmente estoico.



Dia 2, manhã - Mapa das praias do Dia D


Tarde: Saint-Côme-du-Mont para Le Bourg Neuf

  • Experiência do Dia D: Comece a sua tarde no D-Day Experience, um vasto complexo de museus dedicado às praias de desembarque. Aqui, encontrará dois museus, um teatro 3D e um memorial das tropas aerotransportadas. Comece a sua visita no cinema 3D com um documentário de 36 minutos, que destaca a Batalha de Carentan. Em seguida, terá dois museus à escolha. O Museu do Canto do Homem Morto foi outrora o quartel-general dos pára-quedistas alemães e exibe artefactos autênticos. A exposição D-Day Experience é um guia virtual com o Tenente-Coronel Wolverton a bordo de um avião C-47 genuíno.


  • Museu do desembarque: Com vista para o local onde as tropas aliadas desembarcaram pela primeira vez, o Utah Beach Landing Museum presta homenagem a estes homens. A visita segue uma ordem cronológica, passando por exposições que exibem artefactos, veículos e equipamentos genuínos. Terá também a oportunidade de ver um bombardeiro B26. Este museu é um dos melhores museus do Dia D para crianças!


  • Praia de Utah: A praia de Utah é a última praia do Dia D da viagem. Esta foi a primeira praia em que as tropas aliadas desembarcaram na manhã de 6 de junho, lideradas pelos americanos, e foi rapidamente capturada. Ao longo deste troço de areia, encontrará um memorial de pedra, muito parecido com os outros que viu até agora. Esta praia registou o menor número de baixas, apenas 126.


  • Museu da Segunda Guerra Mundial: Termine a sua visita às praias do Dia D no Museu da Segunda Guerra Mundial em Quineville. Este museu abrange a totalidade da Segunda Guerra Mundial e tem exposições interactivas, incluindo a rua reconstituída de uma aldeia ocupada da Normandia. Com mais de 1000 metros quadrados de exposições, depois de uma visita a este museu, compreenderá melhor a guerra e descobrirá a história única de como a guerra afectou a área local de Quineville.



Dia 2, tarde - Mapa das praias do Dia D


Outras coisas para fazer perto das praias do Dia D

  • Museu Airborne: Outro museu maravilhoso localizado logo após o D-Day Experience, perto de Utah Beach, o Airborne Museum é um tributo aos pára-quedistas americanos. Os visitantes encontrarão exposições fascinantes que incluem aviões C-47 e planadores Waco. Outras exposições interativas contam a história do salto noturno de Sainte-Mere-Eglise e dos caminhos, entre outros, por meio de artefatos e curtas-metragens.


  • Cemitério Militar de Bazenville-Ryes: Um dos muitos pequenos cemitérios militares espalhados pela Normandia, o Cemitério Militar de Bazenville-Ryes guarda as sepulturas de 300 soldados britânicos, 300 alemães e 21 canadianos. Este foi um dos primeiros cemitérios criados após o Dia D e os primeiros enterramentos começaram a 8 de junho. O cemitério situa-se em Bazenville, não muito longe do Museu Britânico da Normandia.


  • Cemitério de Guerra Canadiano de Beny-sur-Mer: O único cemitério da Normandia quase inteiramente dedicado aos soldados canadianos, o Cemitério de Guerra Canadiano de Beny-sur-Mer é o local onde foram sepultados 2.049 soldados. Rodeados de pinheiros, os homens foram mortos nas praias do Dia D ou nos combates que tiveram lugar nos dias seguintes. Os visitantes canadianos vão achá-lo particularmente comovente.


  • Igreja de Angoville-au-Plain: Escondida na minúscula aldeia de Angoville-au-Plain está uma pequena capela com uma história impressionante para contar. Na noite de 5 de junho, dois médicos da 101ª Divisão Aerotransportada aterraram mesmo em frente a esta igreja do século XI e montaram um posto de socorro no interior. Toda a gente era tratada aqui, incluindo os soldados alemães. Os visitantes ainda encontrarão bancos manchados de sangue e cicatrizes de um morteiro que atingiu o edifício. Como os soldados estavam a tratar pacientes de ambos os lados, as suas vidas foram salvas quando as tropas alemãs invadiram o edifício.


  • Memorial Filthy 13: Comemorados no filme “The Dirty Dozen”, os Filthy 13 faziam parte da 1ª Secção de Demolição, um grupo de homens treinados para demolir as defesas alemãs. Vestindo pinturas de guerra dos nativos americanos devido à herança Choctaw do seu líder McNiece, o grupo aterrou de para-quedas com a missão de proteger a ponte do rio Douve. Metade da companhia pereceu na aterragem, mas mesmo assim conseguiram proteger a ponte. Mais tarde na guerra, os restantes homens foram enviados para a Batalha do Bulge e ajudaram a 101ª Divisão Aerotransportada que estava encurralada. Encontrará um memorial à sua incrível história perto da Experiência do Dia D em Saint-Come-du-Mont.


  • Hangar Museu dos Dirigíveis: Um museu frequentemente ignorado, o Hangar Museum of Dirigibles é uma homenagem única aos hangares aéreos da Segunda Guerra Mundial. Entraremos num hangar alemão para ver um dirigível com um guia que nos ajudará a dar vida à história.


  • Château de Balleroy: Situado a 20 minutos de Bayeux, o Chateau de Balleroy é um pequeno castelo do século XVII, concebido pelo arquiteto francês François Mansart. Inspirado no design de outros castelos, incluindo o de Versalhes, os visitantes podem percorrer os jardins e o interior do castelo com os seus magníficos lustres, escadaria suspensa e obras de arte.


  • Maison de la Nature et de l’Estuaire (Sallenelles): Situada entre Caen e o oceano, a Maison de la Nature et de l'Estuaire está situada no estuário do rio Orne. Os visitantes podem visitar o centro de interpretação que tem exposições sobre o estuário e os seus esforços para proteger este frágil ecossistema.


  • Mulberry Harbor Remains (Arromanches): Criado pelos Aliados na Segunda Guerra Mundial, o Mulberry Harbor Remains é o que resta de portos improvisados que ajudavam a descarregar navios na costa da Normandia. Um destes portos foi construído ao largo da costa de Arromanches, enquanto o outro foi construído ao largo da praia de Omaha, com uma extensão de seis milhas, ligadas por estradas de aço.


  • Visitar os mercados locais: Muitas das cidades perto das Praias do Dia D têm mercados locais semanais que mostram os produtos locais da Normandia e produtos como a cidra. Alguns dos mercados a não perder incluem Caen, Trouville, Bayeux, Honfleur, o mercado de peixe em Courseulles-sur-Mer e Pont l'Eveque - conhecido pelo seu famoso queijo com o mesmo nome.


  • Passeios a cavalo nas praias: Andar a cavalo nas praias da Normandia é uma forma única de conhecer esta região marítima. Deauville é a principal cidade da Normandia para passeios a cavalo e é famosa pelas suas corridas de cavalos. Encontrará também estábulos em Cabourg e Colleville-sur-Mer (onde poderá cavalgar até à praia de Utah e Omaha).


  • Arromanches des Vents - Windsurf e desportos náuticos: A costa acidentada da Normandia proporciona excelentes condições para a prática de windsurf e não há melhor lugar para experimentar o desporto do que em Arromanches. Outros desportos aquáticos que pode querer experimentar são o caiaque, a vela, o SUP e até o surf.


  • Château de Creully: O Chateau de Creully pode parecer uma fortaleza feudal comum, mas na verdade desempenhou um papel importante na Segunda Guerra Mundial. No Dia D, os correspondentes da BBC esconderam-se na torre medieval para fazer a reportagem dos desembarques. Os visitantes podem visitar o castelo e o Museu da Rádio, que descreve em pormenor as reportagens históricas que aí tiveram lugar.


  • Visita de degustação de Calvados: A Normandia é conhecida pelas maçãs e, por conseguinte, pelo calvados, um delicioso brandy de maçã. As praias do Dia D não ficam muito longe da Route du Cidre, uma viagem de carro e uma região pelo campo onde se produz sidra e calvados. Se quiser ficar mais perto das praias do Dia D, a Ferme de la Sapinière fica mesmo em frente à praia de Omaha e produz calvados e cidra.


  • Passeio de helicóptero sobre a Normandia: Suba aos céus a partir de Caen para ter uma perspetiva aérea das praias do Dia D da Normandia. Também poderá ver a Ponte Pegasus, Ouitreham, o Estuário do Orne e muito mais.


  • Dia de Spa de luxo: Várias estâncias balneares oferecem uma oportunidade de descanso perto das praias do Dia D. A cidade balnear de Cabourg tem vários spas que oferecem massagens, sauna e outros tratamentos com vista para a água. As cidades gémeas de Deauville e Trouville também oferecem uma série de estâncias de cinco estrelas com spas igualmente glamorosos.


  • Passeio exclusivo de balão de ar quente: Outra forma de ver as praias do Dia D do alto é fazer um passeio de balão de ar quente. Esta pode ser uma experiência privada, sobrevoando a paisagem da Normandia e o mar cintilante e avistando locais da Segunda Guerra Mundial pelo caminho.



Excursões de um dia a partir das praias do Dia D

  • Bayeux: A grande cidade mais próxima das praias do Dia D, Bayeux é a famosa casa da impressionante obra de arte românica, a Tapeçaria de Bayeux. Com 70 metros de comprimento, esta obra-prima conta a história da conquista normanda de Inglaterra, liderada por Guilherme, o Conquistador. Mas, obras de arte à parte, Bayeux é um destino maravilhoso para se basear ou visitar enquanto percorre as praias do Dia D. Os visitantes encontrarão a imponente Catedral de Bayeux e vários museus dedicados à Segunda Guerra Mundial.


  • Caen: Outra cidade de média dimensão que se encontra na rota das praias do Dia D, Caen está mergulhada na história da Segunda Guerra Mundial. Visite o Memorial de Caen ou vá em busca do Castelo de Caen, que possui a maior fortificação murada da Europa. Caen foi um cruzamento crucial durante a Segunda Guerra Mundial e é outro ponto de partida popular e base para as praias do Dia D.


  • Cabourg: Do outro lado do rio Orne, a partir da pequena cidade de Ouistreham, Cabourg foi em tempos um dos destinos de férias mais populares de França. Os visitantes encontrarão ainda arquitetura Belle-Epoque e um grande passeio marítimo. A cidade também acolhe um festival anual de cinema e tem o seu próprio casino e pista de corridas.


  • Mont Saint Michel: Um destino lendário no Norte de França, uma visita ao Mont-Saint Michel é uma experiência mágica que não pode ser perdida. A apenas 1,5 horas de Bayeux, este local de peregrinação é coroado pela Abadia do Monte Saint Michel. Vastas planícies de maré rodeiam o precipício rochoso da abadia, que pode ser visitado juntamente com lojas encantadoras e restaurantes de crepes ao longo do caminho.


  • Honfleur: Situada no estuário do Sena, Honfleur foi em tempos uma das cidades portuárias mais importantes de França. A menos de uma hora da maioria dos locais da Praia do Dia D, os visitantes podem passear pelo encantador porto de Vieux Bassin e pela sua arquitetura em enxaimel para perceberem porque é que Monet e Degas se inspiraram tanto nesta cidade pitoresca. Claro que também há muita história medieval para descobrir aqui!


  • Le Havre: Outra cidade mergulhada na história da Segunda Guerra Mundial, Le Havre é um ótimo complemento para uma viagem centrada nas praias do Dia D. Do outro lado da água de Honfleur, Le Havre é conhecida pelo seu planeamento urbano e arquitetura únicos, resultado de ter sido quase completamente destruída na Segunda Guerra Mundial. Auguste Perret foi encarregado de recriar a cidade a partir do zero, utilizando sobretudo betão para o fazer. Para além da história da Segunda Guerra Mundial, Le Havre é também conhecida como o local de nascimento do Impressionismo. O famoso quadro de Monet sobre o Havre, “Impressão, nascer do sol”, é frequentemente apontado como a primeira criação neste estilo.


  • Ouistreham: Apesar de ser uma pequena aldeia à beira-mar, Ouistreham foi um importante ponto de passagem durante a Segunda Guerra Mundial. Aqui tiveram lugar vários acontecimentos cruciais, incluindo o desembarque dos comandos e a batalha de Caen. Os soldados alemães ocuparam a cidade, incluindo-a nas fortificações da Muralha do Atlântico. Para além da história da Segunda Guerra Mundial, este é um ótimo local para jantar marisco fresco e passear na Plage de Riva Bella.


  • Deauville/Trouville: Divididas pelo rio Touques, Deauville e Trouville são estâncias costeiras gémeas, apenas 45 minutos a leste de Ouistreham. Aqui, encontrará tudo o que é de luxo, incluindo campos de golfe, hipódromos, spas e restaurantes com estrelas Michelin. Ambas as cidades têm também belos passeios à beira-mar.


  • Battery at Azeville: Formando uma das maiores porções da formidável Muralha do Atlântico, a Bateria de Azeville foi um dos principais oponentes no Dia D, levando quase três dias para ser capturada. As baterias estavam situadas no interior da praia de Omaha, o que significa que eram invisíveis para as Forças Aliadas. A certa altura, 170 soldados alemães guardavam as baterias. Hoje em dia, os visitantes podem entrar nestes bunkers de betão e fazer uma visita áudio para saber mais.


  • Port-en-Bessin-Huppain: A noroeste de Bayeux, Port-en-Bessin-Huppain é uma pequena aldeia marítima a sudeste da praia de Omaha. Muitos visitantes vêm para ver o Tour Vauban e as suas vistas panorâmicas sobre o oceano.


  • Houlgate: Situada a leste de Cabourg, Houlgate é outra estância balnear conhecida pelo seu grande hotel, passeio marítimo e casino. A área está repleta de história que remonta à Era Viking e foi o local de passagem de Guilherme, o Conquistador.


  • Beuvron-en-Auge: Uma aldeia normanda de enxaimel por excelência, Beuvron-en-Auge é frequentemente considerada como a mais bela aldeia de França. Muitos visitam esta cidade florida pelo mercado semanal e por fazer parte da Route du Cidre.


  • Saint-Lo: Apanhada na encruzilhada do desembarque do Dia D, a pitoresca cidade de Saint-Lo foi quase completamente destruída na Segunda Guerra Mundial. Hoje em dia, Saint-Lo foi completamente restaurada, incluindo a sua grande catedral. A cidade é agora mais conhecida pelo seu património equestre e fica apenas a 30 minutos de carro de Bayeux.


  • Pays d’Auge: O Pays d'Auge é uma região da Normandia, situada entre Calvados e Orne. Esta zona é conhecida por... As cidades mais populares da região são Deauville e Honfleur, mas algumas das aldeias mais idílicas de França também chamam ao Pays d'Auge a sua casa. Faça uma paragem em Beuvron-en Auge e no seu colorido centro em enxaimel ou em Beaumont-en-Auge para ver os seus tradicionais telhados de colmo.



As melhores coisas para fazer com as crianças nas praias do Dia D

  • Parc Animalier Saint Martin: Localizado perto da extremidade ocidental das praias do Dia D, o Parc Animalier Saint Martin é uma óptima maneira de interromper uma viagem centrada na Segunda Guerra Mundial para crianças. Muitos dos animais do Parc Animalier Saint Martin foram confiscados a coleccionadores privados em França. Os visitantes terão a oportunidade de ver tigres, hienas, babuínos, chimpanzés, gorilas e muito mais.


  • Parc Festyland: Um pequeno parque temático nos arredores de Caen, o Parc Festyland é uma combinação perfeita de montanhas-russas emocionantes e brinquedos infantis mais calmos. Os visitantes encontrarão carrosséis, passeios de pêndulo e muito mais, com restaurantes temáticos para jantar, incluindo o Squire's Inn, de temática medieval.


  • Paléospace: Para as crianças (e adultos!) que adoram dinossauros, Paléospace é um dia divertido, explorando a Normandia no período jurássico. Localizado a leste das praias do Dia D, os visitantes encontrarão fósseis de dinossauros encontrados em toda a Normandia, expostos em galerias e exposições interactivas, juntamente com um planetário de 360°.


  • Passeios de carruagem puxada por cavalos: Os passeios de carruagem puxada por cavalos são uma forma divertida de envolver as crianças na sua viagem às Praias do Dia D. Horse-drawn carriage rides are a fun way to involve children in your trip to the D-Day Beaches.



Onde comer e beber perto das praias do Dia D

  • Jean-Luc Tartarin (1 estrela Michelin, Le Havre): A leste das praias do Dia D, Jean-Luc Tartarin está situado no centro da cidade UNESCO de Le Havre. Este restaurante com estrela Michelin concentra-se em pratos tradicionais da Normandia e no abundante marisco fresco da região. Os hóspedes encontrarão pratos como o lagostim e os pães doces, servidos de forma imaginativa e acompanhados por vinho, calvados e cidra local.


  • L’Essentiel (1 estrela Michelin, Deauville): Se já se cansou dos pratos tradicionais normandos, os pratos asiáticos vibrantes do L'Essentiel, criados com ingredientes locais da Normandia, são a solução perfeita. Este restaurante com uma estrela Michelin em Deauville está situado na histórica Place de Morny e serve uma cozinha picante como o bife Simmental com molho de samsang.


  • L’Odas (1 estrela Michelin, Rouen): O L'Odas, o único restaurante com estrela Michelin de Rouen, proporciona um ambiente vibrante para desfrutar de uma refeição francesa clássica. Observe o mestre a trabalhar a partir da cozinha ao ar livre, criando pratos sazonais que são acompanhados por um delicioso vinho e vistas amplas da paisagem urbana.


  • Ivan Vautier (1 estrela Michelin, Caen): Ivan Vautier é o único restaurante com estrela Michelin em Caen e está situado no hotel com o mesmo nome. Os hóspedes encontrarão cozinha inspirada na Normandia, confeccionada com ingredientes locais. Existem diferentes menus de vários pratos à escolha, ou os hóspedes podem optar pelo Menu Cego, que muda diariamente.


  • L’Alcove (Bib Gourmand, Bayeux): Situado num espaço íntimo e caprichoso, o L'Alcove é um restaurante Bib Gourmand Michelin no coração da histórica Bayeux. Poderá saborear cozinha contemporânea, como ravioli recheado com caracóis locais e abóbora-menina, frango assado com molho de lagosta, queijos da Normandia e sobremesas inventivas, como a bola de figo e o pote de creme com milho.


  • La Rapiere (Bib Gourmand, Bayeux): Um restaurante com gerência familiar que celebra a cozinha gaulesa com um toque moderno, o La Rapiere obtém os seus ingredientes de produtores locais. Encontrará pratos que aquecem o coração, como frango assado e polenta, caudas de lagostim e peixe local, juntamente com sobremesas tradicionais francesas, como profiteroles e mousse de chocolate preto.


  • Le Recto Verso (Arromanche): Escondido na pequena cidade de Arromanche, Le Reto Verso é uma creperia tradicional da Normandia. Num ambiente simples mas acolhedor, escolha entre galettes salgadas ou crepes doces acompanhados por café gourmet, cidra local ou calvados.


  • La Table d’Hotes (Bib Gourmand, Ouistreham): Um restaurante Bib Gourmand no coração da aldeia de Ouistreham, La Table d'Hotes é gerido por uma dupla de marido e mulher, ele o chefe e ela a sommelier. Encontrará pratos elevados da Normandia no seu pequeno menu, que inclui queijos locais, peixe fresco e sobremesas simples.



Campos de golfe perto das praias do Dia D

  • Praia de Golf Utah: Um campo de golfe de 18 buracos com vista para a Praia de Utah, o Golf Utah Beach oferece um campo de estilo links situado entre o pântano e o mar. Este bonito mas difícil campo é um par 72, com ventos muito variáveis devido à sua proximidade do oceano. As comodidades incluem um clube.


  • Campo de golfe de Omaha Beach Situado na cidade de Port-en-Bessin, entre o Cemitério Americano e a praia de desembarque de Omaha, o Campo de Golfe de Omaha Beach é um campo de 36 buracos, dividido em dois campos de 18 buracos, que oferece opções de par 71 e par 72. Outro campo de golfe impressionante, os hóspedes encontrarão árvores de fruto clássicas da Normandia, sebes e vislumbres do Mulberry Harbor.



Hipódromos perto das praias do Dia D

  • Deauville-La Touques: O hipódromo de Deauville-La Touques é o principal hipódromo da Normandia, com eventos durante todo o ano. Situado na deslumbrante estância balnear de Deauville, este hipódromo é um divertimento para toda a família.


  • Cabourg Racecourse: O hipódromo de Cabourg organiza 20 corridas ao longo do ano. Localizado no coração de Cabourg, perto das praias do Dia D, os visitantes também encontrarão vários restaurantes no local, incluindo Marcel Proust e La Terrasse.



Onde ficar perto das praias do Dia D

Bayeux é a cidade “grande” mais próxima das praias do Dia D, seguida de Caen. Ainda assim, muitos visitantes optam por ficar na pequena aldeia à beira-mar de Arromanches. O local de pernoita depende inteiramente das atracções turísticas mais importantes para si, da proximidade das praias e do facto de querer conhecer o campo de uma cidade.

  • Le Grand Hotel Cabourg (Cabourg): O Le Grand Hotel Cabourg é um hotel de 5 estrelas, localizado na estância balnear de Cabourg, que proporciona uma estadia elegante perto das Praias do Dia D. Os hóspedes encontrarão quartos e suites incrivelmente espaçosos, decorados com antiguidades que reflectem o ano de 1907. As enormes janelas e os amplos terraços têm vista para o mar e para os jardins. As comodidades incluem um restaurante, dois bares e um spa de classe mundial. O La Grand Hotel Cabourg está situado a leste das praias do Dia D.


  • Chateau la Cheneviere (Port-en-Bessin): Perfeitamente aninhado entre Bayeux e as praias do Dia D, o Chateau la Cheneviere proporciona uma estadia muito especial. Um hotel de cinco estrelas que foi outrora uma casa senhorial do século XVIII, os 30 quartos oferecem uma sensação mais íntima do que uma grande propriedade comercial. As suites estão mobiladas de uma forma que combina perfeitamente o encantador mundo antigo com comodidades modernas. Os hóspedes também encontrarão 2 restaurantes no local, o The Botanist e o The Little Garden. As comodidades também incluem um jardim inglês, campo de ténis, bicicletas e piscina. Também podem ser reservadas massagens.


  • Ferme de la Ranconniere (Arromanche): Localizado perto de Bayeux, no coração do campo, o Ferme de la Ranconniere é um requintado hotel de 4 estrelas e uma estadia única. Com mais de 700 anos, as suites e os quartos estão situados em vários cantos da propriedade, incluindo a antiga padaria, a torre e o local onde o senhor dormia. Cada quarto foi desenhado individualmente e inclui caraterísticas únicas, como paredes de pedra. As comodidades incluem 2 restaurantes gourmet e um bar. Os hóspedes também podem explorar os deslumbrantes terrenos, visitar os animais da quinta e desfrutar dos terraços ensolarados.


  • Domaine Utah Beach (Saint-Marie-du-Mont): Um belo hotel de 3 estrelas e quatro casas rurais, situado no interior da Praia de Utah, o Domaine Utah Beach é o refúgio perfeito no campo, perto das Praias do Dia D. Os quartos são acolhedores e bem equipados, enquanto as casas de campo autónomas são óptimas para grupos e famílias. As comodidades incluem um restaurante no local, o Le Grand Hard, que serve pequeno-almoço, almoço e jantar. Há também um spa e actividades, como passeios turísticos, passeios a cavalo e passeios de jipe, que podem ser reservados através do hotel.


  • Villa Lara - Villa Augustine Hotel (Bayeux): O Villa Lara - Villa Augustine Hotel é uma das principais propriedades de Bayeux e uma estadia de cinco estrelas. Situada no coração do bairro histórico de Bayeux, a propriedade é composta por dois edifícios históricos. A Villa Lara tem 28 quartos com uma decoração única, enquanto a Villa Augustine tem 4 suites presidenciais. Decorado de forma elegante com mobiliário requintado e antiguidades, os hóspedes podem vislumbrar a Catedral de Bayeux ou tomar um copo de vinho no bar.


  • Hotel Ivan-Vautier (Caen): Para aqueles que ficam mais perto de Caen e procuram um pouco de luxo, o Hotel Ivan-Vautier é um hotel de 5 estrelas com um restaurante com estrela Michelin. As suites estão bem equipadas com ar condicionado, camas confortáveis e televisões de ecrã plano, enquanto o spa no local providencia uma sauna e um banho turco para relaxamento. Escondido num subúrbio tranquilo de Caen, este é um ótimo lugar para ficar se quiser ficar numa cidade maior para a sua viagem às Praias do Dia D.



Melhor altura para visitar as praias do Dia D

Tal como a Irlanda e a Inglaterra a norte, a Normandia tem um clima variável e muita precipitação ao longo do ano. Dito isto, algumas das melhores alturas para visitar as Praias do Dia D são a primavera e o outono. A precipitação é bastante constante ao longo do ano, com possibilidade de chuva a qualquer momento, mas as temperaturas são perfeitas para explorar estes locais ao longo da costa de abril a maio e de setembro a outubro. Não se esqueça que a média de horas de luz do dia em outubro é de 11 horas, o que torna mais difícil ver todos os sítios!

Embora a primavera e o outono sejam épocas excelentes para visitar as praias do Dia D, muitos visitantes vêm para o aniversário da invasão aliada, a 6 de junho. Aqueles que decidirem visitar o local a 6 de junho serão brindados com encenações, memoriais e outras festividades.



Festivais perto das praias do Dia D

  • Festival Dia D Este festival vibrante realiza-se todos os anos em junho, por altura do 6º aniversário do desembarque do Dia D, na Normandia. Toda a linha costeira participa, de Ouistreham a Saint-Mere-Eglise. As festividades incluem encenações, fogo de artifício, desfiles e concertos, tudo isto de praia em praia.


  • Marathon de la Liberté: Também conhecida como a Maratona do Desembarque do Dia D, a Maratona da Liberdade realiza-se todos os anos no mês de junho. Os corredores ligam alguns dos locais mais famosos do Dia D na Normandia, incluindo a Ponte Pegasus e as praias Juno Beach e Sword Beach.


Voltar à página inicial