Silves é uma cidade pacífica localizada no centro do sul do Algarve. Antes de Faro, Silves era capital oficial da região e é atualmente considerada um dos locais mais antigos de Portugal. É possível chegar até Silves de carro, autocarro, comboio e inclusive de barco, a partir da cidade vizinha de Portimão.
A História vive e respira em Silves: nas paredes do seu castelo medieval, na catedral gótica e na antiga ponte romana que atravessa o rio Arade. Cada um destes monumentos históricos é uma recordação das civilizações que se estabeleceram em Silves no passado. Em baixo, segue uma lista das melhores coisas a fazer na cidade, incluindo festivais e sugestões de passeios.
A primeira coisa que se encontra à chegada de Silves é o castelo. Construído pelos Mouros, é atualmente considerado o castelo mais bem preservado do Algarve. O forte à volta do castelo destaca-se pelas suas paredes de pedra vermelha, estando posicionando no topo de uma colina com vista para a cidade. Dali, é possível avistar um labirinto de telhados de telha que seguem em direção ao rio Arade e também a Ponte Romana branca, erguida sobre as suas águas calmas.
Logo a seguir ao castelo está a Catedral de Silves. Originalmente construída para ser uma mesquita, foi convertida a catedral após a Reconquista Cristã no Algarve. A catedral dispõe de uma fachada impressionante, uma combinação de paredes brancas e arenito vermelho - o mesmo material utilizado nas paredes do castelo. O interior é igualmente impactante, combinando arquiteturas gótica, medieval e barroca tudo sob o mesmo teto.
Partindo da catedral, pode caminhar até ao museu Arqueológico de Silves. O museu alberga uma coleção impressionante de achados arqueológicos descobertos à volta da região, que datam desde a pré-história até meio do século dezassete. A atração principal deste museu é o enorme poço mouro, à volta do qual se construiu a catedral. Outros artigos que valem a pena espreitar incluem peças de cerâmica do período Islâmico e estrelas funerárias da Idade do Ferro.
Depois de fazer uma visita ao museu, vá em direção à beira rio e faça uma paragem pelo Mercado Municipal de Silves. Lá dentro encontrará bancas a vender peixe, vegetais e uma uma grande seleção de frutas.
Passe a tarde na adega local, a Convento do Paraíso. Estabelecida numa velha quinta conhecida como a Quinta de Mata Mouros, a Convento do Paraíso utiliza métodos tradicionais e modernos para a produção do seu vinho local maravilhoso. A vinha estende-se por 12 hectares e oferece vistas incríveis sobre Silves.
Desça de carro até Armação de Pêra, para explorar as praias de Silves. Faça uma paragem na praia de Armação de Pêra, uma pequena praia de areia fina rodeada por blocos de apartamentos e com um passeio repleto de bares animados e restaurantes. Seguindo o caminho do passeio termina-se na fortaleza da vila. Anteriormente, serviu para proteger a vila de ataques pirates e hoje em dia a fortaleza é um ótimo lugar para ter vistas para o mar sem ter de colocar os pés na areia.
É possível avistar também as dunas da Praia Grande, uma das praias mais compridas do Algarve. A praia faz fronteira com a Ribeira de Alcantarilha a oeste e a com a Lagoa dos Salgados a este. É sem dúvida o sítio perfeito para ver o pôr do sol.
Da costa de Armação de Pêra à Serra do Caldeirão, a Norte, há muito a explorar em Silves. Mais que um reservatório de água, a barragem de Arade é um excelente ponto de observação, de onde pode admirar a paisagem rural à sua volta.
Continue o passeio em direção a São Bartolomeu de Messines, uma pequena aldeia no nordeste de Silves que faz fronteira com a região do Alentejo. É difícil imaginar que o vasto cenário verde em Messines é apenas a meia hora do oceano, mas de facto é possível nesta zona do Algarve. Ao aproximar-se da aldeia, irá deparar-se com um conjunto de pequenas capelas com fachadas semelhantes à Catedral de Silves, de paredes vermelhas e brancas.
Sugerimos que comece o routeiro no Santuário da Nossa Senhora da Saúde. Depois caminhe em direção à capela de São Sebastião, perto da praça da aldeia, finalizando com a igreja principal de São Bartolomeu de Messines. Perto da igreja há alguns cafés e restaurantes, onde poderá parar para beber ou comer alguma coisa.
Depois de almoçar, regresse à estrada e dirija-se a São Marcos da Serra. A caminho, faça uma paragem na barragem do Funcho, para desfrutar das vistas para o rio e montanhas que o rodeiam. Ao chegar à aldeia, certifique-se de visitar a paróquia. Este edíficio do século dezasseis caiado de branco, apresenta uma mistura interessante de elementos de estilo Manuelino e Barroco.
Por toda a aldeia, irá encontrar chaminés trabalhadas nos telhados de telha vermelha. Porém, é junto da paróquia que verá a maior delas todas. Esta chaminé é um vestígio da ocupação moura no Algarve e um obra de arquitetura distinta,que merece ser fotografada.
Existem imensas atividades para fazer em família em Silves. As crianças irão divertir-se a subir até ao castelo da cidade e a conhecer mais sobre a história da região. Outro local que vale a pena visitar é o museu arqueológico, que contém peças que datam até à Pré-história.
O rio mais perto de Silves, o Arade, convida a oportunidade perfeita para uma viagem de barco ou para um passeio a pé ao longo da margem.
Se procurar praia, vá até Portimão onde irá encontrar a famosa Praia da Rocha. Parques temáticos, como o Slide & Splash e o SandCity são outras hipóteses para passar o dia a pouca distância de Portimão.
A cozinha em Silves é reflexo da paisagem da região, uma combinação de montanha e costa. Poderá provar um pouco de tudo, desde pratos de caça de javali e coelho a pratos de marisco, como a cataplana e a caldeirada. Outro prato famoso é o arroz de lingueirão, que junta arroz ao lingueirão acompanhados por um refogado de tomate, cebola e alho. No que trata a sobremesas, há variados doces à base de amêndoa, nomeadamente o Dom Rodrigo e o Morgado. A região de Silves é também conhecida pelas laranjas, pelo que os visitantes podem visitar os laranjais seguindo a Rota da Laranja. Alguns dos melhores sítios para comer em Silves e na sua proximidade são os seguintes:
Existem vários campos de golfe na proximidade de Silves onde pode praticar o seu swing. Alguns destes são:
A melhor época para visitar a cidade é entre o fim da primavera e o início do verão. O tempo está agradável para se poder dar passeios a pé, com temperaturas entre os 20ºC e os 25ºC.
Se quiser fazer praia, é recomendado vir por volta de julho e agosto. É também durante esta época que há imensos festivais locais, como a Feira Medieval. É de relembrar que esta é a época do ano mais movimentada, por isso irá encontrar algumas multidões e os preços do alojamento serão mais caros.
Visite-nos
Ligue-nos
Pergunte-nos