Estoi é uma pequena vila que pertence ao distrito de Faro. A apenas meia hora da cidade, Estoi convida os visitantes a explorar o seu património único que inclui um dos melhores exemplos de povoações romanas em Portugal e um impressionante palácio de estilo rococó.
A vila está localizada 10 km a norte da costa e pode ser alcançada de carro ou através de autocarro local, que parte do terminal de Faro, e é uma viagem que leva cerca de 25 minutos.
Uma igreja neoclássica fica no centro da vila, a Igreja Matriz de Estoi foi estabelecida durante o século 16, mas foi gravemente danificada por um grande terremoto em 1755 e teve de ser totalmente restaurada. Toda a madeira usada nos altares da igreja foi retirada de navios e barcos antigos.
O Palácio de Estoi é o monumento mais marcante da região, atrai visitantes com suas distintas paredes cor-de-rosa e jardins de estilo francês com estátuas de deusas e fachadas de azulejos. O seu interior é igualmente bonito, com tetos de gesso e pinturas que decoram as paredes. Estabelecido no século XIX por um aristocrata local, o palácio permaneceu em ruínas por um tempo, antes de ser trazido de volta à vida e convertido num hotel de luxo. Ambos os jardins e a grande sala do hotel estão abertos ao público em geral. Os visitantes também podem experimentar o restaurante do hotel, que serve a tradicional Cataplana, um prato típico da região do Algarve.
Outro local que vale a pena visitar em Estoi é a villa romana de Milreu, que oferece uma visão perspicaz de como os romanos viveram durante o século I dC. Mais tarde, nos séculos 2 e 3, a área serviu como uma vivenda de luxo, que incluía um complexo balnear e um grande templo. Além das estruturas remanescentes dos edifícios, também é possível observar alguns mosaicos de chão que foram mantidos em ótimo estado.
No centro da vila, encontrará um mercado diário que vende peixe, frutas e legumes frescos até ao meio-dia.
Quanto aos eventos locais, todos os anos, no início de Maio, Estoi recebe a Festa da Pinha, uma celebração anual que inclui uma procissão entre Estoi e Ludo, onde os participantes se vestem com roupas tradicionais e a multidão se reúne para cantar "Viva a Pinha". Há também um mercado cigano no 2º domingo de cada mês que acontece perto da escola EB23.
O 3º dia do nosso Tour no Algarve inclui um passeio por esta bonita vila.