Como uma das principais cidades de Portugal, o Porto tem uma cena artística vibrante e próspera. Quer goste de arte contemporânea, obras-primas históricas, arte de rua de vanguarda ou arquitetura deslumbrante, o Porto tem de tudo.
Para os amantes da arte que visitam o Vale do Rio Douro e desejam maximizar o seu tempo, aqui estão os locais que irão proporcionar o maior deleite para os olhos e a mente!
Quando se trata de galerias e museus, a cidade tem muito a oferecer. Aqui estão alguns dos locais imperdíveis.
O Espaço Mira está inserido num armazém restaurado. Convenientemente localizada perto da estação ferroviária da Campanhã, esta galeria mostra trabalhos de artistas portugueses emergentes. Como um espaço multidisciplinar, também acolhe festivais de cinema e noites de fotografia.
Esta parte da cidade está em ascensão no cenário artístico e uma visita aqui não irá dececionar.
Visitar a cidade do Porto e não parar no Museu de Serralves seria um completo e absoluto desperdício - mesmo para quem não gosta de arte!
O museu em si é uma obra de arte com um exterior art déco inconfundível. Rodeado por jardins bem cuidados, este museu permite uma fuga tranquila das movimentadas ruas empedradas.
Lá dentro, encontrará o que há de melhor e mais moderno em arte contemporânea. Se quiser ver o que está a acontecer no mundo da arte europeia, é aqui que precisa de estar.
A Galeria Fernando Santos existe desde 1993 e tem servido como uma porta de entrada entre artistas e colecionadores de arte internacionais e portugueses.
Esta galeria tem como objetivo promover artistas portugueses emergentes e, ao mesmo tempo, promover alguns artistas internacionais. Através das suas exposições e contactos com colecionadores de prestígio, a Galeria Fernando Santos ajuda a impulsionar o panorama e a mantê-lo forte no Porto e em Portugal.
À semelhança do Museu de Serralves, a Galeria Nuno Centeno expõe algumas das melhores obras de arte contemporânea do país. Em 2016, o fundador da galeria, Nuno Centeno, foi nomeado um dos “10 Negociantes de Arte Mais Respeitados da Europa”.
Para quem está a planear uma tour artística do Porto, faça uma visita, pois esta galeria e o seu fundador estão em cima do acontecimento e podem partilhar algumas ideias sobre o resto do panorama da cidade.
Inaugurada em 1995, a Galeria Presença é uma força a ser reconhecida. Tendo apresentado exposições de artistas como Alexandre Farto. mais conhecido por Vhils, Pedro Calapez e Vasco Araújo.
Com a capacidade de atrair grandes nomes e com aparições regulares em algumas das principais feiras de arte da Europa, as exposições aqui irão impressioná-lo.
Embora as galerias e museus daqui sejam fantásticos, a arte no Porto não se limita aos espaços interiores tradicionais. Arte de rua também pode ser sinónimo de Porto. Na verdade, os artistas de rua são tão populares aqui que há visitas guiadas dedicadas a explorar as suas obras de arte!
Se quiser fazer o seu próprio passeio a pé, nós ajudamo-lo. Enquanto caminhar pelas ruas, tomar um pouco de vinho e visitar alguns dos melhores restaurantes da cidade é uma aventura gratificante por si só, imagine como será empolgante quando também puder apreciar um pouco da arte de rua do Porto!
Aqui estão os locais imperdíveis:
Conhecida como bairro das galerias, a Rua de Miguel Bombarda reúne dezenas de exemplares de arte de rua em diversos meios que incluem graffiti, autocolantes e mosaicos.
Os trabalhos nesta rua incluem peças do famoso artista de rua Hazul, bem como as de Costah e Tina Siuda.
Para uma perspetiva verdadeiramente única da cidade, visite as Escadas do Codeçal. Esta escada desce dos níveis superiores da Ponte Dom Luís I até ao Douro e ao bairro da Ribeira. É aqui que encontrará algumas joias escondidas!
Esta área apresenta obras de Costah, Hazul e Chei Krew e oferece vistas deslumbrantes da ponte e do rio. Leve o seu tempo e absorva tudo.
Se sair da estação de São Bento em direção ao bairro da Ribeira, encontrará a Rua das Flores.
Esta rua é perfeita para uma prova de vinhos, compras, degustação de iguarias portuguesas como os pastéis de nata, observar as pessoas e ver arte de rua.
Ao início da rua encontrará um enorme retrato de um gato do artista espanhol Liqen. Mas se mantiver os olhos abertos, verá todas as caixas elétricas brilhantemente adornadas.
Com mais de uma dúzia de caixas pintadas pelos artistas de rua mais populares do Porto, caminhar nesta rua é como fazer uma pequena caça ao tesouro!
Localizada atrás da estação ferroviária de São Bento, fica a íngreme e estreita Rua da Madeira. Esta ruazinha vai da estação à Praça da Batalha e está repleta de obras incríveis. Novamente, encontrará arte de alguns dos artistas de rua mais famosos do Porto, incluindo Costah e Hazul.
A arquitetura e o design são também características de destaque na cidade do Porto. Com uma história tão diversa, o Porto é o lar de estilos arquitetónicos variados como art nouveau, art déco, gótico e até moderno.
Embora possa observar design e arquitetura deslumbrantes por toda a cidade, aqui estão os nossos pontos imperdíveis favoritos:
Mais do que uma estação de comboios comum, São Bento é um dos locais mais visitados do Porto!
O átrio da estação é decorado, do chão ao teto, com azulejos que retratam cenas da história de Portugal. Seja a viajar pela estação a caminho de outro local ou a fazer uma viagem especial para ver os azulejos, a estação de São Bento vai tirar-lhe o fôlego.
A Livraria Lello é sem dúvida uma das mais belas livrarias do mundo. Com uma combinação de arquitetura art nouveau e gótica, a loja é um deleite para os olhos. Tetos com vitrais, paredes de madeira e uma impressionante escadaria vermelha. Incrível.
Embora já tenhamos mencionado o Museu de Serralves, vale a pena voltar a mencionar. O exterior art déco por si só já vale uma visita. Um dos vários edifícios da autoria do arquiteto Álvaro Siza Vieira, este imóvel foi nomeado monumento nacional em 2012. Como não visitar?
O Porto tem várias pontes famosas, mas a mais famosa é a Ponte Dom Luís.
Esta ponte em arco de metal de dois andares foi inaugurada no final do século XIX e, na época, era a ponte em arco mais longa do mundo. A ponte liga o Porto a Vila Nova de Gaia, zona conhecida pelas suas adegas. Quer esteja a atravessar a ponte para tomar um gole de vinho, quer queira ver o Porto de um ângulo diferente, quer deseje ver uma obra-prima da arquitetura, dirija-se à Ponte Dom Luís.
É na Igreja dos Clérigos que se encontra a Torre dos Clérigos, um dos monumentos mais identificáveis do Porto. A torre foi concluída em 1763 e era o edifício mais alto da cidade.
Hoje, é o exemplo perfeito da arquitetura barroca clássica. Suba os degraus da torre ou admire a partir do exterior.
Existem muitos cafés no Porto, mas nenhum deles é exatamente como o Café Majestic.
Localizado na Rua Santa Catarina, o Café Majestic foi inaugurado na década de 1920 e tem o interior luxuoso e elegante que era comum durante a Belle Époque. Atravessar as portas é como entrar numa época diferente. Madeira dourada, móveis antigos, lustres magníficos, vale a pena enfrentar as multidões por este café.
Este Palácio da Bolsa situa-se na Praça do Infante D. Henrique, no centro histórico do Porto.
Construído no século XIX para atrair empresas europeias, a arquitetura deste edifício é um exemplo perfeito do estilo neoclássico e foi declarado Património Mundial da UNESCO. Todas as salas são deslumbrantes, mas preste especial atenção ao Salão Árabe e ao Pátio das Nações.
Esta lista abrange muitos dos pontos de interesse do Porto para os amantes da arte e do design, mas a realidade é que, para onde quer que olhe, há algo notável de ver!
Pegue nesta lista e visite estes lugares por conta própria ou reserve um tour de Arte e Arquitetura connosco!
Visite-nos
Ligue-nos
Pergunte-nos