A menos de uma hora de carro do Porto, a cidade de Aveiro é uma fuga colorida e única do quotidiano.
Cruzada por canais e pontilhada de edifícios art nouveau pintados em tons pastel, história, cultura e beleza natural unem-se para criar uma experiência memorável para os visitantes.
Quer esteja a pensar fazer uma excursão de um dia a Aveiro ou ficar na região, aqui estão as melhores coisas para fazer e ver em Aveiro, Portugal!
O Museu de Aveiro contém uma vasta coleção de peças religiosas, incluindo pinturas, esculturas e joias renascentistas. O edifício onde se encontra o museu era um mosteiro do século XV conhecido como Mosteiro de Jesus. A Princesa portuguesa Joana viveu aqui durante os últimos anos da sua vida e, quando entrar no museu, uma das primeiras coisas que verá é o seu túmulo de mármore intrincadamente detalhado. A Princesa Joana opôs-se a várias propostas de casamento e em vez disso entrou para o Convento Dominicano de Jesus, instalado neste mosteiro, em 1475. Esta devoção religiosa levou à sua beatificação em 1693 pelo Papa Inocêncio XII.
Outros pontos altos do museu incluem a capela e o pátio central. Não deixe de conferir a nave e a abside da capela e demore algum tempo a admirar a talha dourada e os azulejos que retratam a vida da Princesa Joana.
Como muitos lugares em Portugal, Aveiro tem várias praias incríveis.
A menos de 10 km do centro da cidade, a Praia da Barra pode ser um refúgio de praia muito necessário. Situada onde a Ria de Aveiro, ou lagoa de Aveiro, se encontra com o oceano Atlântico, o extremo norte da praia é protegido por longos quebra-mares, proporcionando águas calmas perfeitas para nadar. A parte sul da praia é de águas abertas, caracterizada por dunas e um longo passadiço de madeira. Esta secção sul é popular entre os surfistas e é onde encontrará a escola de surf, caso queira uma aula antes de entrar na água.
Fora da cidade fica a vila de pescadores da Costa Nova. Se reservou uma visita guiada a Aveiro, é provável que faça uma visita aqui. Caso tenha planeado a sua própria viagem, não deixe de incluir a Costa Nova.
Esta vila é conhecida pelas suas coloridas casas às riscas. Estes palheiros já foram usados por pescadores para armazenar o seu equipamento, mas agora são usados como casas de férias.
A Praia da Costa Nova é caracterizada por dunas de areia e é o local perfeito para apanhar sol ou refrescar-se na água. Por estar mais adiante na costa e não ser protegida como a Praia da Barra, as águas aqui não são tão calmas.
Mas talvez a coisa mais incrível de se experimentar na Costa Nova seja o mercado de peixe! O Mercado do Peixe data do século XVIII e é o lugar perfeito para experimentar peixe fresco vindo direto da água. Peça alguns búzios, caranguejos, perceves ou camarões e serão preparados enquanto espera. Se não estiver com fome, faça uma visita ao mercado na mesma. Se o visitar de manhã, verá o mercado em plena atividade. As vistas e os sons são tão autênticos quanto possível e proporcionam um vislumbre inigualável das ricas tradições piscatórias de Portugal.
Localizado na praia da Barra e com 62 metros de altura, o Farol da Barra é o farol mais alto de Portugal.
Construído em 1893, o farol ajudava a proteger os navios das águas oceânicas perigosamente rasas que circundam Aveiro. Nas tardes de quarta-feira, o público pode subir os 271 degraus até à plataforma que oferece vistas espetaculares da lagoa, da Praia da Barra, da Costa Nova, de Aveiro, bem como de São Jacinto e das Gafanhas.
Muitas vezes chamada de "a Veneza de Portugal", Aveiro é uma cidade de canais. Uma das melhores formas de ver Aveiro é a partir do canal durante um passeio de moliceiro. Os moliceiros são barcos pintados com cores vivas, semelhantes a gôndolas. Historicamente, estes barcos eram usados para a colheita de algas marinhas. A alga marinha era então usada como fertilizante.
Um passeio normalmente leva cerca de 45 minutos e fornece detalhes da cidade, da sua arquitetura e estilo art nouveau, e das salinas que delimitam a lagoa.
Esta é uma atividade que não precisa de reservar com antecedência. Haverá muitos barcos disponíveis, por isso apareça simplesmente no cais e embarque!
Se vai viajar de comboio para Aveiro a partir de Lisboa, vai ficar maravilhado com a estação ferroviária. Se chegar à cidade de carro ou autocarro, recomendamos que reserve um tempo para visitar a estação.
O antigo terminal, concluído em 1916, é decorado com os famosos azulejos azuis de Portugal. Estes azulejos retratam muitas cenas incluindo moliceiros, homens e mulheres em trajes regionais, as salinas e os canais de Aveiro.
Com mais de um século, a antiga estação ferroviária oferece um vislumbre da rica história e das tradições de Aveiro.
Seria tolice visitar Aveiro sem provar algumas das iguarias locais.
Os ovos moles são doces tradicionais feitos de gema de ovo e açúcar. Historicamente, eram feitos por freiras nos antigos conventos da cidade e a receita foi transmitida aos moradores à medida que estas instituições foram fechando. A versão mais popular destes doces é embalada em papel de arroz e trabalhada à mão para se assemelhar a búzios e cascas de caranguejo. Pode encontrá-los em pastelarias por toda a cidade, mas é na Maria da Apresentação que encontra os melhores.
As tripas de Aveiro são semelhantes aos crepes, mas feitas com uma massa mais espessa. Os recheios podem incluir compota, chocolate ou ovos moles.
A sul de Aveiro encontra-se a cidade de Ílhavo, onde fica o Museu Marítimo de Ílhavo. Este moderno museu marítimo presta homenagem à história marítima de Portugal, com especial destaque para a pesca do bacalhau.
Lá dentro, encontrará uma réplica dos arrastões que navegavam até Newfoundland para apanhar a sua pesca. O museu também apresenta ferramentas do comércio, detalhes sobre como era a vida nos barcos, e a história e cultura da pesca na região.
Uma das coisas mais populares para ver no museu é o aquário cheio de bacalhau do Atlântico.
Dirija-se às margens da Ria de Aveiro para visitar o Ecomuseu Marinha da Troncalhada. Um museu ao ar livre, onde pode aprender tudo sobre as salinas e os métodos tradicionais de produção de sal. Poderá dar uma volta pelas salinas e ler os painéis de informações ou reservar uma visita guiada.
Nas proximidades encontra-se um pequeno spa onde poderá dar um mergulho numa piscina de sal enquanto observa os trabalhadores da salina a passarem o dia. O spa está aberto apenas de maio a outubro, portanto, se realmente deseja fazer isto, planeie em conformidade.
Para os amantes da natureza, a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto é imperdível. A reserva de 700 hectares fica entre a lagoa e o oceano.
A rede de trilhos passa pela floresta próxima e atravessa as dunas de areia. O cenário é perfeito para a observação de pássaros e para caminhadas. Há um circuito de 8km que leva cerca de 3 horas a concluir, mas que permitirá ver toda a reserva.
Para chegar à reserva, pode apanhar um ferry na praia da Barra ou dar a volta à lagoa de carro, embora este trajeto demore muito mais do que o ferry.
Aveiro é uma cidade encantadora que oferece um pouco de tudo para viajantes de todos os tipos. Quer se interesse por história, arquitetura, gastronomia ou natureza, há algo para explorar e desfrutar em Aveiro.
Para mais ideias de como passar o tempo em Aveiro, consulte o nosso itinerário aqui. Contacte-nos hoje para o ajudar a planear as suas férias de sonho em Portugal!
Visite-nos
Ligue-nos
Pergunte-nos