As Melhores Regiões De Vinhos Em Portugal

Portugal é conhecido pelas suas praias surpreendentes e pelas suas significantes contribuições culturais, mas também é famoso por ser um dos melhores países produtores de vinho do mundo.

Se está a planear uma viagem a Portugal e gostava de experimentar os melhores dos melhores, nós fizemos um guia com as melhores regiões de vinhos em Portugal. 

Coloque estas regiões no seu itinerário, dê um pequeno gole e aprecie!

Vale do Douro

Bom vinho é produzido por Portugal inteiro, mas de longe que o melhor vem da região do Vale do Douro.

Alguma vez experimentou um bom vinho do Porto? Pode agradecer às práticas tradicionais desta área. Há milénios que as colinas do Vale do Douro têm sido trabalhadas à mão em plataformas em forma de degraus. A história é tão impressionante que a região foi nomeada como património da humanidade pela UNESCO.


Antes de 1956, o vinho desta região costumava ser exportado pelo Porto pelo rio Douro acima, em barcos coloridos envelhecidos nas tradicionais adegas de Vila Nova de Gaia. Vinhos do Porto doces e fortificados como: Tawny Porto, LBV Porto e os vinhos do Porto vintage são os mais comuns associados a esta região. Apesar dos vinhos tinto do Porto serem os mais comuns, esta área também produz branco e rosé Porto. O vinho Tinto Douro são vinhos, completamente, vermelhos com a mesma uva vermelha que produz vinho do Porto. O Douro Branco são vinhos ligeiramente brancos com um mínimo de sabores frutados e de alta acidade.


Ao visitar o Douro, tente parar na:

Quinta do Portal: Para amantes de vinho, uma visita à adega da Quinta do Portal é quase como obrigatória. Este local tem um centro moderno de visitas e não é necessário reservar com antecedência uma visita, tornando-o num local conveniente para visitar.

Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo: Para aqueles que adoram vinho e comida, este é o local perfeito. Afinal, o que é uma degustação de vinhos, sem uma combinação deliciosa de alimentos.

Quinta do Seixo: Este local com séculos de existência, possui 100 acres de vinho e uma adega moderna. Para degustação de vinho e visitas, não é necessário agendar com antecedência.



Alentejo

Localizado a sudeste de Lisboa, o quente e seco clima desta região produz vinhos incríveis.

A região do Alentejo é conhecida pelas suas vinícolas progressivas que levaram ao reconhecimento internacional dos vinhos alentejanos.

Os vinhos brancos desta região são leves e ligeiramente ácidos com aromas de frutos tropicais, enquanto que os tinto são ricos, robustos, concentrados e ricos em taninos com aromas semelhantes a bagas selvagens.

Os vermelhos são feitos através do uso de uma variedade de uvas, incluindo Aragonez, Trincadeira, Castelão, Alfrocheiro e Alicante Bouschet. Enquanto que as uvas nesta região incluem Arinto, Antão Vaz, Roupeiro e Fernão Pires.


Ao visitar o Alentejo vá à:

Adega da Cartuxa: Esta adega fica localizada em Évora, onde você pode ingressar numa visita guiada até à adega e experimentar algumas das melhores combinações de comidas e vinhos imagináveis. Esta adega já passou por várias renovações e expansões, mantendo sempre o seu charme antigo.

Herdade do Esporão: Esta adega é considerada pioneira no turismo do vinho. Estas vinhas produzem vinhos equilibrados com grande potencial de envelhecimento. Existem várias coisas únicas e interessantes para fazer nesta adega. Você pode fazer degustação de vinhos, uma visita ao porão e alugar uma visita de bicicleta que inclui um piquenique, ou você pode experienciar a observação de pássaros.



O Algarve

Apesar de ser mais famoso pela sua vida noturna, campos de golfe e praias de areia dourada, o Algarve não falha no departamento do turismo de vinho!

Até há bem pouco tempo, a produção de vinho nesta região não era considera muito boa, contudo, nos últimos anos, muitas vinícolas começaram a produzir um produto de qualidade que rivaliza com aquele produzido nas outras partes de Portugal.

A variedade de uvas nesta região consiste, maioritariamente, em Tinta Negra Mole e Crato Branco. Devido ao clima quente do Algarve, os tinto são potentes, com pouca acidez, elegantes e aromáticos, enquanto que os brancos são frescos e cheios.


Ao visitar o Algarve, tente visitar a:

Quinta dos Vales: Localizada na parte oeste do Algarve, esta adega possui 15 tipos diferentes de uvas nas suas vinhas e uma adega vencedora de prémio. Esta inclui acomodações para que possa ficar perto e aproveitar, verdadeiramente, as belas redondezas. Numa degustação de vinho, pode experimentar uma grande variedade de tintos, brancos e rosés. Para além disto, pode ir caminhar, andar de bicicleta, ou nadar!

Quinta de Mata-Mouros: Perto de Silves, com 12 hectares de vinhas e com uma interessante história. Do século XII até ao século XIX, este local serviu de casa ao Convento de Nossa Senhora do Paraíso. De facto, a estrutura principal do convento continua preservada até hoje! Venha provar alguns dos vinhos mais finos, como: Euphoria Tinto, Euphoria Rosé, Euphoria Branco, Convento do Paraíso Tinto e Imprevisto Tinto, depois vá lá fora apreciar as paisagens de Silves e o seu castelo!


Lisboa

Esta região que inclui Lisboa, produz muitos vinhos de alta qualidade que são exportados para todo o mundo. Abrangendo a costa atlântica e esticando-se até às montanhas, esta região possui uma grande variedade de uvas adaptadas às várias condições de crescimento. Por exemplo, a húmida e fria região de Óbidos produz incríveis vinhos espumantes, enquanto que a seca região do Alenquer produz tintos encorpados.

Os vinhos mais famosos desta área incluem o Arinto branco que são cítricos, leves e movidos a cera de abelha, e os Alenquer tinto concentrados e altos em taninos.


Ao visitar Lisboa, certifique-se de que visita a:

Adega Regional de Colares: Fundada em 1931, esta é a mais antiga cooperativa de vinho em Portugal. Todos os vinhos aqui produzidos seguem uma metodologia tradicional e é tomado um máximo cuidado para a preservação da terra, das uvas e dos velhos hábitos. Os edifícios são construídos com barris de madeira, tanques e pipas com capacidade para um milhão de litros! A degustação dos vinhos e as visitas guiadas são feitas com marcação prévia, por isso, certifique-se que marca a sua antes de chegar.

Quinta de Chocapalha: Se for para Norte em direção à Aldeia Galega da Merceana, vai encontrar a Quinta de Chocapalha. Esta adega tem bastante orgulho nas suas práticas sustentáveis de cultivo. A produção de vinho nesta área data desde a era da ocupação dos romanos e tem sido praticada com bastante cuidado e atenção aos detalhes, gerida por esta família. Conhecida pela produção tradicional de vinhos tinto e branco, é possível provar os vinhos enquanto faz uma visita à adega e ao porão. Esta é outra localização que necessita de ser marcada com antecedência, por isso, mais uma vez, certifique-se de que o faz.


Península de Setúbal

Setúbal fica localizado através do rio Tejo, no Sul de Lisboa. Esta região é famosa pelo vinho Moscatel, e produz também vinhos doces e fortificados, tintos e secos brancos.

Com uma história de produção de vinho desde o tempo dos romanos, existe bastante para observar e provar, quer esteja a planear visitar um dia a partir de Lisboa, ou em visitar a região por si só.

Quando for visitar a Península de Setúbal, certifique-se de que visita a:

J.M. da Fonseca: Um dos mais famosos produtores de vinho do país, esta localização data de 1834 e permaneceu na mesma família desde essa altura. Você pode realizar uma visita às caves de vinho conhecidas como “Adega da Mata” e “Adega dos Teares Novos”, onde pode encontrar Muscatels antigos, alguns com mais de 100 anos!

Quando terminar esta visita, é tempo de provar alguns dos produtos com deliciosas iguarias locais!


Bacalhoa: Bacalhoa é uma mistura mágica do moderno com o antigo. Esta localização possui interessantes esculturas e uma coleção de azulejos de cerâmica verdadeiramente impressionante datados desde o século XVI até ao século XIX.

Com antigas oliveiras, um passeio nos jardins é como uma viagem atrás no tempo. Explore a adega e as relíquias históricas que podem ser encontradas por todo este edifício moderno e termine com uma degustação de vinhos.



Dão

O Dão é bastante conhecido por produzir vinhos de alta qualidade. As uvas desta região crescem em altas altitudes, em solo que consiste em granito e xisto. Os vinhos aqui são mais leves do que aqueles encontrados no Douro, mas são ricos e bem estruturados com boa acidez.

É no Dão que irá encontrar o famoso Touriga Nacional. Esta uva rica e aromática é o que torna os tintos desta região com um acabamento suave e aveludado.

Para além de produzir vinhos incríveis, esta área é completamente impressionante. Com pinhais, vinhas e a Serra da Estrela, uma viagem até aqui vai ser tão agradável à vista como ao paladar.


Ao visitar o Dão, faça uma paragem na:

Quinta de Cabriz: Uma das mais famosas quintas da região, a Quinta de Cabriz possui 38 hectares de vinhas que produzem dos melhores vinhos no país. Aqui pode fazer degustação de vinhos, uma visita à adega e às vinhas e quando terminar apreciar a gastronomia local com uma combinação perfeita!

Paço dos Cunhas de Santar: Construído pela primeira vez em 1609, o Paço dos Cunhas de Santar é conhecido como uma das paragens obrigatórias para enoturismo. A Vinha do Contador é uma das mais emblemáticas vinhas do país, e uma visita a este local é uma experiência, verdadeiramente, única. Entre a incrível combinação de comida, vinho e das bases históricas da própria adega, há bastante para fazer e ver.


Minho

A região do Minho é conhecida por produzir leves, nítidos e refrescantes vinhos. A especialidade do Minho é o vinho verde. Este vinho é feito de uvas imaturas e faz uma combinação ideal com saladas, peixe, vegetais e sabores cítricos.

Os brancos e rosés desta região têm sabores frutíferos. Os brancos são temperos como limonada com pedaços de melão e de groselha, com uma textura gredosa. Os rosés são também temperos como limonada, mas carregam um sabor de uva vermelha.


Ao visitar o Minho, certifique-se de que vai à:

Quinta do Soalheiro: Quente e acolhedora, os visitantes da Quinta do Soalheiro sentem-se como parte da família. A sua arquitetura moderna combinada com as suas vistas surpreendentes tornam-na numa experiência memorável. Nesta localização, você pode visitar as vinhas, aprender mais sobre a história da produção do vinho nesta região, realizar degustação dos seus vinhos mais populares, ou fazer um teste de fusão que irá puxar os seus sentidos até ao limite.

Quinta da Aveleda: Perto do Porto, uma visita guiada a esta adega irá parecer como uma viagem no tempo. Propriedade da mesma família desde 1870, estes vinhos refletem mestria da produção. A adega por si só, é surpreendente, com novas descobertas a cada canto. Todas as visitas são tratadas como únicas. Os funcionários trabalham para personalizar as degustações para si e para o seu grupo, criando uma quente e memorável experiência.


Madeira e Ilha do Pico (Açores)

Os vinhos das ilhas da Madeira e do Pico nos Açores não são para os fracos de coração e são uma experiência tão interessantes como as próprias ilhas.

A Madeira é conhecida por produzir alguns dos mais celebrados vinhos fortificados no mundo! Esta ilha é também uma das regiões conhecidas por crescer a uva malvasia. Os brancos fortificados da Madeira podem ser divididos em variáveis secas e doces.


O Pico contém uma área da UNESCO com paredes de pedra antigas, protegendo os vinhos Verdelho. As uvas Verdelho são as principais uvas brancas desta região. Os melhores vinhos do Pico são dourados e viscosos com sabores doces, azedos e salgados. Estes também possuem um pouco de fumaça que pode ser atribuído à paisagem vulcânica.

Ao visitar os Açores, tente parar na:

Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico: A Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico, ou Cooperativa do Vinho do Pico, foi fundada em 1949 e tem feito décadas de trabalho a restaurar as paredes de basalto. Os visitantes desta cooperativa podem aprender a viticultura local, a partir de marcas que incluem a Terras de Lava, Frei Gigante e Basalto. Com várias visitas e workshops, está é, simultaneamente, uma experiência agradável e educacional.

Adegas de São Francisco: Ao visitar a Madeira, você deve visitar a mais antiga cave de vinhos nas Adegas de São Francisco. Neste local, pode explorar a história do vinho da Madeira e observar o moinho do século XVII. A sala de degustação de vinhos possui um quadro do pintor austríaco Max Rommer, que chegou a viver nesta ilha. As caves são exemplos da arquitetura civil barroca.


As regiões vinícolas em Portugal são variáveis e esta lista não incorpora tudo o que tem para ver e provar, contudo esta lista inclui os nossos sítios favoritos. Se está interessado em explorar a história e os sabores dos vinhos em Portugal, contacto-nos hoje e nós iremos ajudá-lo a planear uma rota de vinhos de sonho!