Castro Marim é uma pequena cidade, localizada no meio de uma reserva natural no sul do Algarve.
Os primeiros registos da zona, datam do período neolítico, época em que Castro Marim estava muito mais próximo do mar do que está hoje. Durante muitos anos, a cidade prosperou como porto, acolhendo navios que traziam metais e outras mercadorias das cidades vizinhas de Alcoutim e Mértola.
Castro Marim faz parte da região do Baixo Guadiana, juntamente com Vila Real de Santo António e Alcoutim. Estes três municípios estão todos ligados pelo rio Guadiana, ocupando uma área de 950 km² que combina uma paisagem de montanhas, rio e mar.
O Castelo de Castro Marim é um dos principais monumentos da cidade. Foi construído em algum momento entre os séculos X e XIII e já foi a sede da Ordem dos Cavaleiros Templários. Situado acima de uma colina, o castelo oferece vistas notáveis da cidade, do rio Guadiana, das salinas da Reserva Natural do Sapal e do mar, ao longe. Dentro das muralhas do castelo, encontrará as ruínas de uma igreja do século XIV, chamada Igreja de Santiago e um pequeno Museu Arqueológico. O bilhete para o castelo inclui uma visita ao museu que abriga uma série de artefactos que vão desde a Idade do Bronze até ao período romano.
No século XVII, o castelo caiu em desuso e uma nova fortificação, o Forte de São Sebastião, foi erguida na colina oposta para defender a cidade dos ataques.
Além do castelo e do forte, um dos edifícios mais impressionantes de Castro Marim é a Igreja de Nossa Senhora dos Mártires. A igreja foi estabelecida no século 18 e tem características impressionantes, como a cúpula e a torre do sino.
Castro Marim está rodeada por uma grande reserva natural, conhecida como Reserva Natural do Sapal. A reserva estende-se por mais de 2.000 hectares, cobrindo uma área de salinas e áreas secas de solos de xisto. A Reserva Natural do Sapal é o habitat de várias aves, incluindo flamingos e cegonhas e tem uma rica flora com mais de 400 espécies de plantas. Para saber mais sobre a reserva, pode ir ao centro de visitantes do Cerro da Rocha, que oferece sugestões de itinerários na área.
A norte de Castro Marim, fica Odeleite, uma pequena aldeia nas margens do rio Odeleite. Visto do ar, o rio parece a forma de um dragão, daí o nome de “Rio do Dragão Azul”: O melhor lugar para admirar esta magnífica vista é da Barragem de Odeleite.
O litoral de Castro Marim é constituído por três praias: Praia Verde, Praia da Alagoa e Praia do Cabeço. As praias são apoiadas por dunas baixas e pinheiros e oferecem águas calmas e mornas durante o verão.
Castro Marim é muito tranquila durante a maior parte do ano, mas ganha vida em agosto com seu festival medieval. Conhecido como os “Dias Medievais”, o festival acontece no último fim de semana de agosto e conta com apresentações de rua, esgrima tradicional e barracas de comida repletas de iguarias locais. No primeiro dia do evento há um desfile entre a vila e o castelo, e no último dia há um do castelo para a vila.
Outros eventos interessantes em Castro Marim incluem a Festa do Caracol em maio, onde os moradores locais se reúnem para comer caracóis e a feira de artesanato em julho, que exibe artesanato tradicional como cestaria e fabricação de rendas e produtos regionais como mel e salsichas curadas.
Explore esta região, seguindo o nosso Tour em Castro Marim. Informe-se, também, sobre as Praias de Castro Marim.