Depois de visitar a cidade dourada de Salamanca, pode continuar a sua viagem seguindo a fronteira entre Portugal e Espanha. Enquanto estiver do lado espanhol irá passar pelo Parque Natural Arribes del Duero e por pequenas povoações como Aldeadávila de la Ribera e Zamora.
Depois chegará a Portugal pela aldeia de Rio de Onor, passando pelo Parque Montesinho, onde poderá desfrutar de vistas incríveis para a paisagem, antes de chegar ao centro de Bragança,
Abaixo encontra-se um itinerário da nossa viagem de um dia ao longo do Norte de Espanha e de Portugal, incluindo sítios para comer, caso queira seguir os nossos passos.
De Salamanca siga para oeste, em direção ao parque Arribes del Duero. Estendendo-se por mais de 100 hectares, estabelece a fronteira norte entre Espanha e Portugal, com o rio Douro a correr pelo meio. A sua paisagem é composta por montanhas altas, afloramentos de granito e cascatas. Se visitar no início do ano, vale a pena passar pelo Pozo de los Humos, uma bela cascata que deságua no rio Uces. Para aprender mais sobre o parque pode visitar o centro turístico na aldeia de Sobradillo.
O Arribes del Duero também é uma região vinícola, pelo que irá encontrar algumas adegas por ali espalhadas, como a Bodegas Arribes del Duero ou a Bodegas Ribera de Pelazas. Para os amantes da natureza, há muitos trilhos pedestres, como o Senda del Duero, um percurso que segue o curso do rio Douro.
Aldeadávila de la Ribera é uma aldeia pitoresca situada no interior do Arribes del Duero, apelidada de "coração de Arribes" pelo escritor espanhol Miguel de Unamuno. A aldeia está rodeada por miradouros, de onde se podem contemplar o rio e as montanhas. Os melhores são o Mirador del Picón de Felipe e o Mirador del Fraile. Perto deste último tem ainda o Llano de la Bodega, um espaço para piqueniques com bancos e mesas de pedra.
Ainda na aldeia existem outros locais interessantes, como a Iglesia de San Salvador e o Monumento al Cabrero, que foi dedicado aos pastores locais.
Se vier no verão, também deve parar pela Playa del Rostro, uma pequena praia fluvial onde pode nadar, alugar um caiaque ou fazer um passeio de barco.
De Aldeadávila de la Ribera vá de carro até à cidade de Zamora. Esta situa-se ao longo das margens do rio Douro e tem um centro histórico encantador, rodeado por edifícios de pedra medieval. Existem mais de 20 igrejas Românicas em Zamora, que é mais do que em qualquer outra cidade espanhola. Pode começar o seu passeio na Santa Maria Madalena de Zamora. Esta igreja fundada no século XII é uma das mais bonitas da região, graças em parte à porta adornada com motivos florais.
Da igreja, caminhe em direção à Puente de Piedra, uma ponte pedonal que remonta ao século XIII.
A poucos passos de distância da ponte tem o Mirador del Troncoso, que oferece vistas esplêndidas para o rio e para a ponte.
A caminho do castelo, é impossível não reparar na catedral, com a sua cúpula imponente erguida sobre os telhados da cidade.
No interior desta catedral poderá encontrar o Museo Catedralicio, que contém uma coleção impressionante de tapeçaria flamenga.
Por fim, suba até ao Castelo de Zamora e caminhe ao longo das muralhas para ter uma vista panorâmica da cidade.
Enquanto estiver por Zamora, pode almoçar no El Mesón del Zorro. Este restaurante fica perto da estação de comboios e especializa-se em pratos de carne. É famoso pelo seu Cocido, um guisado tradicional espanhol feito com grão-de-bico, carne e legumes. Se quiser ficar perto do centro, pode experimentar as tapas inovadoras do Lasal.
À tarde regresse à estrada e continue a sua viagem em direção a Portugal, entrando por Rio de Onor. Com pouco mais de 70 residentes, esta aldeia minúscula está dividida em dois pela fronteira entre Portugal e Espanha. Aqui casas de xisto delineiam ambas as margens do rio e ovelhas passeiam livremente pelos campos verdejantes. Nas ruas e nos cafés, ouvirá uma mistura de português e espanhol, que se trata de um dialeto local conhecido como Rionorês.
Rio de Onor é uma das muitas aldeias situadas no interior do Parque Natural de Montesinho. Depois de visitar a aldeia, vale a pena tirar algum tempo para explorar esta paisagem protegida com mais de 70.000 hectares. Aqui castanheiros e carvalhos cobrem as colinas, oferecendo abrigo a uma variedade de espécies, incluindo o lobo ibérico, javali e veados.
É um local ideal para fazer ciclismo e caminhadas, bem como para nadar, uma vez que existem algumas praias fluviais, como a Praia Fluvial de Fresulfe.
Para o jantar, pode ir até à aldeia de Varge e desfrutar de uma refeição no restaurante O Careto. Fica numa casa de pedra tradicional com paredes de xisto e um forno a lenha. Serve refeições caseiras deliciosas e as especialidades incluem o Bacalhau Assado (bacalhau assado) e a Posta Mirandesa, um corte de carne grosso típico desta região.
Termine o dia em Bragança, a capital da região de Trás-os-Montes. À medida que se for aproximando da cidade, avistará as luzes refletidas sobre a fortaleza medieval e sobre o castelo, que fica no topo de uma colina.Sugerimos dar um passeio pelo centro histórico e depois dirigir-se à Pousada Bragança, para passar a noite. Se quiser saber o que fazer na cidade, convidamo-lo a consultar o nosso itinerário de Bragança.
Não há falta de atividades para fazer em família durante esta viagem. Por exemplo, pode fazer um passeio de barco no rio Douro para explorar o parque natural com as crianças de uma forma divertida. Alternativamente, pode fazer uma caminhada e avistar cascatas, como o Pozo de los Humos. Existem também muitos locais perto dos miradouros onde pode parar para fazer um piquenique. Do lado de Portugal, pode explorar o Parque Natural de Montesinho numa caminhada ou seguir um dos trilhos para bicicletas. Pode também visitar o Parque Biológico de Vinhais, um enorme parque onde é possível interagir com alguns animais ou até passar a noite numa das suas tendas.
A primavera e o outono são as épocas ideais para visitar esta região, caso pretenda fazer caminhadas ou observar a vida selvagem. Já o verão é perfeito para nadar ou fazer um passeio de barco pelo rio. Os invernos tendem a ser um pouco mais frios, mas ainda assim agradáveis o suficiente para visitar cidades como Zamora e Bragança. Inclusive, Bragança organiza uma festa tradicional na época do Natal que vale a pena conhecer. É conhecida como Festa de Inverno e conta com a presença dos infames Caretos (gente vestida com disfarces de franjas e máscaras diabólicas).
Visite-nos
Ligue-nos
Pergunte-nos