A segunda maior cidade de Portugal, o Porto é uma mistura fascinante de história, cultura, arte e diversão. Um destino turístico de primeira com muito para ver e fazer, pode ser difícil saber por onde começar!
Quer se encontre na cidade numa visita relâmpago ou estiver a planear passar férias prolongadas, este guia para visitantes do Porto irá informá-lo sobre os locais e atividades imperdíveis, onde ficar e onde comer.
Se quiser tirar o máximo partido da sua estadia no Porto, aqui está tudo o que precisa de saber:
O Porto é o tipo de cidade que requer pelo menos alguns dias para experienciar verdadeiramente tudo o que este belo local tem para oferecer. Mas se está com pouco tempo ou quer uma lista de locais (e paisagens) que com certeza vai gostar, nós estamos aqui para ajudar!
Uma das coisas pelas quais Portugal é famoso é pelas suas belas praias e a área do Porto tem muito para oferecer neste departamento.
O Porto está perfeitamente situado entre duas regiões de praia, Costa Verde a norte do rio Douro e Costa Prata a sul. Felizmente, é fácil chegar às melhores praias da região por táxi ou transporte público.
A Praia do Senhor da Pedra é o local perfeito para um dia de praia. Existe um comboio direto da estação de São Bento, no Porto. Levará cerca de 30 minutos para chegar, mas quando lá estiver, poderá passar o tempo a relaxar e a apreciar a vista.
Esta praia deve o seu nome à capela do Senhor da Pedra que se ergue num dos afloramentos rochosos nas redondezas. Se visitar o Porto no mês de junho, pode testemunhar a peregrinação anual em homenagem ao Senhor da Pedra. Esta celebração acontece durante 3 dias, começando no Domingo da Santíssima Trindade.
É importante notar que a temperatura da água nesta praia é surpreendentemente “refrescante”, permanecendo por volta dos 18℃, mesmo em pleno verão. A área está exposta a fortes ondas do oceano Atlântico, por isso é importante ter cuidado ao nadar. Estas ondas, no entanto, fazem desta uma ótima praia para o surf! Esteja ciente de que há muitas pedras ao redor da costa, então tenha cuidado!
A Praia do Senhor da Pedra está localizada perto de cafés, restaurantes e lojas, por isso pode relaxar sabendo que tudo o que precisa não está muito longe!
Esta praia é uma das preferidas para passar o verão por parte dos residentes do Porto e não é difícil perceber porquê.
A apenas 8km do Porto, chega-se ao local através da linha 500 do autocarro que sai da Praça da Liberdade. Também se pode apanhar o metro, mas este não oferecerá a mesma rota cénica de impressionante beleza.
A Praia de Matosinhos é a maior praia perto do Porto e possui areias suaves e águas cristalinas e limpas. Se procura as vistas deslumbrantes que oferecem muitas praias portuguesas, ficará desapontado. Situado perto de um porto de contentores e de um porto de pesca, o cenário não é exatamente natural. MAS não deixe que isso o detenha.
Esta praia é vigiada no verão por nadadores-salvadores, o que a torna segura para as crianças, mas ainda tem ondas suficientes para ser perfeita para o surf e outros desportos aquáticos. E tal como a Praia do Senhor da Pedra, esta praia está próxima de vários restaurantes, cafés e comodidades.
Com um exterior clássico gótico, a Igreja de São Francisco é uma igreja repleta de maravilhas barrocas e rococó. Situada no centro histórico do Porto, não se deixe enganar pelo exterior discreto.
Datada do século XIII, a igreja foi declarada monumento nacional em 1910 e, em 1996, foi declarada Património Mundial da UNESCO.
Composta por 3 naves, 5 secções e múltiplos retábulos, o interior mostra a obra de muitos escultores do Porto. Para onde quer que olhe, há entalhes de madeira detalhados e intrincados, cobertos por folha de ouro. Há tanta folha de ouro na igreja que estimativas sugerem que até 300kg de ouro foram usados.
Uma das esculturas mais impressionantes é a Árvore de Jesse. Esta obra foi esculpida por Filipe da Silva e António Gomes no século XVIII e apresenta 12 imagens dos Reis de Judá numa árvore que cresce do corpo de Jessé e termina numa imagem da virgem e do menino.
Se quiser conhecer mais igrejas enquanto visita a cidade, visite a Sé Catedral e a Igreja de Santo Ildefonso.
A Sé Catedral é uma das estruturas religiosas mais importantes da cidade, com claustros ricamente decorados, enquanto a Igreja de Santo Ildefonso tem um exterior deslumbrante decorado com azulejos.
A Ribeira é a parte mais antiga do Porto e as suas ruas estreitas serpenteiam ao longo da margem norte do Douro. Cercada por edifícios antigos, a Ribeira pode realmente transportá-lo para o Velho Mundo de uma forma que não conseguiria experimentar noutras cidades antigas como Lisboa.
Nesta área, encontrará muitas lojas de gerência familiar, restaurantes tradicionais e bares da moda. À noite, as ruas ganham vida com os foliões em busca de diversão.
Estas ruas são os melhores lugares para ver a ponte Maria Pia. Esta ponte foi construída em 1877 por Gustave Eiffel para ligar a linha férrea ao Douro.
A Ribeira é também o melhor local para ver a Ponte Dom Luís.
Por falar nisso, se procura as melhores vistas da cidade do Porto, dê um passeio pela Ponte Dom Luís. Ficará feliz em tê-lo feito.
A Praça da Ribeira é outro Património Mundial da UNESCO. A praça já serviu de eixo comercial no Porto. Hoje alberga vestígios arquitetónicos do passado, como a fonte de 3 andares construída na década de 1780. A praça é onde poderá ver muitos dos edifícios coloridos do Porto e experimentar as ofertas exclusivas dos vendedores ambulantes. Vale a pena visitar.
Se não quiser visitar este bairro histórico por conta própria, pode reservar uma visita guiada. Para quem estiver preocupado em perder alguns dos marcos e pontos turísticos, esta pode ser a melhor opção.
O Rio Douro teve um papel significativo na história do Porto. Parte do motivo pelo qual esta cidade prosperou desde o início foi devido à sua proximidade com o rio. Se quiser ver um lado diferente da cidade que não consegue ver num passeio a pé, o rio é o lugar certo.
Há algumas opções diferentes, dependendo de quanto tempo deseja passar na água. Pode fazer pequenos cruzeiros que duram cerca de 1-2 horas ou pode fazer uma viagem de um dia que o levará pelo Vale do Douro até à famosa região vinícola do Douro.
Se escolher um dos cruzeiros mais curtos, tente programá-lo para o entardecer. Estes cruzeiros levá-lo-ão sob as 6 pontes que cruzam o rio e com as luzes da cidade a dançar na água, será uma experiência verdadeiramente mágica.
Uma das coisas pelas quais o Porto é mais conhecido é o vinho do Porto. Um vinho fortificado deliciosamente doce, o Porto envelhece em barris que podem ser encontrados nas caves que revestem a margem sul do Douro.
Existem mais de 10 caves diferentes para visitar. Quando terminar, terá um conhecimento sólido da história da vinificação na região. Cada um dos produtores oferece degustações e tours para que tenha muito por onde escolher.
Um conselho, os passeios são oferecidos apenas em determinados horários do dia com um idioma definido. Para evitar aparecer num horário de folga ou ser registado num tour com um idioma que não conhece, tente pré-reservar a sua vaga.
O mundo da arte está bem vivo na cidade do Porto. Vive e respira nas igrejas e na arquitetura, mas a arte contemporânea prospera no Museu de Arte Contemporânea de Serralves. Embora a arte contemporânea não seja o género de todos, este museu vale uma visita.
A Casa de Serralves tem uma fachada deslumbrante em art déco e os jardins que a rodeiam são idílicos e serenos. O museu alberga exposições fascinantes.
Portanto, se estiver à procura de uma fuga da agitação da cidade, pare aqui para uma visita. É sempre uma boa maneira de passar algum tempo.
A Livraria Lello é amplamente considerada a livraria mais bonita do mundo. E assim que entrar, não é difícil ver porquê. Pense na biblioteca de Hogwarts de Harry Potter, mas real!
A fachada neogótica é linda, mas o interior é de tirar o fôlego. Da impressionante escadaria às belas paredes de madeira e ao inesperado teto de vitral, este local é um verdadeiro banquete para os olhos.
Não tenha pressa, passeie e celebre os detalhes.
A Torre dos Clérigos faz parte da bela e barroca Igreja dos Clérigos. Embora a arquitetura seja encantadora, a verdadeira vista é a da plataforma da torre.
A construção foi concluída em 1763, tornando a torre no edifício mais alto do Porto. Com 75 metros de altura, é ainda hoje impressionantemente alta. Para obter a vista de 360° mais espetacular do Porto, suba os 225 degraus até à plataforma da torre. Aberta até às 23h, poderia ir mais vezes e nunca ter a mesma vista duas vezes. A cidade parece muito diferente ao anoitecer e ao meio-dia.
Subir à torre é simplesmente uma atividade imperdível. Mas esteja ciente de que a escada é muito estreita, por isso se tiver problemas de mobilidade ou não gostar de espaços apertados, pode não ser para si.
Ao ficar hospedado no Porto tem muitas opções de alojamento. Poderá ficar em hotéis ou em algo menor, como um aluguel de apartamento. Aqui estão algumas sugestões de alguns dos nossos lugares favoritos na cidade:
Este hotel eleva o luxo ao próximo nível. E como o melhor hotel do Porto, é nada menos do que seria de esperar. Com um design de interiores espetacular em todos os quartos e as melhores vistas da cidade e do rio Douro, ficará feliz por ter ficado aqui. Relaxe no spa, desfrute das duas estrelas Michelin do local e dê um mergulho na piscina.
Restaurada em 2012 e localizada no centro histórico da cidade, a InPatio Guest House é o local perfeito para chamar de lar durante a sua estadia no Porto. Cada quarto tem o seu próprio design exclusivo e o pequeno-almoço está incluído. Não adoraria tomar o pequeno-almoço num pátio da Ribeira (se o tempo permitir, claro)? Se estiver à procura de uma casa tranquila longe de casa, é esta.
É muito difícil encontrar má comida no Porto. Quer pretenda saborear especialidades locais como o caldo verde, a francesinha e o pastel de nata, ou qualquer outra coisa, terá muitas opções por onde escolher no Porto.
Outros restaurantes podem alegar que têm a melhor francesinha da cidade, mas para nós a Cervejaria Brasão lidera a lista. Se quiser experimentar esta obra-prima de sanduíche carregada de hidratos de carbono, comece aqui!
O restaurante é descontraído e confortável com uma grande seleção de cervejas artesanais e outros pratos tradicionais portugueses que vão agradar ao seu paladar.
Se sair da estação de São Bento em direção ao bairro da Ribeira, encontrará a Rua das Flores.
Esta rua é perfeita para uma prova de vinhos, compras, degustação de iguarias portuguesas como os pastéis de nata, observar as pessoas e ver arte de rua.
Ao início da rua encontrará um enorme retrato de um gato do artista espanhol Liqen. Mas se mantiver os olhos abertos, verá todas as caixas elétricas brilhantemente adornadas.
Com mais de uma dúzia de caixas pintadas pelos artistas de rua mais populares do Porto, caminhar nesta rua é como fazer uma pequena caça ao tesouro!
Comer na Porta 4 é como ir jantar na casa de um amigo. É caloroso, amigável e convidativo.
Desfrute de vários pratos cuidadosamente preparados com combinações de vinhos escolhidas por especialistas. A entremeada ou o atum tendem a ser escolhas populares, mas não há uma má escolha aqui. Com muitas opções deliciosas, basta escolher a refeição do chef - prometemos que não ficará desapontado. Apenas certifique-se de deixar espaço para a sobremesa, vai querer experimentar a mousse de manga!
O espaço é aconchegante e com uma cozinha aberta é possível ver a atenção e o cuidado que são postos em cada prato.
Com espaço para apenas 14 pessoas, irá querer telefonar antes e reservar uma mesa. Não vai querer ficar desapontado.
O Porto é uma cidade maravilhosa e vibrante com muito para ver, fazer, saborear e explorar. Deixe-nos ajudá-lo a planear a sua viagem! Para opções no Porto, por que não conferir o nosso Pacote de Viagem Arte & Arquitetura do Porto ou o nosso Escapadela de Spa & Bem-estar no Porto.
Visite-nos
Ligue-nos
Pergunte-nos