O Guia De Visita Para Sagres

Se você se dirigir para baixo em direção ao ponto mais a Sudoeste da Europa continental, você irá passar inevitavelmente por Sagres.

Com uma incrível ligação à história portuguesa, praias gloriosas, falésias e paisagens oceânicas, Sagres é uma localização digna de se visitar durante as suas férias no Algarve.

Assim como Tavira, a Este, Sagres e a costa Oeste do Algarve não são tão populares entre os turistas como localizações mais centrais, tais como: Portimão, ou Faro. Contudo, a menos de uma viagem de carro de quatro horas de Lisboa e a apenas uma hora do Aeroporto de Faro, sendo uma localização de fácil acesso com bastantes coisas para explorar.

Aqui, nós criamos um guia de visita para Sagres, de forma a você poder aproveitar ao máximo a sua visita a esta área!



Atividades Para Fazer em Sagres

Você poderia pensar que uma cidade não conhecida como um foco atrativo de turistas teria poucas atividades para fazer, contudo você estaria errado. Aqui estão as nossas escolhas de topo de atividades a fazer em Sagres:


Vá até à Praia

Sagres possui algumas das melhores praias de Portugal! Quer você queira andar nas ondas, ou relaxar na costa e observar a vastidão do Oceano Atlântico, estas praias são para si.


Praia da Mareta

A Praia da Mareta é a praia que se encontra localizada mais perto de Sagres. Ela tende a concentrar algumas multidões, contudo com 800 metros de areia dourada, é provável que você encontre um pequeno espaço para relaxar.

Esta região do Algarve tende a sofrer de ventos fortes e de ondas altas, mas a Praia da Mareta fica numa baía, ficando protegida por um largo promontório rochoso que mantém as coisas um pouco mais calmas. Você irá poder observar muito windsurf, caiaque e mergulho.

Caso você não queira entrar na água, você pode tomar vantagem do facto desta praia se encontrar com face a Sul, proporcionando-lhe sol durante todo o dia!

Existem três restaurantes localizados perto da praia, com um amplo estacionamento, sendo fácil aproveitar o dia ao máximo!



Praia do Martinhal

Localizada na parte Este de Sagres, a Praia do Martinhal é outra praia relativamente larga. Ela tem pequenas ilhotas localizadas fora da costa que podem ser visitadas através de barco. Estas ilhetas de calcário são conhecidas pelas suas cavernas e grutas debaixo de água. É possível marcar uma viagem de mergulho, ou apanhar um barco a partir da praia, ou do porto de Sagres.

Apesar de se encontrar bastante protegida, existe ainda um vento forte ao longo da água, sendo mais ideal para praticar windsurf. A água aqui pode ser fria, até mesmo no verão, por isso, você deve considerar utilizar um fato de água.

A areia na Praia do Martinhal é macia e fina, sendo ideal para a construção de castelos na areia. É raro esta praia possuir multidões, por isso sinta-se à vontade para libertar o seu arquiteto interior!

Os ventos do Norte podem, por vezes, tornar a praia um pouco fria, por isso, se esse for o caso, abrigue-se num dos restaurantes e aprecie as vistas espetaculares enquanto come comida marítima fresca. O Restaurante Martinhal encontra-se localizado no fundo da parte Este da praia, havendo mais alguns locais perto.



Praia do Tonel

Caso você seja um praticante de surf, a Praia do Tonel é para si. Esta praia com poucas pessoas, relativamente pequena, oferece algumas das melhores ondas da Europa! Caso você seja um iniciante e esteja à procura de experimentar, existe uma escola de surf localizada na praia.

Com a maré alta, a praia é bastante pequena com poucos sítios para sentar, mas com a maré baixa, existem bastantes espaços. As águas aqui são frias, especialmente no inverno, podendo as correntes ser bastante fortes. Nadar na Praia do Tonel não é recomendável a não ser que você seja um nadador forte e experiente.

A própria praia encontra-se rodeada por altas falésias que dão um sentimento isolado e protegido. Existem várias formações rochosas surpreendentes que se alinham com a praia e à saía da costa você irá poder ver a gigante “rocha leão”. Dependendo do seu ângulo, esta formação parece um leão deitado na água, ou um submarino. Contudo, tenha cuidado enquanto estiver perto das falésias, pois a queda de rochas pode ser um perigo iminente.

Mesmo que você não pretenda praticar surf, as paisagens daqui são incríveis. No lado esquerdo da praia, você pode observar a Fortaleza de Sagres. Ao final do dia, os pôr do sol são verdadeiramente espetaculares.



Vá Fazer Surf

O Algarve Ocidental e, especificamente, a área de Sagres, é conhecida pelas suas ótimas condições para surf.

Como foi mencionado acima, a Praia do Tonel possui as maiores e melhores ondas, servindo como uma meca de surf. Contudo, existem outras praias nesta área, como: a Praia do Beliche e a Praia do Zavial que também atraem um grande número de surfistas.


Mesmo que você não pretenda andar nas ondas, é possível passar grandes horas sentado na praia, ou nas falésias acima, a observar os vários surfistas que vêm para estas localizações todos os dias.

A melhor altura do ano para novos surfistas inexperientes, é no verão quando as ondas são relativamente pequenas. No inverno, as ondas são mais largas, fortes, e mais adequadas para surfistas avançados, ou experientes. Se você estiver a visitar durante o inverno, você pode ter aulas de surf na Praia da Mareta.

Caso você precise de aulas de surf, Sagres é a casa de várias escolas que oferecem tanto aulas individuais, como aulas em grupo que irão cobrir todos os básicos ao longo do curso de vários dias.



Visite o Cabo de São Vicente

A 6km à saída de Sagres fica o Cabo de São Vicente. A sua localização é o ponto mais a Sudoeste da Europa continental e os romanos acreditavam no passado que este era o literal fim do mundo. Com falésias que atingem os 75 metros acima do mar, não é difícil de entender porquê!

As paisagens observadas a partir do cabo são inacreditáveis. Você pode obter um verdadeiro sentido da magnitude e da vastidão do oceano. É algo verdadeiramente inspirante.

O Cabo de São Vicente é a casa de um dos mais poderosos faróis da Europa. Tendo sido construído em 1846 e possuindo uma luz que poder observada a 60km de distância. Como o farol ainda se encontra em atividade, você não o pode visitar, contudo existe um museu, loja de recordações e um café no local.

Os ventos podem ser bastantes forte aqui, por isso assegure-se de que traz um casaco a mais por se manter quente. Assegure-se também de manter uma distância segura das bordas das falésias. Entre os ventos e as rochas soltas, pode ser perigoso ficar demasiado perto.

Se você puder chegar a tempo, fique para poder observar o pôr do sol. Você ficará contente por o ter feito!



Visite a Fortaleza de Sagres

A Fortaleza de Sagres é uma fortificação que data até a era da expansão portuguesa do século XV. Pela ordem do Infante Dão Henrique, o Navegador, a fortaleza foi construída em 1453, de forma a proteger Sagres dos piratas mouros.

O forte possui algumas paisagens incríveis da linha de costa, e num dia claro, você pode observar todo o caminho até às terras do Cabo de São Vicente.

Assim que você entrar no forte, você irá ver um largo, com 43 metros de largura, padrão circular no chão. Acredita-se que tenha sido uma bússola de vento, antigamente utilizada como uma ferramenta de navegação. Curiosamente, este compasso não foi descoberto até ao século XVIII, não tendo sido completamente escavado até 1919.

No interior do forte, você pode ver os canhões que teriam sido utilizados como proteção e uma capela conhecida como a Nossa Senhora da Graça. A capela foi erguida em 1579 e no seu interior você pode ver as representações de São Vicente, o mártir diácono do século IV que deu nome à capela.

Existe um caminho que vai do forte até à capela e volta. Uma caminhada calma ao longo do percurso é uma excelente forma de aproveitar os seus arredores!



Reserva Biogenética de Sagres

Entre a Fortaleza de Sagres e o Cabo de São Vicente fica a Reserva Biogenética de Sagres, uma reserva natural protegida que serve de casa para um grande número de espécies únicas e bio diversificadas.

Esta área possui várias opções de habitats costais, tais como: pântanos, falésias, dunas e lagoas. Estes habitats promovem vida botânica rara, incluindo: a biscutella vicentina, a diplotaxis vicentina, e a hyacinthoides vicentina.

Observadores de pássaros de todo o mundo “juntam-se” aqui para apanharem um vislumbre das 25 espécies de pássaros que fazem ninho nesta reserva. De facto, a Reserva Biogenética de Sagres é um dos únicos locais no mundo onde a cegonha branca constrói o seu ninho em falésias marítimas rochosas.

No outono, este é um grande local para observar a migração de vários pássaros planadores, gaviões-pardais, urubus, abutres-grifo e abutres-egípcios.

Durante a sua visita, se você tiver sorte, você poderá ver a jangada local de lontras a brincas no mar e a procurar comida!



Onde Comer em Sagres

Dado a sua localização de luxo na costa, Sagres tem bastante comida marítima fresca e comida tradicional portuguesa disponível para você experimentar! Aqui está uma lista de alguns dos nossos sítios favoritos para comer em Sagres:


Restaurante Carlos

O Restaurante Carlos é um dos locais onde você pode experimentar comida marítima verdadeiramente deliciosa. Experimente as cracas de ganso como entrada e depois tudo o que venha a seguir é um bónus. Experimente também o arroz de polvo e o choco, ou um belo bife de atum. Os camarões daqui são espetaculares!

O serviço daqui é acolhedor e amigável numa atmosfera familiar. Este local pode estar cheio por vezes, por isso ligue com antecedência e tente reservar uma mesa.


A Casinha

Construída no local da casa dos avós do proprietário, este restaurante proporciona belas paisagens oceânicas e uma atmosfera confortável.

Caso você peça uma cataplana de comida, experimente o peixe grelhado, peça as tapas, ou peça a salsicha portuguesa, o seu paladar ficará satisfeito! Experimente os pratos com o vinho da casa para obter a experiência completa.


Onde Fazer Estadia em Sagres

Devido a Sagres ser tão perto de outras localizações do Algarve, muitas pessoas optam por visitar a como uma visita diária. Contudo, se você preferir ficar na área um pouco mais, aqui estão alguns locais onde pode ficar:


Memmo Baleeira Hotel

O Memmo Baleeira tem tudo o que você poderia querer para uma estadia perfeita. No interior do hotel você irá encontrar: um restaurante, um bar, um salão, um spa, um ginásio, uma piscina exterior e uma piscina interior aquecida.

Os quartos são brilhantes e limpos. Tente reservar um com varanda, de forma a poder tirar partido das paisagens.

Existe um grande número de atividades disponíveis para os hóspedes aproveitarem. Ingresse nas aulas da escola de surf do Memmo Baleeira, alugue uma bicicleta, alugue uma viagem de jipe, ou marque uma ronda num dos campos de golfe das redondezas.

Com as falésias da costa a uma distância facilmente percorrida a pé, você pode trazer um lanche e explorar a área! Esta é uma ótima região para se explorar.



Martinhal Sagres Beach Family Resort Hotel

Para um pouco de luxo, Martinhal Sagres é para si. Situado perto de um parque natural protegido e com vista para a Praia Martinhal, conte com conforto, quartos relaxantes e casas de campo espaçosas.

Existe um grande número de restaurantes no interior do resort que irão satisfazer toda a gente, assim como uma loja disponível para aqueles que pretendam preparar as suas refeições por si próprios.

Com um spa, ginásio, campo de ténis, passeios turísticos e 5 piscinas disponíveis, será difícil ficar aborrecido. Caso você esteja a viajar com crianças, Martinhal Sagres tem também um grande número de atividades disponíveis para os mais pequenos.


No passado acreditava-se que este era um local místico, sendo que Sagres ainda mantém muita desta magia. Quer você esteja a planear uma viagem de surf, quer esteja à procura de um destino histórico, ou ambos, você irá encontrá-lo aqui.

De forma a experienciar por completo esta região, você pode alugar um sítio no nosso pacote de férias de 6 noites que o irá levar de Lagos, ou do Carvoeiro até Sagres. Se você tiver algo diferente em mente, contacte-nos e nós iremos ajudá-lo a planear as suas férias perfeitas em Sagres!