O Vale do Douro é uma região magnífica, repleta de história, cultura, beleza natural e vários vinhos incríveis!
Os vinhos do Vale do Douro são facilmente alguns dos melhores vinhos de Portugal e têm crescido em popularidade em todo o mundo.
Esta região vinícola está repleta de vinhas centenárias que correm ao longo do rio Douro. Com tantos locais possíveis para visitar, pode ser difícil planear a sua estadia.
Embora muitas pessoas se contentem com um cruzeiro fluvial e uma degustação no Porto, queremos ajudá-lo a conhecer de perto a história e os métodos de produção que tornaram esta região famosa.
De vinho de mesa a vinhos fortificados e portos vintage, as quintas vinícolas nesta lista têm tudo para si. Aqui está o seu guia da região vinícola do Vale do Douro e de algumas das suas melhores adegas!
A história do vinho no Vale do Douro é longa. Na verdade, a produção de vinho na região remonta à ocupação romana no século II. A tradição conseguiu inclusive sobreviver à ocupação moura. Embora beber vinho fosse proibido aos praticantes do Islamismo, este provou ser uma mercadoria valiosa, por isso era frequentemente usado no comércio e exportação.
Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, era filho de um homem do Ducado da Borgonha e acredita-se que os monges cistercienses vindos daquela região tenham sido os proprietários que desenvolveram significativamente a viticultura no Vale do Douro.
A assinatura do Tratado de Methwen em 1703 deu aos portugueses acesso privilegiado aos têxteis da Inglaterra em troca do seu acesso privilegiado ao vinho do Porto que é característico da região.
Em 1880, a indústria vinícola portuguesa foi quase destruída definitivamente por um míldio denominado oídio e o pulgão filoxera. Esta circunstância devastadora fez com que Portugal tivesse de replantar as suas vinhas e recomeçar, colocando-o em ligeira desvantagem no mercado europeu do vinho e só nas últimas décadas é que a situação se endireitou verdadeiramente.
Em 1991, o Douro Superior, ou região do Alto Douro, foi declarado Património Mundial da UNESCO em reconhecimento da sua longa tradição na produção de vinho do Porto e da forma como impulsionou o crescimento de Portugal em formas económicas e culturais significativas.
Uma vez que a região do Vale do Douro goza de condições ideais para o cultivo da uva, existem muitas vinhas excelentes para explorar. Em vez de tentar listá-las a todas, optámos por destacar algumas das nossas favoritas.
A Quinta de La Rosa é uma propriedade familiar no Pinhão. Em 1906, a propriedade foi dada a Claire Feueheerd como um presente de batismo. Hoje permanece na família, gerida pela sua neta Sophia Bergqvist.
Localizado junto ao rio Douro, o local estende-se por 55 hectares e fornece um exemplo impressionante de vinhas em socalcos da região.
A Quinta de la Rosa é conhecida tanto pelos vinhos de mesa como pelo porto. Em 2012 deu-se uma reforma completa das suas instalações de produção e adega.
Esta quinta vinícola oferece por dia três tours de 60 minutos que incluem uma pequena degustação, ou também pode organizar um tour privado. Assim como acontece com muitas quintas vinícolas desta lista, é uma boa ideia telefonar antes para reservar a sua vaga.
Com um restaurante no local, pode ficar para almoçar ou jantar, ou é possível passar a noite toda na Quinta original, pois existem 14 en suites e suites disponíveis.
A Quinta da Pacheca é uma das adegas mais antigas do país. De facto, a primeira referência a esta Quinta encontra-se num documento que data de 1738!
Para quem deseja ficar totalmente imerso na experiência da vinificação, este é o lugar para si. Esta propriedade não apenas oferece várias opções de degustação de vinhos e comidas, mas também permite que entre na ação. Na época da vindima, os visitantes podem participar da tradicional pisa das uvas!
Esta adega é conhecida pela produção de vinho do Porto, vinho do Douro, bem como um Moscatel deliciosamente doce e perfumado. Desfrute de uma degustação de vinhos ou faça um tour pelas vinhas.
A Quinta da Pacheca inclui belas acomodações, por isso faça uma pausa do normal e relaxe num dos quartos elegantes, passeie pelos jardins ou desfrute de uma refeição no restaurante adjacente. Para uma experiência especial, reserve um barril de vinho para passar a noite. Estas enormes suítes em forma de barril de vinho permitem acordar no meio da vinha e experimentar a beleza natural da região vinícola.
O menu do restaurante muda com as estações, mas pode sempre contar com uma coisa: uma excelente combinação de vinhos e comida!
A Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, ou Quinta Nova, é outra quinta vinícola antiga. Fundado em 1746, este é o lugar a visitar se quiser ir para além da experiência comum de degustação de vinhos.
A Quinta Nova oferece experiências únicas, como um passeio de barco ao longo do Rio Douro, tours pelas vinhas, visitas às adegas e a oportunidade de ser enólogo por um dia. Poderá desfrutar de combinações incríveis de comida com uma experiência de vinhos e tapas.
Do rosé ao porto vintage, as castas e terroir da Quinta Nova produzem vinhos incríveis conhecidos pela sua complexidade, sofisticação, aromas frutados, equilíbrio e concentração de cor.
Fique num dos 11 quartos disponíveis para obter uma verdadeira sensação deste local histórico. Não deixe de explorar o Núcleo Museológico do Vinho Fernanda Ramos Amorim para conhecer melhor a história do vinho do Porto e as ferramentas utilizadas para o produzir.
A Quinta do Seixo tem mais de um século de cultivo de algumas das castas tradicionais do Douro e, como tal, é a casa do Sandeman, o nome mais conhecido no vinho do Porto. De Porto Tawny a safras envelhecidas, pode encontrar e degustar todos aqui.
No Porto, pode visitar as Caves Sandeman em Vila Nova de Gaia onde as pipas e barris de vinho envelhecem há dois séculos, mas para ter uma noção real da história é necessário fazer uma visita à vinha.
Passeie pelos 100 hectares e desfrute das vistas espetaculares da costa sul do Douro. Aqui, rodeado de vinhas antigas, pode aprender sobre a misteriosa história do Vinho do Porto com o Sandeman Don. Veja uma demonstração em primeira mão dos métodos de produção de vinho antes de participar de uma degustação.
Se não pretende ficar alojado numa das adegas do Vale do Douro, existem muitas outras opções à sua disposição. Aqui estão duas das nossas principais escolhas para onde ficar no Vale do Douro:
O Yeatman é o melhor hotel do Porto. Situado no topo de uma colina, este hotel oferece vistas incríveis do Porto e do rio Douro. Cada quarto tem o seu próprio design elegante. Com um spa, duas piscinas infinitas, um restaurante e uma localização perto do Porto e das caves do vinho do Porto, esta é uma acomodação ideal até para os mais exigentes apreciadores de vinho.
Para uma fuga da animação das férias na cidade, reserve um lugar na Casa de Belharino na pequena vila de Miranda do Douro. Esta pousada de gerência familiar tem 6 quartos, cada um decorado com o seu próprio tema português e obras de arte exclusivas. Pode nadar na piscina ao ar livre ou relaxar na rede de descanso. Pequeno-almoço e produtos locais são fornecidos aos hóspedes sem nenhum custo extra.
O enoturismo é muito procurado e há muitas opções de tours à sua disposição. Na Iberian Escapes, utilizámos o nosso conhecimento e experiência para criar uma experiência vinícola única, focada no Porto e na região do Vale do Douro.
Sabores Do Porto - Experiência de Gastronomia e Vinhos
Este passeio é baseado no Porto, mas inclui um passeio de helicóptero pelo rio, permitindo-lhe ver as vinhas tradicionais de cima antes de fazer uma paragem na Quinta da Pacheca onde poderá aprender sobre a história da vinificação e desfrutar de uma degustação. Mais do que vinho, este passeio inclui uma visita a uma quinta de chá urbana e orgânica e uma paragem na famosa Loja de Chocolate Arcádia. Saiba mais…
Se esta tour não corresponde totalmente às suas expectativas, contacte-nos e podemos ajudá-lo a planear as suas férias vinícolas perfeitas no Vale do Douro!
Rencontrez-nous
Appelez-nous
Posez-nous vos questions