É Portugal Seguro Para Viajar?

Portugal é um dos locais mais notáveis do mundo para visitar. Carregado de história, cultura, belas praias e montanhas, não falta nada para fazer e observar.

Contudo, será Portugal seguro para visitar? Quer você esteja em férias com a família, numa escapadela romântica, ou a explorar o país por si próprio, aqui está tudo o que precisa de saber sobre quaisquer potenciais ameaças de segurança, e aquilo que pode fazer para se manter seguro de perigo.


É Portugal Seguro para Viajar?

De uma forma geral, Portugal é tão seguro como qualquer outro destino turístico que você possa visitar, contudo, existem sempre alguns riscos associados ao visitar outro país.

A principal preocupação em Portugal são os pequenos delitos. Ladrões de bolso, ladrões de malas e traficantes de droga são um perigo comum, especialmente em grandes cidades como Lisboa. Contudo, na grande maioria, você irá aperceber-se de que a população portuguesa é bastante acolhedora, bondosa e amigável. Caso você se encontre perdido ou necessite de ajuda, não será difícil encontrar alguém disposto a ajudá-lo.

Ao ir para um país como Portugal, você irá certamente passar um tempo fabuloso, sem preocupações, mas não se deve esquecer de fazer a sua parte. Portugal até pode ser um país seguro para viajar, mas você tem que ter um papel ativo na sua própria segurança e proteção.

Não importa para onde vá viajar, a sua segurança deve sempre ser uma prioridade. Aqui estão algumas dicas que não só o irão manter seguro e protegido em Portugal, como também podem ser facilmente aplicáveis a qualquer outra viagem que faça.

Dicas gerais para manutenção de proteção e segurança:

  • Tenha cuidado. Observe sempre os seus arredores. Quer esteja a apreciar uma especialidade portuguesa, como os pastéis de nata num dos restaurantes locais, a relaxar numa bela praia, a utilizar transportes públicos, ou a explorar os locais históricos, é sempre importante manter se atento ao que está a acontecer ao seu redor.
  • Deixe os seus objetos de valor em casa. Se você estiver, particularmente, preocupado em ser assaltado ou roubado, não se torne num alvo. Se tem algo, verdadeiramente, valioso que não pode viver sem, não traga sequer esses objetos na viagem. Se você trouxe objetos valiosos, mas não vai precisar deles num passeio particular, assegure-se de que os deixa o mais seguro possível no seu quarto.
  • Tenha as suas malas em atenção. Como já mencionamos antes, os ladrões de bolso são bastantes comuns em Portugal. Assegure-se de que protege quaisquer sacos ou malas que tenha em sua posse. Coloque a sua mala no seu colo quando estiver a comer ou a andar de elétrico ou comboio. O mesmo se aplica para quaisquer sacos de compras que possa ter em sua posse. Não os deixe no chão ou na parte de trás das cadeiras. Assegure-se de que os tem em vista a todos os momentos.
  • Não carregue muito dinheiro consigo. Andar com muito dinheiro faz de você um potencial alvo. Quanto mais carregar, maior é o risco de o perder. Ao deixar algum dinheiro nas suas acomodações ou a levantar dinheiro de uma caixa multibanco apenas quando necessário, você atenua o risco corrido (tenha sempre em atenção o seu redor ao utilizar uma caixa multibanco!). Se você não se sente confortável ao deixar o seu dinheiro e tem de o transportar todo consigo, assegure-se de que é subtil ao fazê-lo. Separe-o e esconda-o, secretamente, consigo para que não tenha de tirar uma grande quantia para fora sempre que faça uma compra.
  • Mantenha uma cópia do seu passaporte. Você nunca sabe quando irá precisar de apresentar o seu passaporte. Caso você se encontre num problema, ou apenas em necessidade de assistência, as autoridades portuguesas podem querer vê-lo. Ao invés de arriscar perder o verdadeiro ou de o roubarem, faça uma cópia para circular durante a sua visita.
  • Adquira um seguro de viagem. Não interessa aonde vá, nem a duração da viagem, é sempre importante adquirir um seguro de viagem. A última coisa de que você necessita é uma conta médica inesperada com um custo de milhares de euros. Tente adquirir um plano que abranja roubo e perda. Forneça a si mesmo esta paz mental. 
  • Prepare-se para o tempo atmosférico. Portugal pode aquecer. Assegure-se sempre de que se pode cobrir quando necessário, e tente limitar o tempo exposto à luz solar direta, especialmente, ao meio-dia. Se possível carregue consigo uma garrafa de água, de forma a se manter hidratado. Isto é, particularmente, importante se você estiver indo para uma das várias praias do país, ou ao ir caminhar pelas montanhas, ou pelas reservas naturais. Mantenha-se seguro.
  • Observe os avisos afixados. Se houver avisos na praia relacionados com as correntes ou condições da água perigosas, preste atenção. O Oceano Atlântico pode ser imprevisível, e é importante que você o respeite. O mesmo se aplica a regras e avisos afixados em reservas naturais. Lembre-se sempre de que você é um hóspede.
  • Tenha cuidado com o consumo de álcool. Todos querem ter um bom momento, nós percebemos. Contudo, exercitar um pouco de cuidado quando se trata do consumo de álcool, é bom a longo termo. A última coisa que alguém necessita é de ficar perdido, ou de ser atacado num estado alcoolizado. Nunca deixe a sua bebida sozinha. Tenha sempre cuidado.
  • Tente aprender um pouco de português. Aprender um pouco de português pode ajudá-lo a lidar com várias situações. Vai-lhe facilitar as suas conversações com os locais e vai ajudá-lo manter-se seguro.


Dicas De Segurança Para Localizações Específicas

Para além de observar as dicas de segurança acima mencionadas, existem ainda mais coisas que você deve saber sobre localizações específicas de Portugal.


Lisboa

Lisboa, devido a várias razões, é como qualquer outra grande cidade europeia. Ela é cheia de cultura, história e população. Esta combinação faz uma gloriosa experiência turística, contudo, pode apresentar alguns perigos diversificados.

Ao contrário de alguns países, táxis e Uber, em Lisboa fornecem uma forma segura de circular nas ruas, se você não pode andar, necessita de estar atento ao circular no comboio, elétrico ou autocarro. Isto é, especialmente, verídico se você estiver a andar nos elétricos números 15 e 28. Estas rotas carregadas de turistas estão cheias de ladrões de bolso.


É também importante estar atento a burlas e campanhas de distração. Locais como a Baixa, o centro histórico de Lisboa, ou estações de comboio como o Rossio, a Santa Apolónia, e o Oriente podem ser locais propícios ao roubo. Devido às congregações de turistas nestas áreas, estes atraem também os assaltantes. Eles esperam que os turistas não estejam a prestar atenção, ou que se distraiam para que os seus parceiros lhes roubem as coisas. Mais uma vez, esteja sempre atento ao que está a acontecer ao seu redor.

Caso você alugue um carro em Portugal, tenha em atenção os arrumadores de carros à procura de dinheiro para vigiarem o seu carro por si.

Infelizmente, se você não lhes pagar o dinheiro, eles podem partir ou vandalizar o seu carro, e mesmo que lhes pague, não tem nenhuma garantia de que não o façam na mesma. A não ser que seja necessário, considere deixar o seu carro nas suas acomodações e use transportes públicos ou faça partilha de viagem dentro da cidade.


Tal como qualquer outra grande cidade, Lisboa também tem os seus elementos menos atrativos. Prostituição e tráfico de droga também acontecem, e, portanto, é importante que se mantenha em áreas com bastante movimento, evitando potenciais perigos. Explore a cidade, mas se algo não lhe parece seguro, acredite nos seus instintos.

As drogas foram descriminalizadas em Portugal, em 2001, contudo, tê-las em sua posse é ainda ilegal e, frequentemente, dá direito a uma multa. Os traficantes de droga têm se tornado muito criativos, de forma a manterem os seus lucros. Muitos visitantes compram um item como óculos de sol a uma pessoa na rua, apenas para descobrirem que estão na realidade a comprar drogas. Caso você seja abordado por alguém desta forma, recuse vá embora.



O Algarve

O Algarve fica localizado no Sul de Portugal, e é, de longe, um dos destinos turísticos mais populares. Você pode chegar lá, facilmente, a partir de Lisboa, ou agendar um voo direto até ao Aeroporto de Faro.

A região é conhecida pelas suas praias, sítios históricos, e, pela sua incrível vida noturna. Não importa onde você fique no Algarve, certamente, irá encontrar uma experiência incrível.

Quer você esteja a passear pelas suas várias ruas de paralelos, a explorar as suas falésias douradas, ir numa ida à discoteca ou a jogar uma ou duas partidas de golf, você não se pode esquecer da sua proteção pessoal.

Nas grandes cidades como Faro, você necessita de ter em conta as mesmas medidas de precaução praticadas em Lisboa. Tenha em atenção os ladrões de bolso e mantenha os seus objetos de valor seguros. Não deixe nada sozinho, ou em espaços abertos.


A maior ameaça para turistas no Algarve é, provavelmente, os outros turistas. Isto é, especialmente verdadeiro em lugares como Albufeira e cidades resort como Praia da Rocha, onde os clubes noturnos e os cenários de festa são grandes. Quando combinados, álcool e férias podem levar as pessoas a ter comportamentos ridículos adotando formas e estranhas e perigosas de estar. Tenha cuidado com o seu consumo de álcool e mantenha o juízo, e nunca deixe a sua bebida sozinha. Apesar de não ser muito comum, existe sempre o risco de que alguém vá colocar alguma substância na sua bebida.

Ao visitar a praia não deixe as suas coisas sozinhas. Mais uma vez, sempre que possível deixe os seus objetos de valor seguros nas suas acomodações.

Tenha sempre o cuidado de observar as cores das bandeiras na praia. Uma bandeira xadrez significa que a praia não é vigiada, uma bandeira vermelha significa que a praia não é segura, amarela significa que pode chapinhar, mas não nadar, verde significa que pode nadar, e azul que a praia é limpa e segura. Não se esqueça de aplicar o seu melhor julgamento. As condições do tempo atmosférico e do oceano podem mudar rapidamente, por isso mesmo que nós queiramos que você se liberte e se divirta, também queremos que se mantenha sempre seguro.

Outra coisa a ter em atenção no Algarve, especialmente ao visitar áreas mais rurais como a região montanhosa de Monchique, são os fogos florestais. Incrivelmente, os verões quentes criam um perigo iminente de fogo. Os fogos podem ser imprevisíveis, por isso, se houver um fogo na região em que você está, mantenha-se atento às notícias e ouça, caso haja, as ordens de evacuação. Lembre-se sempre ao visitar Monchique, as reservas naturais do Algarve, ou as áreas florestais de não atirar beatas de cigarro para o chão, de não cozinhar com um fogo descoberto, ou de deixar vidro no chão.

A caminho da parte Oeste do Algarve, tenha sempre em atenção a erosão das falésias. Para além das praias, uma das maiores atrações para lugares como Lagos, são as suas incríveis falésias douradas e maravilhas naturais como a Ponte da Piedade. Quando viajar para estas áreas tenha sempre cuidado com a queda de pedras e com os pequenos deslizes de terra. Tenha sempre cuidado perto das bordas das falésias. Lembre-se de que aquela selfie perfeita ou foto do Instagram não vale a sua vida. Mantenha-se atento para quaisquer sinais postados ou avisos.



Vale do Douro

Muitos turistas que estão à procura de sair da cidade e de apreciar as mais belas paisagens, assim como os melhores vinhos do mundo vão ao Vale do Douro. O rio Douro é um dos maiores rios da Península Ibérica. Nasce em Espanha e desagua no Oceano Atlântico, no Porto.

O Douro está-se a tornar num local bastante atrativo para visitantes em Portugal e permanece um local seguro para visitar. A probabilidade de experienciar o risco de crimes menores nesta área é muito pequeno, mas manter-se alerta continua a ser uma boa ideia. Locais à volta desta área como a catedral do Porto, as ruas de Vila Nova de Gaia, e a estação de São Bento podem ser um pouco arriscadas, por isso, mantenha-se atento aos seus arredores. 

Os maiores perigos que irá enfrentar para a sua segurança no Douro provêem da natureza. Mais uma vez, o sol em Portugal pode ficar extremamente quente, por isso, esteja preparado, especialmente se você for beber vinho e caminhar na zona rural.



Sintra

Sintra fica mesmo à saída de Lisboa, nas colinas da Serra de Sintra. O Castelo dos Mouros, o Parque e Palácio Nacional da Pena e o Cabo da Roca são muitos dos motivos pelos quais você deve visitar Sintra.

Contudo, tal como nos outros locais desta lista, é importante compreender o ambiente que o rodeia. Sintra é um destino popular para turistas, podendo ser caro. Os ladrões sabem que os visitantes irão carregar consigo grandes quantidades de dinheiro, por isso, você enfrenta o risco de ser vítima de pequenos delitos, em Sintra.

Como Sintra fica localizado nas colinas, as estradas são apertadas e acidentadas, o que significa que pode ser complicado para algumas pessoas. É importante conhecer as suas limitações físicas, a sua segurança e bem-estar devem sempre ser o mais importante.

Finalmente, o tempo atmosférico em Sintra pode ser um pouco incerto. O tempo na Parte Antiga, na base da montanha pode não ser o mesmo que o tempo registado nas maiores altitudes. Por isso, leve sempre consigo um agasalho a mais, caso esteja a planear em se aventurar para locais mais altos como o Palácio Nacional da Pena. Pode estar brilhante, quente e solarengo na base da montanha e estar húmido e enevoado nas altitudes maiores. É melhor trazer um casaco e não precisar dele do que ser apanhado pelo frio.


Se você está a planear uma viagem a Portugal, você tem pouco com o que se preocupar. Portugal é um país seguro para turistas e na grande maioria dos casos, você não terá uma única má experiência. Ao seguir as dicas expostas acima, você certamente terá umas férias felizes. Mantenha os seus olhos bem abertos e aproveite a sua estadia!