Quando se trata de destinos de viagem, Lisboa está numa classe à parte. Esta capital portuguesa alicerça-se na história e na tradição, sem deixar de ser uma cidade totalmente moderna.
Lisboa tornou-se um destino para viajantes nos últimos anos e se olhar de perto para tudo o que a cidade tem para oferecer, não é difícil perceber porquê!
Criámos este guia de viagem de Lisboa para ajudá-lo a decidir o que fazer, onde comer e onde ficar em Lisboa!
Para alegria de qualquer turista, há muitas coisas para fazer em Lisboa! Desde explorar as ruas empedradas de bairros famosos como Alfama até visitar locais históricos e culturais, se planear corretamente, pode conseguir incluir tudo!
Aqui estão algumas ideias para ajudá-lo a começar:
O Castelo de São Jorge é um dos locais mais visitados de Lisboa.
Este castelo remonta aos primeiros tempos da história de Portugal. Estabelecido pela primeira vez em 200 AC pelos romanos, o castelo testemunhou a ascensão e queda de muitos governantes, incluindo os romanos, os visigodos e os mouros.
Em 1256, o Castelo de São Jorge era a sede do poder português quando a capital foi transferida de Coimbra para Lisboa. No final do século XVI, o castelo tinha perdido o seu significado anterior e era usado como prisão e arsenal.
Tal como sucedeu com muitos edifícios em Portugal, o castelo foi destruído pelo terramoto de 1755. Infelizmente, na época, o edifício não foi considerado significativo o suficiente para ser reconstruído.
Felizmente, houve um grande projeto de restauração realizado no final dos anos 30 do século XX que resultou na atração que pode visitar hoje.
Existem muralhas reconstruídas e torres de vigia, bem como jardins interiores e pátios para explorar. O castelo oferece vistas incríveis de Lisboa e alberga um museu repleto de artefactos interessantes que foram encontrados no local.
O Elevador de Santa Justa é simultaneamente uma obra de arte deslumbrante e uma obra-prima da engenharia.
Construído pela primeira vez em 1900, o elevador já foi uma parte essencial do sistema de transporte de Lisboa. O elevador transporta passageiros para o Largo do Carmo a partir da zona da Baixa 45 metros abaixo.
Hoje, embora tecnicamente ainda faça parte da rede de transporte público, o elevador de Santa Justa é principalmente uma atração turística.
O exterior ornamentado de ferro forjado é adornado com arcos neogóticos e padrões intrincados e as ricas carruagens de madeira polida conferem um nível de luxo ao passeio.
No topo do elevador encontra-se uma plataforma de observação que oferece algumas das melhores vistas de Lisboa. Se quiser realmente ver algo impressionante, visite a plataforma ao final da tarde/início da noite. O pôr do sol apanha o castelo e a Sé Catedral de uma forma que praticamente os faz brilhar.
Como esta é uma atração turística primária, há muitas vezes filas longas, especialmente nos meses de verão. Mas se quiser evitar uma longa espera e mesmo assim apreciar as vistas, tente ir pelo outro caminho!
As filas mais longas são geralmente as da parte inferior do elevador. Suba no elétrico Ascensor da Glória até ao topo da colina e apanhe o elevador para descer, em vez disso.
Uma viagem a Lisboa sem uma visita a esta praça histórica seria um erro.
Antes do grande terramoto de 1755, este local albergava o Paço da Ribeira ou Palácio Real.
Hoje os edifícios são gabinetes do governo, mas as belas fachadas do século XVIII são alguns dos edifícios reconhecíveis em Lisboa. A praça está aberta aos pedestres e passear pela praça até ao rio Tejo é uma forma relaxante de passar o tempo.
Localizado em Belém, perto do rio Tejo, o Mosteiro dos Jerónimos é um monumento Património Mundial da UNESCO que foi construído para celebrar a famosa Era dos Descobrimentos Portugueses.
A construção do edifício começou em 1501 e não foi concluída por 100 anos. A Igreja de Santa Maria localizada no interior apresenta tetos abobadados notavelmente altos e vitrais muito belos.
Todo o mosteiro serve de exemplo do estilo manuelino ou do gótico tardio português. Ao caminhar por baixo dos arcos góticos e no pátio central, poderá ter uma noção real da habilidade e perícia que foram postas neste edifício. Vê-lo é entender porque demorou 100 anos a ser concluído!
Outro monumento Património Mundial da UNESCO, a construção da Torre de Belém foi concluída em 1520.
Um elemento icónico da paisagem de Lisboa, a Torre de Belém já foi usada para defender a cidade de invasores. Mais tarde, foi usada como farol.
A torre é considerada um dos lugares imperdíveis da cidade e por isso pode ficar lotada. Apenas 120 pessoas podem entrar de cada vez, portanto o acesso pode ser lento. Para melhores resultados, vá mais cedo. Muitas vezes é possível vencer as multidões aparecendo quando a torre abre pela manhã.
Há um miradouro no topo da torre de onde poderá ver todo o caminho até a costa. Mas leve o seu tempo a chegar ao topo. O interior da torre é como uma cápsula do tempo militar e vale a pena explorar por si só.
Enquanto estiver em Belém a visitar a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos, também deve fazer uma visita ao Padrão dos Descobrimentos.
Este monumento foi inaugurado em 1958 e presta homenagem à Era dos Descobrimentos. Na escultura em pedra de 52 metros, é possível ver importantes figuras históricas como Vasco da Gama e o Infante D. Henrique, o Navegador.
O monumento também possui um mirante no topo que poderá visitar para ver as vistas.
Como capital, Lisboa tem boas ligações com as regiões circundantes, fazendo dela o local perfeito para iniciar uma viagem de um dia.
A algumas horas de distância poderá visitar e explorar locais interessantes como o Porto e o Vale do Douro, mas para explorações um pouco mais perto, tanto Sintra como a Costa da Caparica estão a menos de uma hora da cidade.
FPara os amantes de história e arquitetura, Sintra é um local imperdível.
Sintra é o lar do colorido Palácio da Pena. Situado no alto de uma colina, é difícil não ver o exterior vermelho e amarelo. Considerado um dos palácios mais magníficos do mundo, é cercado por bosques e trilhos escondidos, vistas incríveis e muitos ornamentos inesperados. Poderia passar o dia todo a passear pelo terreno!
Mais do que apenas o palácio, Sintra tem vários locais interessantes para ver, incluindo as ruínas de uma fortaleza moura do século IX, o Palácio de Sintra, a Quinta da Regaleira, o Palácio de Monserrate, o Palácio Nacional e Jardins de Queluz e muitas boutiques e cafés sumptuosos.
Pode ser uma vila pequena, mas há muito para ver, logo se Sintra estiver na sua lista, planeie a sua viagem antes de ir para maximizar o seu tempo por lá.
Se quiser ir à praia, a pequena cidade turística da Costa da Caparica fica a menos de 30 minutos de Lisboa. O que é uma visita a Portugal sem visitar uma das suas muitas praias?
Popular entre os portugueses, este local não está no radar da maioria dos turistas uma vez que a maioria deles se dirige a Cascais.
A costa aqui cobre toda a margem ocidental da Península de Setúbal e, com 24 km, constitui a linha costeira de areia contínua mais longa da Europa.
A vila e o desenvolvimento moderno estão localizados no extremo norte da praia e são facilmente acessíveis de autocarro a partir de Lisboa.
Aqui encontrará águas cristalinas e dezenas de cafés e restaurantes com preços razoáveis onde pode saborear algum do melhor marisco de Portugal, bem como iguarias decadentes como os pastéis de nata.
Há algum surf aqui, mas as ondas não são gigantes. Se é um iniciante curioso ou um surfista intermédio, este local é o ideal. Os surfistas mais experientes vão preferir ir para a costa algarvia.
Se viajar mais para o sul ao longo da costa encontrará a reserva natural Arriba Fóssil da Costa onde as praias são um pouco mais “selvagens” e intocadas por estarem protegidas do desenvolvimento.
A Costa da Caparica é perfeita para famílias e viajantes adultos sem filhos que procuram passar um dia fora da cidade.
Tal como acontece com muitas outras cidades de Portugal, Lisboa está repleta de maravilhosos lugares para comer. Aqui estão alguns dos nossos locais favoritos e imperdíveis:
A Cervejaria Ramiro começou como a Casa de Cerveja Ramiro em 1956. Após alguns anos de funcionamento, marisco fresco foi introduzido no menu e o resto, como se costuma dizer, é história.
Este estabelecimento de gerência familiar é famoso em todo o mundo pelos ingredientes frescos e serviço de qualidade. Um sistema de senhas está em vigor para tentar acomodar o grande número de turistas e locais que aparecem para comer aqui todos os dias, portanto é necessária paciência. Reserve com antecedência se não quiser esperar pela sua mesa.
Mas os lingueirões, ostras, lagosta e camarão valem a pena esperar! Dica especial: não se esqueça de guardar espaço para a mistura de bife e alho, conhecida como prego no pão, para sobremesa. Parece estranho, mas confie em nós!
Este encantador café na Praça do Rossio data do século XVIII. Se estiver à procura de um lugar para se sentar, aproveite o vinho local (experimente a sangria!) ou uma boa chávena de café. Com um pátio encantador, poderá recostar-se e ver o mundo passar.
O queijo Azeitão é uma ótima entrada e o arroz de salmão com gambas é sempre uma escolha inteligente.
Depois de um dia a passear pelas ruas do Bairro Alto, é possível que queira descontrair com um hambúrguer e uma cerveja. Não tão tradicional ou melancólico como a tradição musical do Fado, este bar oferece música ao vivo de todos os géneros, todas as noites da semana, e um ambiente caloroso e acolhedor.
O Jam Club oferece cerveja e vinho locais e uma variedade de comida deliciosa a preços razoáveis. Experimente o prato de sardinha, o polvo ou um dos hambúrgueres - temos a certeza de que será um dos melhores que já provou!
É garantido que vai cantar e dançar e sair do bar com dezenas de novos amigos!
A Ginjinha não é um restaurante, mas é uma paragem importante. Uma pequena loja no Rossio, é aqui que vai querer ir se quiser experimentar um shot do famoso licor de cereja de Portugal.
Muito antigo, este local só aceita dinheiro, então esteja preparado. Dê um passo em frente, experimente e continue com o seu dia!
Não se preocupe, se ficar pegajoso com a bebida doce, A Ginjinha tem um lavatório disponível para se poder limpar.
Com tantos locais fantásticos para ficar em Lisboa, compreendemos como pode ser intimidante tentar descobrir qual é o melhor local. Felizmente, temos algumas sugestões.
O 1908 Lisboa Hotel está localizado dentro de um belo edifício art déco, mas por dentro tem todo o estilo moderno que poderia desejar.
Os quartos são simultaneamente confortáveis e contemporâneos. Um achado verdadeiramente raro.
A equipa toma um interesse especial pelos seus hóspedes e faz de tudo para os conectar aos locais que mais lhes interessam. Quer deseje explorar locais históricos ou ir a uma discoteca moderna, eles podem dizer-lhe como chegar lá.
Pestana CR7 Lisboa Hotel. Localizado no bairro histórico da Baixa Pombalina, este hotel é muito conveniente. Muito perto da Praça do Comércio, da rua comercial do Chiado e das principais linhas de elétrico, não terá problemas para explorar Lisboa a partir daqui.
Com uma equipa simpática e todas as comodidades modernas que se pode esperar num hotel de classe mundial, o Pestana CR7 Lisboa é a sua casa perfeita longe de casa. Os quartos são elegantes e modernos, garantindo que tenha uma estadia confortável e tranquila.
Este guia de Lisboa dá-lhe uma amostra do que pode ver e fazer ao visitar a cidade. Para obter ajuda para reservar as suas férias de sonho em Lisboa, entre em contacto connosco! Escolha de entre um dos nossos pacotes turísticos ou deixe-nos ajudá-lo a definir o seu próprio itinerário!
Visite-nos
Ligue-nos
Pergunte-nos