Monchique é uma pequena cidade portuguesa localizada no Noroeste do alcance da montanha algarvia da Serra do Monchique.
A partir desta exuberante e verde montanha, a sua paisagem é surpreendente, sendo perfeita para uma caminhada, ou um fim-de-semana de relaxe num spa. Monchique é o sonho de um amante de natureza tornado realidade!
Se você estiver no Algarve e esteja a precisar de uma pausa da areia dourada e do surf, Monchique é o seu refúgio.
Aqui está o que você necessita de saber sobre a cidade, de forma a aproveitar ao máximo a sua visita.
A melhor forma de chegar até às colinas de Monchique é através de carro.
Ao se dirigir até Monchique a partir de Lisboa, siga a A2 em direção ao IP2/N123 e siga a saída 12 até Castro Verde. Depois, você terá que seguir o IC1 e a N267 até ao seu destino. Esta é a rota mais direta e irá demorar cerca de 3 horas.
Caso você tenha um pouco mais de tempo e queira algo mais cênico que lhe permita abrir as janelas e cheirar os eucaliptos, existe várias opções que você pode explorar. Primeiro, você pode começar na autoestrada por cerca de uma hora e depois virar em Grândola. A partir daqui, apanhe o N120 até Odemira, apanhe o M522 até ao N266 e depois siga o N266 até Monchique. Irá demorar um pouco mais de tempo, cerca de 4 horas, mas será compensador!
Viajar até Monchique a partir de qualquer sítio no Algarve é muito fácil. A partir de Faro, a viagem demora um pouco mais de uma hora, existindo várias rotas, algumas mais cénicas do que outras. A partir de outros grandes locais do Algarve, como Portimão e Lagos, a viagem dura apenas entre 30 e 40 minutos.
Caso você não esteja a planear em alugar um carro, é possível apanha o comboio de Lisboa até Messines-Alte e depois apanhar um táxi a partir daqui. Contudo, esta pode ser uma forma cara de chegar até lá.
Monchique é uma cidade de montanha pacata, sendo que para além das paisagens e do ambiente descontraído, existem bastantes coisas que você pode fazer para ocupar o seu tempo.
Aqui estão algumas das nossas favoritas:
Localizado mesmo à saída de Monchique, ficam as Caldas de Monchique, onde você pode descansar um pouco, relaxar e deleitar-se. Aqui você irá encontrar o spa termal no Algarve!
As águas de nascente que fluem aqui podem atingir temperaturas de 32ºC, acreditando-se que tenham propriedades medicinais. De facto, estas mesmas águas têm sido celebradas desde o tempo dos romanos, onde eram acreditadas serem sagradas.
Faça uma massagem, absorva-se na piscina termal, ou simplesmente aproveite o cenário. O que quer que decida, é certo que irá experienciar um pouco de paz e de tranquilidade, emergindo do outro lado a sentir-se revivido e refrescado.
Perto das Caldas de Monchique, você irá encontrar o Parque da Mina. Este é um parque temático centrado à volta de uma antiga mina de minério de ferro.
Os visitantes podem não só poder observar os trabalhos da mina, como também podem visitar a destilaria do medronho. O medronho é um conhaque tradicional português feito a partir da furta da árvore Arbutus, tradicionalmente conhecida como a “árvore do morango”. Este tipo de conhaque é referido como “água de fogo” pelos falantes não portugueses; sendo uma bebida doce e potente, quase que exclusivamente encontrada apenas no interior do Algarve. Esta é uma região vinícola a experimentar nesta região.
Na base deste parque fica uma mansão do século XVIII, que também pode ser explorada. Caso prefira ficar no exterior, existe um trilho de montanha natural que proporciona belas paisagens e locais pacatos para um piquenique entre os pinheiros.
Assegure-se de que faz uma paragem no zoo, de forma a poder alimentar as cabras anãs e os porcos vietnamitas! Existe um parque disponível para crianças, e caso você esteja à procura de algo aventureiro, faça uma visita até à corrediça de corda!
Dependendo do tempo da sua visita, existem algumas feiras e festivais que podem ser dignos de visitar.
Caso você esteja a visitar Monchique durante o mês de fevereiro, ou março, você tem que ir até ao Festival das Camélias. Este festival celebra a flor da camélia e proporciona algumas das vistas imagináveis mais incríveis. O formato deste festival evolui e altera-se de ano para ano, contudo você pode esperar arranjos surpreendentes e exposições de flores combinadas com a música e espetáculos ao longo da cidade.
Também em março, usualmente na primeira semana, tem lugar a Feira dos Enchidos Tradicionais. Localizada na praça da cidade, seria difícil para você perder a celebração da salsicha!
Apesar de comida marítima ser o tipo de feira mais comum e celebrada em outras partes do Algarve, em Monchique, porco é o ingrediente celebrado. Vá até à praça da cidade para poder experimentar as salsichas tradicionais de porco, preparadas a partir de uma receita antiga, aproveite os espetáculos de folclore e explore as manufaturas vendidas em barracas em alinhamento com as ruas.
Quando nós dissemos que o porco era um ingrediente celebrado, nós estávamos a falar mesmo a sério. A Feira do Presunto é um festival centrado à volta do fiambre curado, proveniente de Monchique.
Sucedendo-se em julho, este festival é uma excelente forma de passar uma noite de verão. Inspire-se com os eventos criativos do festival e com os espetáculos que vão até às altas horas da manhã.
Monchique foi no passado um grande produtor de têxteis, sendo a sua habilidade ainda evidente nas manufaturas atuais que aqui são produzidas.
Todos os setembros, Monchique tem uma feira de manufaturas, conhecida como Artchique. Aqui, os artesãos tradicionais conjuntamente com os artistas mais novos demonstram peças verdadeiramente únicas e incríveis. Desde têxteis tradicionais até criações mais modernas, você ficará espantado com aquilo que pode ver e comprar. Se quiser uma peça única para levar para casa, certamente a irá encontrar aqui!
Monchique é um destino popular para caminhadas na montanha e observação de pássaros. As montanhas de Monchique e as suas paisagens de árvores alinhadas proporcionam algumas grandes aventuras no exterior.
Para a melhor vista em todo o Algarve, suba Foia, o pico de montanha mais alto da região. Com 902 metros acima do nível médio da água do mar, você poderá observar tudo desde Monchique até ao Cabo São Vicente a Oeste, com Faro a Este.A 774 metros acima você irá encontrar o ponto de vista, Picota. Descanse aqui e aproveite as vistas que aqui são proporcionadas da linha de costa Sul do Algarve.
Existem bastantes coisas dignas de serem exploradas na cidade! Atividades humanas nesta área datam até ao período neolítico, tornando Monchique um local verdadeiramente especial.
Passeie pela praça e visite as várias lojas de manufaturas que se alinham nas ruas de paralelos. Aqui, você pode comprar qualquer coisa, desde um cesto leve até esculturas de madeira e utensílios.
Com uma história que data até ao século XVI, a Igreja de São Sebastião, é uma igreja localizada perto da entrada da vila. O seu edifício foi comissionado pelo Rei D. Sebastião e inaugurado pelo rei em 1573. O seu exterior é discreto, contudo existem peças ornamentais no seu interior merecedoras de serem vistas.
Mesmo à saída da cidade fica o Convento Nossa Senhora do Desterro, um convento que foi fundado em 1631. Tendo sido destruído no terramoto de 1755, este foi eventualmente restaurado. Infelizmente, hoje em dia, o convento enfrenta um estado de degradamento gradual. A subida até ao convento é verdadeiramente compensadora.
Para chegar até ao convento, suba as escadas de Monchique e caminhe ao longo da rua. Quando a rua terminar, siga o enrolamento até chegar até ao portão. Assim que você passar os sobreiros, irá começar a ver sinais que dizem: propriedade privada, mantenha-se afastado, contudo você pode continuar através do portão de arame até à próxima porta. Caso esta porta esteja aberta, o cavalheiro que lá reside irá levá-lo numa visita guiada à volta da propriedade. Você pode também explorar os resquícios da história ornamental do convento.
Assim que terminar de observar as ruínas, caminhe através dos jardins e das árvores de fruto que lá crescem. A terra possui abundantes abacateiros e cheiros maravilhosos das laranjeiras, que proporcionam uma bela vista.
Uma área assim tão bela tem vários locais incríveis para ficar. Aqui estão algumas das nossas sugestões de topo:
Monchique Resort & Spa. Este resort de 5 estrelas fica a 5 minutos de Caldas de Monchique. Este sítio tem todas as facilidades que você pode esperar de um hotel de topo, incluindo: uma piscina exterior. Existem várias experiências de workshop disponíveis em 6 categorias distintas: bem-estar, desporto, natureza/sustentabilidade, comida saudável, família e workshops de exposição. Cada uma destas experiências trabalham em conjunto para o ajudar a aproveitar ao máximo os seus arredores naturais e a relaxar o seu corpo e alma.
Os quartos são modernos com janelas do chão ao teto que proporcionam vistas claras sobre as montanhas e a costa.
De forma a escapar ao ordinário, fique na Quinta do Tempo Turismo Rural. Esta antiga casa de campo foi transformada em apartamentos acolhedores, onde você pode aproveitar para descansar e relaxar num local natural de campo. Rodeado por verde e pela corrente água da nascente, estas acomodações fornecem o melhor da região de Monchique. Quer você escolha descansar no belo jardim decorado, ou fazer uma caminhada de 2km até à cidade, você ficará feliz por ter escolhido fazer a sua estadia aqui!
Monchique é uma pequena cidade única de montanha que oferece uma escapatória das praias comuns e experiências de resort que são populares no Algarve. Para uma verdadeira experiência de férias de relaxe, faça uma marcação no nosso Wellness Body Balance Retreat, ou contacte-nos e nós iremos ajudá-lo a criar o seu pacote perfeito!
Visite-nos
Ligue-nos
Pergunte-nos