Situada no distrito de Lagoa, no Algarve, Porches é uma pequena vila conhecida pela sua produção de vinho e cerâmica.
Todos os anos, Porches recebe um mar de pessoas que vêm para passar férias nos seus resorts de luxo, jogar golfe e desfrutar da tranquilidade das suas praias. A vila foi ocupada desde o Neolítico, de acordo com vestígios arqueológicos como o menir estabelecido perto do Convento de João José, que remonta a 5000-4000 aC. Existem cerca de 2000 habitantes na aldeia e a maioria delas ainda vive da produção de cerâmica.
A oficina de cerâmica mais popular em Porches é a “Olaria de Porches”, fundada pelo artista irlandês Patrick Swift e a artista portuguesa Lima de Freitas, em 1968. Aqui pode ver artistas a pintar a cerâmica enquanto estiver a beber um café no bar da oficina, o “Bar Bacchus”. Além da “Olaria de Porches”, existem outras oficinas que valem a pena visitar na vila, tais como a “Olaria Pequena” e a “Casa Grade”.
Porches também tem uma herança incrível, incluindo a sua Igreja Matriz construída no século XVI e o Forte Nossa Senhora da Rocha, uma impressionante estrutura branca situada sobre um penhasco com vista para o oceano. Dentro do forte, existe uma pequena capela do século XV que costuma acolher casamentos no Algarve.
A costa de Porches é composta por falésias ocres e grutas formadas pela erosão das ondas ao longo dos séculos. É no topo dessas falésias que encontrará o premiado resort “Vila Vita Parc”, que abriga um restaurante com duas estrelas Michelin chamado “Ocean”. Longe da costa, a vila é cercada por colinas cobertas por vinhas e árvores frutíferas.
Um dos pontos turísticos mais notáveis em Porches são as suas chaminés. Esses artefatos coloridos são colocados em cima dos telhados das casas e foram usados para representar a riqueza da família que lá vivia. Os melhores exemplos destas chaminés estão na Rua da Chaminé, Travessa do Correio e sobre o restaurante “Leão de Porches”.
Porches tem vários eventos gastronómicos durante o ano, incluindo um Festival de Caracol em julho e um Festival de Polvo em agosto. Outras celebrações importantes incluem o Festival de Nossa Senhora da Rocha, no primeiro fim de semana de agosto e o festival de Nossa Senhora da Encarnação no primeiro fim de semana de setembro.
No terceiro domingo do mês, a vila também organiza um pequeno mercado de velharias, perto da Associação Cultural Desportiva Recreativa.
Explore esta região, seguindo o nosso Tour de 2 dias em Lagoa. Informe-se, também, sobre Lagoa, Praias de Lagoa, Carvoeiro e Ferragudo.