Porto Covo: destino de praia em Portugal

Se o sol, a areia e o mar soam como os ingredientes para umas férias perfeitas, então Porto Covo deve ser o seu destino de férias.

Esta pequena e antiga vila de pescadores alberga quatro praias espetaculares e algum do melhor marisco do país. A sua atmosfera descontraída e ambiente autêntico fazem de Porto Covo uma escapadela de fim-de-semana ideal para nativos e turistas.

Porto Covo, que se traduz para “porto de redes de pesca”, é uma verdadeira joia escondida. Reconstruída após o terramoto de 1755, no centro da vila encontra-se a praça principal conhecida como Praça Marquês de Pombal. É aqui que encontrará belos edifícios caiados de branco com portas vermelhas brilhantes e reluzentes detalhes em azul.


Todos os caminhos desta antiga vila conduzem a um pequeno porto de pesca onde os visitantes podem embarcar de barco para a pequena e desabitada ilha do Pessegueiro. A 300 metros da costa, esta ilha abriga um forte do século XV, bem como algumas ruínas romanas.


Mas, de longe, o maior atrativo de Porto Covo são as praias. Aqui está tudo o que precisa de saber para o ajudar a planear a sua viagem para o que pode ser facilmente designado como o melhor destino de praia de Portugal.


Como chegar a Porto Covo

Localizado perto de Sines, na costa ocidental do Alentejo, Porto Covo é, felizmente, de muito fácil acesso.

A cerca de 170km a sul de Lisboa, a forma mais rápida e fácil de chegar a Porto Covo é de carro. Basta seguir a A2 de Lisboa até ao IP8. Se conduzir para norte a partir da região do Algarve, siga pela N120 para norte a partir de Lagos.

Também é possível apanhar um autocarro de Lisboa e Lagos. É a forma mais económica de chegar a Porto Covo, mas demora um pouco mais a chegar. Se estiver a planear apanhar o autocarro, certifique-se de levar em conta pelo menos uma hora adicional de viagem.

Alugar um táxi também é uma possibilidade, mas pode ser bastante caro. Se escolher esta opção, tente negociar uma taxa fixa antes de entrar.


Praias de Porto Covo

Algumas das melhores praias de Portugal encontram-se em Porto Covo. Siga para as falésias na orla costeira da região e será impossível não ver estes paraísos de areia.


Praia Grande

A Praia Grande é a maior praia de Porto Covo. Esta praia é caracterizada por areia fina dourada e falésias amarelas altas. Deste local, a água adquire um tom de azul incrível.

As ondas do oceano Atlântico fazem da Praia Grande uma ótima praia para surf e bodyboard. Esta praia com bandeira azul tem todas as comodidades de que necessita para um dia confortável, incluindo um nadador-salvador sazonal e um restaurante nas imediações.

Esta praia pode ficar lotada na época alta, por isso certifique-se de chegar cedo para marcar o seu lugar para passar o dia.



Praia dos Buizinhos

Não é preciso ir muito longe para encontrar a Praia dos Buizinhos, pois fica a poucos passos da praça da vila. Esta praia deve o seu nome às muitas conchas (principalmente búzios) que pontilham a areia.

Esta pequena praia encontra-se inserida numa enseada virada a sul, apoiada por um semicírculo de falésias, sendo uma das praias mais protegidas da zona. Não há instalações aqui, mas as águas são limpas e relativamente seguras, portanto tal não deverá impactar negativamente a sua visita.

Como não há muita areia e fica tão perto da vila, a praia pode ficar um pouco sobrelotada. E na maré alta, a areia quase desaparece. Mas não deixe que isso o impeça de fazer uma visita. Se se cansar da multidão ou for forçado a sair devido às marés, siga para a escada na extremidade oeste da praia. No topo encontra-se um miradouro que oferece uma vista espetacular da costa atlântica. Faça uma visita ao pôr do sol, não se irá arrepender.



Praia do Banho

A Praia do Banho é outra pequena praia localizada no centro da vila. O seu nome deve-se aos tradicionais banhos no oceano que acontecem todos os anos no dia 29 de agosto. Esta tradição pode ser encontrada em todo o litoral português. As origens exatas da tradição são desconhecidas, mas envolve moradores a entrar na água nesta data específica para experimentar os poderes regenerativos do oceano.

Esta praia é frequentada por pais e crianças pequenas, pois é quase totalmente protegida do vento e da rebentação forte. Está mais ou menos voltada para o lado oposto da Praia dos Buizinhos, portanto se achar essa praia muito exposta ou ventosa, a Praia do Banho será provavelmente mais confortável.

A área desta praia praticamente duplica na maré baixa, portanto se estiver à procura de espaço para se estender na areia e relaxar, uma visita na maré baixa é a sua melhor opção.



Praia do Salto

A Praia do Salto não será para todos. Esta praia está localizada junto à Praia Grande e proporciona uma sensação de tranquilidade e privacidade. Desde 2002 esta praia é oficialmente reconhecida como uma das poucas praias naturistas em Portugal.

A praia é um pouco difícil de encontrar, ficando perto da grande curva que leva a Porto Covo. O acesso à areia é feito por uma escada na parte sul da falésia.

A Praia do Salto é tranquila e limpa com águas azuis refrescantes. Se estiver à procura de um lugar para relaxar em toda a sua glória, este é o lugar para si.



Onde comer em Porto Covo

Como uma vila com uma rica tradição de pesca, existem, sem surpresa, alguns restaurantes incrivelmente bons. Aqui estão as nossas principais opções para onde comer em Porto Covo:


Restaurante Zé Inácio

Este local é provavelmente um dos melhores restaurantes de Porto Covo com uma mistura de pratos mediterrâneos e portugueses. Os empregados de mesa são simpáticos e a atmosfera é convidativa e calorosa.

O polvo grelhado é de degustação obrigatória e o porco preto é incomparável. Certifique-se de reservar espaço para a maravilhosa mousse de chocolate.


Praia Grande Bar e Restaurante

Depois de um dia a divertir-se nas águas da Praia Grande, com certeza ficará com apetite. Felizmente, o Praia Grande Bar e Restaurante fica na praia!

A comida é simples e deliciosa. Há algo muito especial em comer peixe fresco enquanto se respira o ar salgado do mar. Os funcionários são simpáticos e sempre prontos para recomendar vinhos excelentes. Se adora simplicidade e sabor, está no lugar certo.

Não se empanturre com o camarão com alho, porque irá definitivamente querer experimentar uma das sobremesas cuidadosamente feitas à mão!


Onde ficar em Porto Covo

Muitas pessoas viajam para Porto Covo numa viagem de um dia saindo de Lisboa ou do Algarve. Outras passam seguindo o percurso pedestre da Rota Vicentina. Outros ainda vêm para férias na praia. Não importa o que o traga à vila, é sempre bom saber as melhores opções para pernoitar.


Porto Covo Hotel

Apenas a 500 metros do centro da vila, o Porto Covo Hotel oferece apartamentos e quartos confortáveis numa localização conveniente.

O hotel fica a 10 minutos a pé das praias e tem todas as comodidades de que precisa, como piscina ao ar livre, wi-fi gratuito e ar-condicionado.

Os quartos são limpos e bem decorados com soalhos de terracota e acabamentos em madeira.


Casao Porto Covo

Localizado a 2 minutos da praia, o Casao Porto Covo tem uma excelente vista da Ilha do Pessegueiro. Esta casa está localizada dentro de uma antiga fábrica de carvão, e o seu interior é encantadoramente único e rústico.

Com 4 quartos, esta casa pode acomodar até 8 pessoas e é perfeita para um grupo. Tem uma cozinha totalmente equipada, wi-fi grátis, uma mesa de TV de ecrã plano e tudo o que precisa para uma escapadela tranquila e privada apenas consigo e os seus companheiros de viagem.


Porto Covo é o destino perfeito para quem procura fazer uma pausa das típicas atividades turísticas e descontrair à beira-mar. As impressionantes falésias, a areia dourada e as águas cristalinas das praias vizinhas fazem com que qualquer visitante se sinta calmo e em sintonia com o ambiente natural.

Para obter ajuda para reservar a sua escapadela de praia em Porto Covo, contacte-nos. Adoraríamos ajudá-lo a construir as suas férias de sonho!

Regressar a Férias em Lisboa