A região do Alentejo, em Portugal, é famosa pelos seus sobreiros e pelas suas oliveiras, mas existe muito mais para fazer nesta área que se estende desde o rio Tejo até ao Algarve e a Este até à fronteira com Espanha.
O Alentejo é uma das melhores regiões de produção de vinho em Portugal, onde as paisagens são deslumbrantes, a gastronomia é fresca e deliciosa e as pessoas são simpáticas e acolhedoras.
Localizado a duas horas de Lisboa, a região do Alentejo proporciona uma incrível linha de costa Atlântica, vinhas, fazendas de trigo e a rota primária entre Portugal e Espanha.
O Alentejo foi rotulado como a Toscânia de Portugal, ao chegar a esta região, você irá ficar apaixonado pelos seus edifícios pintados de branco, a sua costa rochosa, as suas praias douradas e o lento e fácil ritmo de vida desta região.
Apesar de cobrir 30% do país, o Alentejo é escassamente povoado, o que significa que os viajantes que se encontrem cansados, conseguem encontrar um alívio das multidões.
Possuindo dois locais Património da Humanidade pela UNESCO, azeite famoso mundialmente e belas praias, nunca irá passar um momento aborrecido nesta região!
Verifique as nossas razões favoritas para visitar o Alentejo:
Portugal tem algumas das praias mais bonitas do mundo, e você irá encontrar muitas destas no Alentejo.
O Alentejo é ainda, relativamente, calmo na frente turística, por isso, você não terá dificuldade em encontrar uma praia sem multidões! Isto significa que você pode ocupar o seu espaço, relaxar e apreciar o sol!
Qualquer que seja a sua preferência em termos de praia, certamente que irá encontrá-la no Alentejo. Desde banhos de sol a piqueniques, de desportos aquáticos a nadar, estas praias são de primeira classe.
Durante o dia você pode aproveitar a areia branca e o azul Oceano Atlântico, e à noite pode deliciar-se com jantares de comida do mar fresca, nos vários restaurantes das cidades dos arredores.
Mais do que serem boas para nadar, as praias do Alentejo são também boas para surfar e fazer caiaque.
Existe um bom percurso de caminhada ao longo da linha da costa; as altas falésias proporcionam paisagens surpreendentes. Adicionalmente, existem percursos na areia para passear, e se estiver interessado em entrar em contacto com a natureza na região do Alentejo, você pode, facilmente, encontrar um parque natural para visitar.
Algumas das praias, como: Porto Covo, Praia do Carvalhal, Praia de Odeceixe e Vila Nova de Milfontes são ótimos destinos para surfistas. Outras, como a Praia da Costa de Santo André, estão rodeadas por uma lagoa e uma reserva natural com ninhos de pássaros.
Traga protetor solar e um lanche e consegue ter um dia em cheio!
Se pretender planear umas férias de praia, consegue encontrar acomodações numa pousada, ou alugar uma casa numa das mais belas cidades e vilas ao redor.
Localizado no Norte do Alentejo, no município com o nome do castelo. O castelo encontra-se bem preservado, apesar de ter sido construído há alguns séculos atrás.
O castelo foi construído, estrategicamente, para vigiar a fronteira com Espanha, que fica a 10 milhas de distância. O castelo original foi construído no século IX por um cavaleiro islâmico, mas foi modificado, fortificado e reconstruído várias vezes entre o século XIII e o século XIX.
Assim que você entrar no castelo do Marvão, consegue andar à volta dos seus arredores, que possuem jardins paisagísticos, podendo também explorar as várias lojas de ofícios, ou comer algo e beber um café.
Dentro do castelo, assegure-se de que observa a vista sobre a cidade abaixo, o Parque Natural da Serra de São Mamede e a cidade espanhola Valencia de Alcântara.
As vistas a partir do topo da montanha são incríveis, e o preço de entrada é mínimo, apenas alguns euros de admissão.
Ao visitar o Alentejo, não se esqueça de visitar uma vinícola ou duas.
As vinícolas do Alentejo são reconhecidas mundialmente, e não é só a melhor região de vinho em Portugal, mas também foi declarada a região de vinho número um do mundo.
O Alentejo é conhecido pelas suas paisagens impressionantes ao redor das vinícolas. Enquanto aprecia a parte sobre os vinhos do seu itinerário de viagem, você também poderá ingressar em várias atividades, incluindo visitas de bicicleta, visitas às vinhas e degustação de vinhos.
Desde comida fabulosa até visitas de bicicleta, ou degustação de vinhos o Alentejo é para todos os gostos. Você pode ser tentado pelos vinhos da Adega da Cartuxa, localizada na capital do Alentejo, chamada Évora.
A Adega da Cartuxa pode ser encontrada na capital do Alentejo, conhecida como Évora. Esta adega localizada perto do belo mosteiro do século XVI, chamado Convento da Cartuxa.
Existe uma adega e um hotel na Herdade da Malhadinha, onde você pode participar em degustação de vinho, fazer usufruto do spa e até aprender aulas de equitação.
A Adega de Mayor é outra adega localizada num belo edifício arquitetónico, que promove degustação de vinhos, visitas à vinícola e workshops situados em localizações surpreendentes.
A adega João Portugal Ramos é situada num local moderno, e para além das usuais degustações de vinhos, aqui você pode ter a experiência de explorar as vinhas e as caves de vinhos. Você pode também criar o seu próprio vinho e apreciar umas tapas com o seu vinho, ou juntar-se a uma refeição com os produtores de vinho da adega.
Outra adega que pode ser interessante para si, é a Herdade das Servas, gerida por irmãos que pertencem a uma das mais antigas famílias produtoras de vinho no Alentejo. Entre as experiências disponíveis na adega estão: a degustação de vinhos e a exploração das caves. Ao explorar os arredores tome nota dos recipientes do século XVII com decoração da época sobre as formas tradicionais de se fazer vinho.
Visite uma, (ou todas!) estas adegas para obter uma ideia daquilo que a região tem para oferecer.
O Alentejo possui muitos locais culturais interessantes. Dependendo da área que escolha, você pode encontrar antigas ruínas dos romanos, uma cidade medieval, pedreiras de mármore, uma cidade fortificada, ou outros locais curiosos para visitas.
O Aqueduto da Água da Praia é um aqueduto arqueado formado no século XVI, e pode ser encontrado, em parte, em Évora.
Este aqueduto foi desenhado pelo arquiteto Francisco de Arruda e foi a primeira fonte de água à cidade. Este aqueduto é arqueado, e possui um percurso de 8 quilómetros da Água da Prata que pode ser percorrido a pé. Na cidade, existem lojas e casas que se tornaram parte da infraestrutura.
A vila fortificada de Castelo de Vide é um belo local para passear através das suas ruas carregadas de muros. Os edifícios brancos posicionados ao lado das belas flores, proporcionam uma experiência visual magnífica.
Évora é também a casa do Templo Romano construído no século I, sendo uma atração turística popular na área. Localizado na Praça Largo Conde de Vila Flor, este local é de entrada gratuita.
Esta herança histórica é conhecida como o Templo de Diana, e está bastante bem preservado.
Ao visitar o Alentejo, você pode visitar o templo em apenas alguns minutos, e admirar o seu jardim bem cuidado quando terminar a sua visita ao templo. Se estiver interessado, em observar uma peça histórica bem preservada, o Templo Romano de Évora é, definitivamente, digno de uma visita.
A Cripta Arqueológica do Castelo é uma fortaleza debaixo de terra, situada por baixo do castelo que serve agora como uma pousada. Esta localização é perfeita para realizar compras, se você apreciar antigos artefactos e locais arqueológicos de escavação.
Se está à procura de adicionar grandes cidades à sua lista de locais a visitar, você tem que explorar Évora e Elvas.
Évora foi considerada como Património da Humanidade, estando carregada de casas pintadas de branco, decorada com azulejos tradicionais portugueses, a modernização não alterou vista geral da cidade.
Ao chegar a Évora, você irá encontrar conventos, palácios e outros locais históricos. No passado, esta área foi habitada pelos Celtas, os Mouros, os Romanos e a Realeza Portuguesa.
Muitas batalhas foram travadas nesta área, e consequentemente, a história prospera dentro das fronteiras desta cidade.
Com uma população de apenas cinquenta mil pessoas, você pode ter a certeza de que irá experienciar poucas multidões nos restaurantes, cafés, bares e outros locais culturais.
A cultura prospera em Évora. Você poderá visitar locais populares como o Chafariz das Portas de Moura, construído em 1556, o Palácio Real de Évora e a sua impressionante arquitetura; o Templo Romano de Évora e o Aqueduto da Água de Prata. Explore bem os locais, levando o seu tempo, de forma a apreciar cada minuto.
A Catedral de Évora é a maior catedral de Portugal e possui um órgão de tubos do Renascimento. No seu interior irá encontrar estátuas dos apóstolos, uma capela desenhada no estilo Manuelino, enquanto que a capela principal foi desenhada no estilo barroco.
Se você tem interesse em história religiosa, a Capela dos Ossos fica localizada na Igreja de São Francisco, construída por um monge Franciscano. Maravilhe-se com as suas paredes criadas a partir de cinco mil caveiras.
Um terramoto destruiu grande parte de Lisboa em 1755, mas Évora manteve-se intacta e permanece como um testamento da era de ouro de Portugal.
Elvas é uma cidade mais pequena do que Évora, possuindo apenas vinte mil habitantes.
Contudo, a cultura permanece viva neste local. De facto, esta cidade foi nomeada como Património da Humanidade, devido ao seu incrível forte de estrela que cria uma fortificação à volta da cidade. Esta cidade fica situada perto de Espanha, e a ameaça constante do passado tornava estas muralhas uma necessidade.
A fortificação é um marco digno de apreciação que pode ser explorado ao se caminhar ao longo das ruas de paralelos da cidade.
A cidade de Elvas é, relativamente, perto do rio Guadiana e do Aqueduto da Amoreira que traz água à cidade, a partir deste rio. Tal como o Aqueduto da Água de Prata em Évora, os seus arcos proporcionam um cenário surpreendente.
Se você está à procura de umas férias longe das multidões das grandes cidades, a região alentejana é o seu destino perfeito.
Aqui irá encontrar: locais históricos, adegas e praias dos destinos mais populares em Portugal, enquanto se apaixona pelas paisagens desta região.
Aprecie a comida tradicional portuguesa e o seu vinho, relaxe nas suas inúmeras praias e visite um local histórico, ou prossiga uma caminhada aventureira – tudo isto na região do Alentejo.
Todas estas coisas que você procura numas férias, irá encontrar no Alentejo. Se estiver interessado em explorar a área por si mesmo, telefone-nos e nós iremos ajudá-lo a construir as suas férias!
Visite-nos
Ligue-nos
Pergunte-nos