Situada entre as montanhas, Salir está localizada no centro do Algarve.
A aldeia pertence ao distrito de Loulé e tem pouco menos de 3000 habitantes.
No século XII, Salir foi ocupada pelos mouros que construíram o Castelo de Salir para proteger a região contra a reconquista cristã. Agora deixado às ruínas, o castelo funciona como um grande miradouro sobre as colinas verdes da Serra do Caldeirão. Perto das ruínas, há um pequeno museu que mostra os restos das fundações do castelo e alguns objetos que foram descobertos aqui durante as escavações.
Além do castelo, o principal marco da região é a Rocha da Pena, um parque natural com uma área de 637 hectares que se estende desde Salir até a cidade de Benafim. O parque tem uma altura máxima de 479 metros, tornando-se um excelente local para os entusiastas de escalada e caminhadas.
A primavera é a melhor época para visitar a Rocha da Pena enquanto as plantas começam a florescer, cobrindo as colinas com camadas de cor. Orquídeas selvagens, narcisos e peônias selvagens são algumas espécies que pode encontrar nesta área protegida. Quanto à fauna, o parque abriga várias aves, como os acentos alpinos, os ouzels de anéis e a águia de Bonelli.
Salir é principalmente uma zona agrícola, famosa por produzir cortiça, azeitonas, amêndoas, figos e alfarrobas. É também uma área de caça, que oferece aos restaurantes locais deliciosos pratos de carne de caça. Ao redor da aldeia, há um trilho de fontes que vale a pena visitar, sendo todas elas diferentes umas das outras.
Todos os anos, Salir acolhe dois importantes eventos, a Festa da Espiga, uma festa tradicional que ocorre 40 dias depois da Páscoa, na Festa da Ascensão, e a festa medieval, Salir do Tempo, no final de Julho.
A Festa da Espiga é realizada perto da igreja da vila e é uma homenagem às lides do campo. Para marcar este dia, os moradores colhem espigas de trigo que simbolizam a abundância e penduram-nas fora de suas casas até ao ano seguinte. O dia é comemorado com um desfile, música e comida local. A festa medieval, por outro lado, tenta recriar a atmosfera na aldeia de quando o Algarve estava a ser disputado por cristãos e muçulmanos.
Além dessas animadas celebrações anuais, Salir é uma vila tranquila e até tem a sua própria comunidade budista, que escolheu as colinas de Salir como um lugar de meditação. Uma viagem a Salir também pode ser combinada com uma visita à aldeia vizinha de Alte, famosa pelas suas águas naturais.
Explore esta região, seguindo o nosso Tour de 5 dias em Loulé. Informe-se, também, sobre Loulé, Vilamoura, Quarteira, Almancil, Boliqueime e Alte.
Visite-nos
Ligue-nos
Pergunte-nos