São Marcos da Serra é uma tradicional vila Portuguesa, situada no centro do Algarve.
Tem o nome de São João Marcos, um escritor que escreveu o mais antigo evangelho da Bíblia e o santo padroeiro da vila. Durante 500 anos, São Marcos da Serra foi governada pelos mouros, que deixaram uma marca na arquitetura da vila, nas casas, nas chaminés e até na comida regional.
São Marcos da Serra faz parte do concelho de Silves e conta atualmente com pouco mais de 1000 habitantes, número que diminuiu significativamente desde os anos 60, com muitos cidadãos emigrando para França e outros países e jovens que saem para encontrar trabalho nas cidades.
Este é o Algarve rural, longe das praias e da costa e ainda intocada pelo turismo de massa. Rodeada por uma impressionante paisagem montanhosa, São Marcos da Serra é um santuário tranquilo localizado entre as regiões do Alentejo e do Algarve. As suas casas brancas e telhados de terracota destacam-se contra as colinas verdes, repletas de árvores e ervas selvagens. Entre eles, há sobreiros, oliveiras e medronheiros, a árvore que produz o medronho.
Há também muitas espécies animais que vivem nestas montanhas, incluindo raposas, mangustos e javalis. A igreja de São Marcos é um dos poucos monumentos da aldeia, juntamente com uma antiga chaminé ornamentada, ambas datadas do século XVII.
Em toda a vila, pode encontrar pequenas lojas que vendem produtos regionais como mel, cortiça e medronho, que são produzidos em todo o Algarve. Há um mercado local mantido perto do cemitério, mas só ocorre nos dias 24 de abril, 28 de junho, 15 de setembro e 11 de dezembro. No mercado, pode comprar desde roupas a plantas e até galinhas.
O tradicional abate de suínos, conhecido como matança do porco, é uma das tradições mais antigas de São Marcos da Serra. Além de fornecer comida para as pessoas, o abate é um evento social que ainda reúne famílias e amigos a cada inverno.
Outros eventos importantes em São Marcos da Serra são a Feira do Folar e o Dia de São Marcos, que é comemorado no dia 25 de abril. A Feira do Folar acontece durante o fim de semana da Páscoa, perto da praça da igreja. Durante o festival, a vila ganha vida com música folclórica e barracas de comida fornecendo amostras de mel e medronho.
Explore esta região, seguindo o nosso Tour de 2 dias em Silves. Informe-se, também, sobre Silves, Praias de Silves e São Bartolomeu de Messines.
Visite-nos
Ligue-nos
Pergunte-nos