O que fazer em Salir e Alte, Itinerário de 1 dia
Há mais no Algarve além das suas praias. Salir e Alte são duas povoações nas montanhas que lhe mostram um lado desconhecido desta fantástica região, onde poderá encontrar colinas, castelos e cascatas de água.
No século doze, Salir foi ocupada pelos mouros. Para proteger a região dos ataques da Reconquista Cristã, construíram o castelo da vila que, agora em ruínas, é um ótimo local para admirar as colinas verdes da Serra do Caldeirão. Para além do castelo, o principal marco da região é o parque natural da Rocha Pena, um local popular entre amantes de escalada e caminhadas nas alturas.
Já Alte é conhecida pelas suas nascentes de água naturais. Antigamente, as mulheres costumam vir até às fontes para encher os seus cântaros, lavar a roupa e trocar mexericos umas com as outras. Hoje, a água que alimenta as fontes serve para tomar banhos refrescantes.
É possível juntar facilmente a visita aos dois locais num único dia de passeio. Salientámos as melhores coisas a fazer em Salir e Alte, para que não perca nada.
Dia 1
Manhã – Salir, Fonte Benémola
A fonte Benémola é uma reserva de água belíssima e uma das pérolas escondidas de Loulé. Esta área protegida é atravessada pela ribeira de Menalva. A ribeira é alimentada por várias fontes de água, e por isso tem água durante todo o ano.
Seguindo o trilho de caminhada, irá encontrar bastantes espécies de plantas e animais, como os coloridos Guarda-rios, tartarugas e sapos. Por vezes, é possível ainda observar lontras na fonte Benémola, mas é um acontecimento raro.
Castelo de Salir
Mais a Norte, pode se visitar o Castelo de Salir, uma fortaleza do período almóada situada no meio das montanhas. Construído durante o século doze, o castelo pertenceu aos mouros até ser conquistado por cristãos. Depois foi destruído num incêndio, sobrando apenas a torre e duas paredes das ruínas deste castelo mouro. Certifique-se de visitar o pequeno museu nas proximidades do castelo, onde poderá encontrar vários artigos descobertos durante as escavações.
Rocha da Pena
Situada entre as povoações de Salir e Benafim, esta rocha chega a uma altura máxima de 479 metros e extende-se por mais de 600 hectares. Escalar e fazer caminhadas são as atividades mais populares por aqui. No ínicio a caminhada é cansativa, mas o esforço vale a pena assim que chegar ao topo do penhasco e puder ver à distância o magnífico oceano Atlântico.
Na primavera, irá encontrar várias plantas a florescer na Rocha da Pena, enchendo esta região montanhosa de cor. Tratam-se nomeadamente de orquídeas selvagens, mas também narcisos e peónias selvagens. Visitantes que cheguem no outono ou inverno também serão recebidos por uma variedade de espécies de passáros que migram para aqui, incluindo as espécies ferreirinha-alpina e melro-de-peito-branco. A aldeia de Penina e os moinhos de vento são outros locais a conhecer enquanto estiver de visita à Rocha da Pena.
Tarde – Alte, Igreja Matriz de Alte
Continue o caminho de carro em direção a Alte. Quando lá chegar, vá até à Igreja Matriz de Alte. Datada do século treze, esta igreja local é decorada com azulejos com figuras desenhadas de anjos a tocar instrumentos musicais entre as nuvens. No exterior, duas cruzes erguem-se no cimo do telhado do edíficio, uma no topo da igreja e outra no cimo da torre do sino.
Queda do Vigário
Partindo da igreja, pode caminhar até à cascata conhecida como a Queda do Vigário. Antigamente, a Queda do Vigário era um local popular entre locais que vinham banhar-se nas suas águas aos domingos e feriados. Atualmente, é frequentada por qualquer pessoa que procure refrescar-se nos dias quentes de verão.
Mapa do itinerário em Salir e Alte
Passeios de 1 dia a partir de Salir e Alte
- Vale do Lobo e Quinta do Lago: Estas duas áreas fazem parte do triângulo dourado do Algarve e são conhecidas pelos resorts de luxo, campos de golfe e praias serenas. Pode passar o dia a practicar o seu swing, alugar kayaks ou andar de bicicleta ao longo de trilhos naturais. E, para terminar, desfrute de uma refeição no restaurante de estrelas Michelin, o Gusto.
- Faro: Faça uma viagem em direção a sul até Faro, a capital do Algarve. Conheça mais sobre a história da região no museu regional do Algarve e visite monumentos icónicos como a catedral ou a capela dos ossos, no interior da igreja do Carmo. Pode também fazer uma viagem de barco até à ilha Deserta, ao encontro de praias maravilhosas de areia branca.
- Loulé: Salir e Alte fazem parte do concelho de Loulé. Se quiser explorar o resto do concelho, dirija-se ao centro de Loulé. Aqui irá encontrar um mercado gastronómico bem movimentado situado num edíficio de estilo neo-árabe, um castelo mouro e uma data de galerias de arte contemporânea.
- São Brás de Alportel: Fique pelas montanhas e visite a vila de São Brás de Alportel, situada a cerca de meia hora a este de Salir e Alte. Encontrar-se-á rodeado por carvalhos e por vários locais com vista para as colinas da Serra do Caldeirão. Desfrute de um piquenique no parque da Fonte Férrea ou participe numa experiência de apicultura numa quinta local.
Melhores coisas a fazer com crianças em Salir e Alte
Tanto Salir como Alte oferecem atividades para as crianças. No verão, pode desfrutar de um mergulho em piscinas naturais como a Fonte Grande, em Alte, que é também um local ótimo para aproveitar e fazer um piquenique. Se estiver com espírito aventureiro pode seguir a Rota do Alte, um trilho que o leva a caminhar pelos vales da montanha.
Entretanto em Salir tem o Clube Hípico da vila, que organiza aulas de equitação. Um pouco mais longe, em Paderne, está a Donkey Tours Algarve. Esta quinta oferece passeios de burro para crianças, que é também uma maneira fantástica de explorar o campo em redor.
Onde comer em Salir e Alte
- Janela da Serra: Este lugar acolhedor nas proximidades da Igreja de Salir serve uma variedade de tapas, que incluem opções vegetarianas e vegan.
- A Medronheira: Este restaurante mais rústico destaca-se pelas vigas de madeira expostas e paredes brancas. Apesar do menu mudar todos os dias, inclui pratos típicos como o javali selvagem e galo.
- A Cataplana: No centro de Alte encontra este restaurante espaçoso que serve pratos de marisco e carne. Em destaque estão a cataplana, o frango de churrasco e as espetadas de porco ibérico.
- Rosmaninho: Situado no meio da Serra da Caldeirão, este restaurante familiar serve pratos caseiros deliciosos, como arroz de pato e bochechas de porco. Faça uma reserva com antecedência e traga dinheiro para pagar.
Onde ficar em Salir e Alte
- Alte Tradition Guest House: Este alojamento moderno está no centro de Alte e dispõe de nove quartos, com duas camas individuais ou uma cama de casal extragrande. Outras comodidades incluem uma piscina exterior e um terraço com jacuzzi e vista para as montanhas.
- Quinta do Freixo: Rodeada de cursos de água naturais, esta propriedade rural funciona em simultâneo como alojamento e quinta. Os hóspedes podem desfrutar ao pequeno almoço de bolos e pastelarias orgânicos, interagir com os animais da quinta e alugar bicicletas para explorar a área. Há também um restaurante e uma piscina no local.
- Casa da Mãe – Hospitalidade Serrana: Este complexo rural perto de Salir oferece quartos ou casas inteiras, com cozinhas totalmente equipadas. Todos os hóspedes têm acesso aos jardins, à piscina exterior e ao espaço do grelhador.
Festivais de Salir e Alte
- Festa da Espiga: Este festival tradicional acontece 40 dias depois da Páscoa, durante a Festa da Ascensão. Assenta perto da igreja de Salir e é uma homenagem ao campo. Para marcar este dia, os habitantes da vila colhem molhos de trigo, símbolo de abundância, e penduram-nos à porta das suas casas até o próximo ano. O dia é celebrado com um desfile, música e pratos locais.
- Salir do Tempo: No fim de julho, Salir transforma-se numa vila medieval. O festival faz a recreação de como era a vida na vila durante os tempos em que o Algarve era disputado entre cristãos e muçulmanos.
- Carnaval de Alte: Todos os anos em meados de Fevereiro, Alte celebra o carnaval em grande. Os locais juntam-se para construir carros alegóricos e fazer disfarçes para os desfiles, que acontecem no domingo e na terça-feira.
- Semana da Cultura de Alte: Entre o dia 25 de abril e o dia 1 de maio, Alte tem uma semana repleta de eventos culturais, nomeadamente exposições, visitas guiadas a pé, espetáculos de rua, artesanato e concertos ao vivo.