Visite Coimbra: um guia turístico

Localizada no centro de Portugal ao longo do rio Mondego, a meio caminho entre Lisboa e Porto, fica a notável cidade de Coimbra.

Embora possa ser atualmente mais famosa pela Universidade de Coimbra, de 1131 a 1255 foi a capital de Portugal.

Um belo e curioso local, Coimbra tem muito para oferecer aos visitantes estrangeiros. Aqui está a nossa lista de coisas para fazer e ver, locais para comer e locais para passar a noite numa visita a Coimbra!


Coisas para fazer e ver em Coimbra

Coimbra apresenta uma maravilhosa mistura de inovação moderna, história antiga, cultura e energia jovem.


Visite a Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra é a universidade mais antiga de Portugal e uma das mais antigas da Europa. Classificada como Património Mundial da UNESCO, o recinto universitário tem muitos locais fascinantes para explorar.

A universidade foi originalmente fundada em 1290 pelo Rei D. Dinis, mas foi posteriormente transferida para Coimbra em 1537 e reinstalada no que foi outrora um palácio medieval. Locais imperdíveis incluem:

  • A Capela de São Miguel, com alguns elementos arquitetónicos que datam de 1517. A maior parte do que verá remonta aos séculos XVII e XVIII, incluindo os azulejos, o altar e o órgão barroco. No exterior da capela encontra-se a torre sineira que é um dos marcos mais conhecidos da Universidade.
  • O Museu da Ciência tem várias coleções fascinantes. Na verdade, este museu guarda as coleções históricas de ciência mais significativas de todo o país. As coleções incluem instrumentos científicos dos séculos XVIII e XIX que pertenceram ao museu de física. Costumava haver vários museus de ciências no recinto universitário, mas em 2006 foram combinados neste local. As coleções abrangem disciplinas como física, zoologia, mineralogia e geologia e história natural.
  • O Paço das Escolas é o coração do campus e onde são realizadas as cerimônias acadêmicas. Esta é a parte mais histórica da universidade e oferece vários locais incríveis para os amantes da arquitetura.

A biblioteca do campus é tão impressionante que tem o seu próprio lugar nesta lista!



Explore a Biblioteca Joanina

Talvez o edifício mais bonito do recinto universitário seja a Biblioteca Joanina. Devendo o seu nome a D. João V e datando do século XVIII, a decoração e as coleções de livros irão certamente impressioná-lo.

A biblioteca tem 3 pisos e o piso superior é constituído por 3 salas ligadas por arcos de madeira policromada. Cada sala tem tetos com frescos e prateleiras douradas em vermelho, verde ou preto.

Nas prateleiras há mais de 60 000 volumes do século XII ao século XVIII, incluindo proeminentes escritos jurídicos, filosóficos e teológicos.

Ao comprar bilhetes para visitar o recinto, certifique-se de obter um bilhete que inclui a biblioteca!



Visite o Jardim Botânico

O Jardim Botânico é o jardim botânico mais extenso de Portugal. Com 13 hectares, pode esperar ver belas plantas de todo o mundo.

Fundado em 1772, o jardim era anteriormente usado pela universidade para pesquisa, mas está agora aberto ao público.

No local encontrará mais do que apenas plantas. Explore duas enormes estufas (uma construída em 1856), uma grande fonte, uma capela que já pertenceu aos monges beneditinos, um bosque de bambu, uma cisterna da cidade e partes das muralhas originais da cidade.




Visite a Sé Velha, a Igreja de Santa Cruz e o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

Existem muitas igrejas, capelas e mosteiros formidáveis em Coimbra, mas duas das mais espetaculares são a Sé Velha e a Igreja de Santa Cruz.

A Sé Velha é a antiga catedral de Coimbra com origens no século XII. Com paredes de pedra maciças e janelas pequenas e estreitas, manteve o seu toque romano. No interior, claustros pacíficos, tetos abobadados e um altar decorativo.


A Igreja de Santa Cruz também data do século XII, mas o aspeto atual remonta ao século XVI.

No seu interior encontrará paredes decoradas com azulejos que retratam momentos marcantes da história portuguesa. Observe atentamente, no entanto, porque os azulejos são na verdade um pouco mal feitos, com azulejos previamente quebrados substituídos por peças aleatórias que não se encaixam na narrativa. Curiosamente, os azulejos têm duas funções principais: melhorar a acústica e cobrir os danos que as águas das enchentes causaram à pintura do século XII usada nos frescos originais.

Esta igreja alberga também os túmulos dos primeiros dois reis de Portugal, Afonso Henriques e Sancho I. Outra coisa importante a ver é o Claustro do Silêncio, um claustro de dois níveis com baixos-relevos extraordinários que representam a Paixão de Cristo.


O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha está localizado na margem esquerda do rio. A construção deste mosteiro gótico foi concluída em 1330. Devido ao constante risco de inundações, o mosteiro foi abandonado pelas freiras no século XVII por um local construído em terreno mais elevado.

O terreno acabou por ser restaurado e durante o processo de escavação foi revelada a parte inferior da igreja e o seu claustro. Há um museu próximo onde pode explorar os artefactos encontrados durante a escavação.



Veja o Jardim da Manga

Atrás da Igreja de Santa Cruz fica o Jardim da Manga ou Claustro da Manga. Esta pequena praça e jardim já fez parte dos claustros da igreja. No centro, encontrará uma estrutura em cúpula amarela cercada por fontes de água.

Reza a história que D. João III visitou o espaço e desenhou na manga o design da fonte, daí o nome do jardim.



Visite o Penedo da Saudade

Perto dos jardins botânicos, localizado no alto de uma colina, existe um pequeno jardim rochoso conhecido como Penedo da Saudade. Este jardim não só oferece vistas espetaculares de Coimbra e do rio, mas também tem um pouco de história interessante associado a ele.

Reza a lenda que depois do trágico assassinato da sua amante Inês de Castro, D. Pedro I veio aqui para lamentar a sua perda. Hoje é um ponto de encontro de namorados, estudantes e intelectuais. Por todo o jardim encontrará tábuas de pedra exibindo poesia, bem como bustos de algumas das figuras mais proeminentes de Portugal.



Visite o Fado ao Centro

O Fado é um estilo musical único de Portugal. A música é melancólica, mas também assombrosamente bela. Restaurantes e bares de Faro podem ser encontrados por toda a cidade (e país!), e deve definitivamente fazer uma visita ao Fado ao Centro.

O Fado ao Centro é um centro cultural dirigido por fadistas entusiastas e apaixonados. Todos os dias, às 18h00, apresentam um espetáculo de Fado ao vivo que inclui a história deste estilo. Os músicos são selecionados com base no seu nível de habilidade, por isso pode ter a certeza de que o que irá ouvir será da mais alta qualidade. Tente reservar com antecedência, pois esta é uma atividade popular na região.

Mesmo que não consiga entrar para ver um dos espetáculos, pare no local para saber mais sobre o Fado e a guitarra portuguesa.



Viagem de um dia a Conímbriga

Conímbriga fica a 20 minutos a sul de Coimbra e merece, sem dúvida, uma visita. As ruínas romanas localizadas aqui datam do século 2 AC. Este local é um dos mais bem preservados de todo o país.

Outrora uma cidade bastante substancial, é possível ver as fundações de muitas casas, termas e um fórum com um mercado, entradas de lojas e um templo. Um antigo aqueduto romano foi também descoberto.

As ruínas mais impressionantes datam dos séculos II e III DC. A Casa das Fontes e a Casa de Cantaber apresentam belos pisos de mosaico e adornos que não se encontram nos outros edifícios.

Para mais detalhes sobre a história do povoado, incluindo artefactos descobertos, visite o Museu Monográfico de Conímbriga.

Esta lista do que ver e fazer em Coimbra está longe de ser exaustiva. Esta antiga cidade está cheia de atrações turísticas e joias escondidas para enumerar todos numa só lista. Para mais ideias sobre o que fazer em Coimbra, visite o nosso roteiro de viagem de dois dias em Coimbra.



Onde comer em Coimbra

Os amantes da gastronomia de todo o mundo ficarão felizes em saber que Coimbra tem boa comida, a preços muito acessíveis.


Dux Taberna Urbana

Localizado no centro da cidade, o Dux Taberna Urbana oferece uma visão moderna da taberna tradicional. Quer esteja à procura de tapas ou de uma refeição completa, há muitas opções deliciosas e frescas por onde escolher. Os funcionários são simpáticos e prestáveis, por isso com certeza vai sentir-se em casa. Com uma extensa carta de vinhos e ótimos preços, é impossível errar.

Passeite Taberna Do Azeite

Se deseja algo completamente diferente, visite o Passeite Taberna Do Azeite.

Todos os pratos, das entradas às sobremesas, apresentam um ingrediente estrela: o azeite. Com muitas opções veganas e vegetarianas, este restaurante é especializado em cozinha tradicional mediterrânea. Todos os ingredientes são frescos e locais, incluindo o azeite que é cultivado nas proximidades.


Onde ficar em Coimbra

Ao optar por passar uma noite em Coimbra, tem muito por onde escolher. Aqui estão duas das nossas sugestões preferidas:


Quinta Das Lágrimas

Uma das coisas mais interessantes da Quinta das Lágrimas é que é ao mesmo tempo um hotel de luxo e uma atração turística. Outrora uma residência privada da realeza portuguesa, a opulência pode ainda hoje ser vista e sentida.


Este lugar é famoso como o local da história de amor mais famosa de Portugal. D. Pedro I e Inês de Castro, como já foi referido, mantinham uma relação amorosa. Acredita-se que o assassinato de Inês tenha ocorrido no parque e que ela morreu, derramando uma lágrima, ao lado da Fonte das Lágrimas, às vezes chamada de Fonte dos Amores.

Se acabar por ficar neste pequeno hotel, poderá desfrutar do seu requintado restaurante, de um spa de luxo, de duas piscinas, de um banho turco, de um centro de fitness e de todas as comodidades que se pode esperar de acomodações luxuosas. O próprio edifício está rodeado por jardins de renome mundial que pode explorar livremente.



Sapientia

Sapientia, que significa “sabedoria”, é um boutique hotel situado no centro histórico de Coimbra, a apenas 300 metros da universidade. Tem 22 quartos modernos e decorados de forma encantadora que têm o nome de escritores portugueses.

Pode reservar um quarto individual ou um apartamento completo com kitchenette. Há um restaurante no local, mas uma das maiores características do hotel é o terraço no último piso, que oferece vistas espetaculares do rio e da universidade.

Se quer estar no coração da cidade ou planeia fazer um tour a pé, Sapientia é o local perfeito.

Coimbra é uma bela cidade com uma ligação incrível à história e cultura portuguesas. Contacte-nos hoje para obter ajuda a planear a sua escapadela perfeita a Coimbra.


Regressar a Férias no Porto